Essa comida tipicamente inglesa feita de peixes e batatas fritas, rápida e fácil de preparar deve ser consumida na hora, pois, se demorar muito para ser desfrutada após a fritura, ela pode murchar.
O preparo é muito simples e extremamente saboroso, uma vez que a receita fish and chips é mergulhada em uma massa feita de cerveja. Irresistível, né? Aqui você vai aprender como fazer. E depois dela, ainda pode ser conferido várias outras versões desse maravilhoso prato.
Receita de Fish and Chips: saiba como fazer
- ½ kg de Filé de Tilápia
- 2 batatas grandes
- 200gr de Farinha de Trigo
- 355ml de Cerveja Pilsen
- 1 Colher de chá de fermente químico
- -Sal e Pimenta a gosto e Raspas de limão
- 500ml de óleo
Modo de preparo
- Corte as batatas com a casca ao meio e fatie em formato canoinha, igual batata rústica;
- Coloque em uma assadeira com a parte mais grossa virada para baixo e tempere com sal, páprica, alecrim e azeite;
- Leve ao forno a 280º C e asse até dourar
- Coloque o óleo para esquentar em fogo médio por cerca de 5 minutos;
- Enquanto a batata estiver assando, prepare os filés cortando-os ao meio;
- Tempere com sal, pimenta do reino e raspas de limão siciliano, e reserve;
- Prepare a massa com farinha, cerveja e misture bem até ganhar uma consistência de massa de bolinho, depois, acrescente o fermento químico;
- Separe uma vasilha com trigo e passe os filés de peixe;
- Mergulhe na massa feita com cerveja;
- Coloque uma gota da massa na panela de óleo, se a bolinha subir é porque está na temperatura ideal para fritar;
- Coloque os filés, em pequenas quantidades, no óleo e deixe dourar um lado para depois virar e frigir o outro, ambos os lados devem ficar bem dourados.
- Se você não gostar de cerveja, pode usar água com gás
- Frite os filés de tilápia aos poucos para que não fique saturado de óleo e permaneça com a crocância. Deixe escorrer no papel toalha para dicar ainda mais enxuto.
2º. Fish and chips london
autor: Marcelo Politi
Batata frita e peixe empanado é uma combinação fabulosa!
Nesse prato tipicamente britânico usa-se a cerveja e o fermento químico acrescido da Vodka. O segredo é deixar a cerveja passar pelo processo de fermentação por reação natural do contato com o pó químico. Tudo isso é a etapa para a preparação da massa que vai cobrir os filés e dar aquela crocância que todo mundo ama.
O tempero é sempre ao seu gosto, mas para seguir a tradição londrina, as batatas devem ser fritas e o peixe também.
3º. Na airfryer
autor: Cozinho para Fora
Como esse é um prato muito gorduroso por conta de ser frito, há aqueles que não são adeptos ou, simplesmente, não podem consumir alimentos tal como esse. Por isso trazemos a opção de prepará-lo na fritadeira elétrica.
O sabor ficará igualmente delicioso, porém a suculência não será algo que você vai poder exigir nessa versão, já que a ideia, aqui, é não usar óleo. Contudo, para não grudar no fundo da fritadeira, é recomendável untar com azeite.
Depois de pronto, sirva à vontade a todos presentes em sua casa
4º. In newspaper (enrolado no jornal)
autor: Blogue à Bolonhesa
A comida mais famosa e tradicional da Inglaterra é vendida enrolada em um jornal, mas antes que você imagine que esse costume pode ser anti-higiênico, saiba que o alimento é protegido com papel manteiga e Craft. O jornal é apenas para dar um charme inglês.
Você vai precisar de apenas uma fita ou barbante para amarrar os papéis envolta da batata e o peixe, e, finalmente, servir.
5º. Light com batata doce e sem gordura
autor: Receitas
Uma receita absolutamente saudável! Nessa versão, que foge bastante do tradicional, usa-se sementes de urucum, folhas verdes desidratadas que garante uma crocância, e batata doce. Tudo muito especial e adaptado para uma alimentação mais saudável e leve.
Essa versão abrasileirado e light também é acompanhado de um molho à base de maionese feita com ovos orgânicos. O filé usado nesse preparo foi de pirarucu, tipicamente amazônico, mas também serve qualquer outro peixe branco, tilápia, bacalhau ou linguado.
Vale muito a pena experimentar e inserir no cardápio da família!
6º. Com ervas, pimenta calabresa e molho aioli
autor: Kika Marder
E se você estava esperando algo diferente e surpreendente, aqui está essa iguaria com molho francês! Esse molho aioli feito de gemas de ovos, limão, azeite de oliva, alho e alcaparra vão garantir um toque mais do que especial!
O alecrim, manjericão unido a pimenta calabresa realmente trazem aroma e sabor aos filés de bacalhau que devem ser temperados e reservados, enquanto as batatas são pré cozidas, antes ir ao forno, e o alho seja assado para a preparação do molho aioli ser, finalmente, feito.
7º. Com molho tártaro
autor: Riviera Gourmet
O diferencial dessa versão é o molho tártaro, feito com maionese, mostarda, limão, alcaparras e picles que garantem um pouco de acidez e crocância e, claro, tomilho para deixar tudo muito mais aromatizado.
O molho acompanha as batatas e o peixe, ambos igualmente crocantes e deliciosos, que no momento da degustação entra em perfeita harmonia com o molho cremoso. Esta receita vai deixar todo mundo encantado.
8º. Super crocante
autor: Thigas Ribeiro
Os filés de peixe e as batatas preparado ao modo inglês já é, por natureza, muito crocante. Você deve imaginar que nem é mais possível fazer esse prato com mais crocância ainda, não é mesmo? Pois saiba que é possível, sim.
O grande mistério é a farinha que se usa e os ovos são indispensáveis! Nesse processo além do trigo, usa-se também farinha panko que possui flocos maiores e garantem. Antes de passar os filés no ovo, é preciso deixar os dois lados entrar em contato com o trigo, em seguida, nas claras e gemas e, por fim, na farinha mais densa. Isso vai garantir aquele empanado perfeito.
Agora, que você já viu várias formas de elaborar o famoso fish and chips, está na hora de correr para a cozinha e preparar essas delícias a toda família e lembre-se os peixes podem ser ao seu gosto, desde que seja branco.