Ceviche Peruano E Ótimas Sugestões de Preparo Tradicional Com Aquele Toque Especial

  • Este é o preparo tradicional com leite de tigre! Faça e aprecie o resultado.
Avalie este item
(0 votos)

Esse prato típico do peru já ganhou várias versões e diversos lugares. No Brasil não foi nada diferente, pois, como tudo, sempre damos o nosso tempero.

Entretanto hoje você vai aprender a Receita de Ceviche Peruano original que faz muito sucesso no mundo.

E depois veja outras variações surpreendentes que irá amar.

Receita de Ceviche Peruano: saiba como fazer

Rendimento
4 porções
Preparação
20 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 400 g de filé de peixe fresco (Saint Peter ou linguado)
  • 1 cebola roxa
  • 2 dentes de alho
  • 1 talo de salsão gengibre
  • 7 limões (bastante limão)
  • 2 pimentas dedo de moça
  • 1 xícara de coentro

Modo de preparo

  • Faça a preparação do leite tigre, para isso comece picando metade da cebola em quatro partes, após descascar. Reserve a outra metade;
  • Pique o salsão grosseiramente e coloque junto com a cebola em um bowl,
  • Pegue os dentes de alho, descasque e dê uma leve amassada neles com a lateral da faca mesmo. Não precisa triturar, porque esses ingredientes servem para fazer o leite de tigre que será batido;
  • Corte a pimenta, também grosseiramente;
  • Pegue uma parte do linguado e corte em quadrado de aproximadamente três centímetros cada um;
  • Misture todos os condimentos cortados, inclusive o linguado e esprema o suco de todos os limões. Esprema apenas uma vez para que não fique amargo;
  • Leve essa mistura à geladeira e deixe marinar por uma hora. Enquanto isso, prepare os ingredientes do ceviche;
  • Pique a outra metade da cebola em fatias finas, quanto mais finas melhor;
  • Pique o gengibre em palitos. Para isso, basta cortar o gengibre em fatias, como se fossem lâminas. Depois, coloque as fatias uma sobre a outra e pique fazendo os palitinhos. Feito isso, faça cubículos dos palitos, até eles ficarem super minúsculos;
  • Corte a pimenta bem fininha. Se quiser, pode tirar as sementes, dessa forma não focará tão ardida;
  • Corte o peixe em cubos pequenos e reserve em uma tigela;
  • Passado o tempo do peixe marinado, retire da geladeira e coe o líquido no copo do liquidificador;
  • Acrescente ao líquido o gengibre, da marinada mesmo, pimenta, salsão e um pouco da cebola. Bata no liquidificador até misturar tudo;
  • Misture todos os temperos picados especialmente ao ceviche e misture no peixe em cubos;
  • Despeje o líquido batido por cima do peixe e temperos, finalize com sal e mexa bem. Se quiser, pode picar aquelas sobras do molho que não foi batido, inclusive o peixe, para colocar junto, ou pode reservar na geladeira para outras receitas;
  • Sirva à vontade!
Dica importante:

Você pode servir com batata doce cozida em rodelas e nachos.

2º. De Pulpo com casca de laranja

Autor: KWA

Quando você vai lidar com polvo é importante saber higienizar muito bem. Para isso passe muito sal do pulpo/polvo para retirar toda aquela textura limbosa. Esfregue sal por toda extensão por 2 minutos e lave em água corrente. Mas antes, corte a cabeça e descarte.

Passado pelo processo de higienização, é hora de temperar. Ferva uma água com cebola, alho, salsão, casca de laranja, sal e mergulhe o polvo, apenas três vezes. Depois, solte-o e deixe cozinhar. Enquanto isso, pique cebolas roxas e tomate. Retire o polvo da panela e corte-o em cubos. Por fim, é só temperar. Peixes e frutos do mar são sempre deliciosos. Essa versão pode ser servida sozinha ou junto do peixe.

3º. De camarão

Autor: Lorentix Channel

O camarão não pode ficar borrachudo, por isso deve ir ao fogo por menos de um minuto. Assim que ficarem alaranjados, retire do fogo e mergulhe em um pote com gelo para dar o choque térmico. Faça isso os camarões já limpos; se tiver casca, retire depois do choque térmico.

Pique os camarões e tempere com sal, pimenta e gengibre em pó, alho e salsão triturados, suco de limão, coentro e coloque metade de uma pimenta verde, essa não precisa estar picada. Mexa tudo e finalize com cebolas fatiadas. Sirva à vontade essa delícia com frutos do mar que combina demais com peixe branco, muito limão e pimenta dedo de moça!

4º. De atum com abacate

Autor: Continente

Acredite, essa versão ficará um arraso! Você vai até querer criar uma política de privacidade em sua casa, só para não ter que ser interrompida por visitas inesperadas no momento de degustar essa delícia. Pois, essa comida é do tipo que garante todos os direitos reservados quando o assunto explosão de sabores.

No mais, saiba que é um prato super simples de fazer, como todo ceviche! Não há segredos e é super recomendável. Aposte nessa versão e se surpreenda com o resultado que é simplesmente incrível.

5º. Vegano

Autor: Larica Vegana

Ceviche peruano é tão divino que ninguém, absolutamente ninguém, merece ficar sem provar dessa delícia que é sempre um sucesso. Experimente essa versão maravilhosa e coma sem sentir culpa, até porque é feita totalmente de banana da terra e não vai nada de carne.

Vale muito a pena selecionar esta receita, mesmo se você não for vegano, ou então se não gostar de peixe cru. É sempre bom ter essa alternativa como carta na manga quando for cozinha a muitas pessoas.

6º. Com leite de tigre manga e maçã verde

Autor: Cansei de Ser Chef

Você pode fazer essa versão sem as frutas para deixar mais próximo do prato peruano e, portanto, mais original, porém, elas darão aquele toque especial que só nós brasileiros sabemos como fazer isso, em modéstia parte!

É um prato perfeito a quem gosta de misturar gostos de doce e salgado. Ouse e arrisque degustar comidas novas e exóticas. Aproveite e surpreenda sua família e convidados com essa delícia incomparável e indescritível!

7º. Com nachos de milho

Autor: Pão de Açúcar

Que tal unir a suavidade e sabor cítrico do ceviche peruano com a crocância de nacho? Seria excelente aposta e dificilmente desagradaria alguém. Seguindo o passo a passo é impossível obter um resultado negativo.

Essa versão é super deliciosa e perfeita para servir às crianças, pois, se elas não se adaptarem ao peixe, pelo menos os chips irão gostar. Então pode investir seu tempo e dedicação nessa delícia, porque vale a pena. Essa receita é realmente incrível e ninguém vai nem sonhar com doces e sobremesas.

Aproveite essas receitas e bom apetite! Você pode reinventar nos temperos, assim como sal e pimenta do reino, milho, enfim, o que mais gostar. Porém vai fugir da versão original.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.