Esta receita é do tipo que você fará uma única vez e ela será sempre lembrada tamanha a potência do sabor.
O lado bom é que, depois de aprender, ficará fácil de preparar para as suas ocasiões especiais. Então, fique bastante atenta (o), pois você entenderá como fazer uma receita de moqueca de pintado. Confira todos os passos desta maravilha abaixo e veja também a execução de outras formas de prepará-la na sequência:
Receita de moqueca de pintado: Saiba Como Fazer
- 1 1/2 kg de peixe pintado em postas (ou um outro a seu gosto)
- Limão
- Sal
- Pimenta do reino
- 4 colheres de sopa de azeite de dendê
- 2 dentes de alho
- 2 cebolas brancas em rodelas (ou uma cebola grande)
- 2 cebolas roxas em rodelas
- 1 pimentão verde em rodelas
- 1 tomate em rodelas
- 1 vidro de 200 ml de leite de coco
- 1 colher de sopa de molho de tomate
- 1 pitada de pimenta calabresa em flocos
- Cheiro verde a gosto
Modo de preparo
- Tempere as postas de pintado com sal e pimenta do reino a gosto em um recipiente e esprema, por cima, o suco de limão. Deixe marinar;
- Leve ao fogo, em uma panela espaçosa, duas colheres de sopa de azeite de dendê e refogue a cebola e o alho cortado em pequenas lâminas;
- Em seguida, acrescente uma parte do pimentão verde, os tomates cortados em rodelas e o peixe, anteriormente temperado, de forma linear na panela;
- Por cima, coloque ainda a cebola roxa, o restante do pimentão verde e uma pitada de pimenta calabresa em flocos;
- Tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos. Nesse intervalo de tempo, mexa em alguns momentos. Mas tenha cuidado para manter os pedaços de peixe inteiros;
- Na sequência, vire as postas do pintado e experimente o caldo formado para checar se a quantidade de sal está do jeito que prefere;
- Adicione o restante do azeite de dendê e o vidro de leite de coco misturado com uma colher de sopa de molho de tomate;
- Coloque o cheiro verde por cima, tampe a panela novamente por mais 10 minutos para terminar de cozinhar e pronto! Hora de saborear!
- Você também pode utilizar o pimentão vermelho e o pimentão amarelo. Faça conforme o seu gosto. Se adicioná-los a esta receita, o resultado será um prato bem colorido e bonito;
- As postas de peixe podem ser tanto com pele, como sem pele;
- Essa receita é servida com arroz fresco. Excelente e rápida opção de acompanhamento;
- Se alguém da sua família não for fã de azeite de dendê, substitua-o por azeite de oliva.
2º. Com camarão
autor: Eunice Alves Pereira
O clássico dos peixes e frutos do mar também precisa marcar presença! Uma das formas mais tradicionais de se fazer moqueca é colocando camarão.
Sem grandes mistérios, nesta versão, todos os ingredientes e temperos são adicionados em uma panela grande, em camadas, e deixa-se cozinhar. Por último é que são acrescentados os camarões e o leite de coco, restando ferver por apenas 10 minutinhos.
3º. Com batata
autor: Chef Ronise Castro
Uma das coisas mais incríveis da moqueca é a sua versatilidade no preparo, concorda? E nessa receita você vai acrescentar um ingrediente muito simples, a batata.
Nesse caso, serão utilizadas seis batatas inglesas médias com casca e cortadas em partes menores. Lave-as bem! Além do sabor, a batata ajudará a tornar o caldo cremoso, já que algumas derretem durante o tempo de cozimento. Sensacional, né?
4º. Na panela de barro
autor: Cozinhando com o Binho
Se te encanta todo o processo tradicional do preparo da moqueca, uma boa dica é fazê-la na panela de barro, assim como é feita tipicamente.
Para tal, alguns cuidados devem ser tomados. Por exemplo, primeiro as camadas de todos os ingredientes são colocadas na panela e só depois o fogo é ligado. Todo o processo do cozimento é realizado com ela tampada para que o vapor ajude.
5º. Com banana da terra
autor: cozinha sem frescura
Uma fruta que pode deixar a moqueca com o sabor ainda mais especial é a banana da terra. Já experimentou? Se ainda não, essa é a oportunidade ideal.
Para esta receita, um detalhe importante é que a banana não pode estar nem muito madura e nem muito verde. Isso influenciará diretamente no sabor final. A fruta é colocada no início do processo, após refogar temperos e acrescentar o pintado.
6º. Com pirão
autor: Cozinhando com a vó maria
Um acompanhamento bastante típico e que combina muito com o prato é o pirão. Com ele, você perceberá que o seu prato ficará completo, além de delicioso, que é o que importa. Um diferencial aqui é: tempere o peixe com noz-moscada, que tem um sabor menos picante do que a pimenta do reino, além dos outros temperos. Deixe descansar por um tempo.
O mais interessante do pirão é que será utilizada uma parte do caldo formado na moqueca para prepará-lo, sendo, portanto, receitas complementares.
7º. Simples
autor: Sugestão do Chef
Muitas pessoas acreditam ser difícil preparar uma moqueca. Mas com as suas variadas formas de preparo, é possível adaptar para um modo mais simplificado e com menos ingredientes.
Por isso, separe os ingredientes já fáceis de se encontrar e do seu gosto. Você utilizará uma única panela do início ao fim. Um diferencial nesta receita é o uso da pimenta dedo de moça sem sementes. Para quem curte comidas picantes, é uma dica e tanto!
Aproveite todas essas opções de receitas deliciosas para se inspirar e colocar em prática na cozinha de forma diferenciada. Vai ser sucesso!