Extremamente comum em época de Páscoa, a receita de bacalhoada ao forno é uma das várias heranças gastronômicas que herdamos dos portugueses. A receita é tradicionalmente preparada com batatas e bacalhau, porém atualmente existem diversas versões, sendo que algumas inclusive nem sequer levam o bacalhau!
No artigo de hoje, aprenda a fazer uma bacalhoada simples, perfeita para servir uma família pequena em um dia preguiçoso.
Continue com a gente até o fim e descubra muito mais receitas de bacalhoada para aumentar ainda mais o repertório.
Receita de bacalhoada de forno simples: Saiba como fazer
- Azeite de oliva a gosto
- 1 kg de bacalhau
- 3 batatas grandes
- 1 cebola grande
- Salsa e coentro a gosto
- 2 tomates
- ½ de chá de azeitonas pretas
- 1 pimentão de cada cor
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 5 ovos
Modo de preparo
- Em uma panela, coloque o bacalhau e cubra com água, ligue o fogo em temperatura média e espere ferver, quando ferver despeje a água e substitua por uma nova, aguarde ferver e repita o processo mais uma vez.
- Enquanto o bacalhau ferve, em outra panela, adicione os ovos, cubra tudo com água e leve para cozinhar com um pouco de sal por cerca de 10 minutos.
- Descasque a batata e corte em rodelas com mais ou menos, um dedo de espessura, coloque-as em uma terceira panela e cozinhe as batatas, utilizando a primeira água do bacalhau, note que a batata não deve ser cozinhada até amolecer, apenas pré-cozer.
- Enquanto os elementos cozinham, corte a sua cebola em rodelas e reserve.
- Em seguida corte a tomate, também em rodelas e reserve.
- Por fim, corte os pimentões em rodelas finas e reserve.
- Passado o tempo necessário para o cozimento dos ovos, retire do fogo, espere esfriar e descasque.
- Quando notar que a batata está ao dente, retire do fogo, escorra toda a água quente, dê um choque térmico com água fria e guarde.
- Em um refratário, adicione azeite de oliva, em seguida acrescente as batatas, logo acima adicione cebolas, seguido pelo bacalhau, pimentão e tomate.
- Por último acrescente a azeitona ovos, tempere tudo com coentro, sal, pimenta e um pouco mais de azeite.
- Cubra o bacalhau com papel alumínio e leve tudo ao forno preaquecido a 180° por 10 minutos.
- Passado o tempo, retire o papel e deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até dourar. Sirva logo em seguida.
2º. Com açafrão
autor: Divinas Receitas
O segredo dessa receita de bacalhoada ao forno não está no modo que iremos cozinhar e nem mesmo no tipo de bacalhau utilizado, a maior diferença nos modos de preparo é o tempero.
Diferente de outras versões, aqui temos um prato mais temperado, com sabores mais fortes e aromas mais marcantes.
É uma delícia, super fácil de fazer e que com certeza vai surpreender absolutamente todos que você ama.
3º. Portuguesa
autor: Karina Prado
Nessa receita veja como preparar a bacalhoada ao estilo português, de maneira rápida e prática. Todos os ingredientes são fáceis de encontrar em qualquer mercado e o modo de preparo é fácil de compreender, não deixando nenhuma brecha para erros.
O sabor é maravilhoso, e com certeza quem provar vai se apaixonar.
4º. Com molho branco
autor: CucaChef
Se você gosta de pratos cremosos, cheios de molho e sabor, essa receita é para você! Aqui, veja como usar o molho bechamel para enriquecer o sabor e dar uma roupagem nova para o prato tradicional.
A receita usa poucos ingredientes, e possui um passo a passo didático que vai ensinar todos os itens do preparo, até mesmo o molho. Com certeza vale a pena dá uma conferida.
5º. Com leite de coco
autor: Delícias da Tia Tatá
Nessa versão diferente e abrasileirada da bacalhoada, veja como utilizar o leite de coco para dar uma cara nova ao prato!
Ela não é complicada de fazer e é extremamente saborosa, uma delícia ideal para quem adora sabores brasileiros e deseja inovar e transformar e impressionar com a comida do dia a dia. Experimente.
6º. Com azeitonas
autor: Weder Silva
Essa versão da bacalhoada é especial para aquela pessoa que adora uma azeitona e que nunca dispensa os pedacinhos de cima da pizza.
Aqui, vamos ver como fazer um prato gostoso, simples e extremamente rápido usando ingredientes tradicionais e enriquecendo os sabores com o azeite e com a própria azeitona.
Fica muito saboroso, eu particularmente adorei.
7º. Sem bacalhau
autor:cozinha simples
Você já ouviu falar em bacalhoada sem bacalhau? Sim, é totalmente possível! E você nem precisa usar um peixinho específico, qualquer peixe com a carne clara, na verdade, é válido!
A receita é extremamente fácil e pode ser feita com facilidade, em qualquer época do ano, já que utiliza apenas ingredientes simples e de fácil acesso. Com certeza é uma boa experimentar.
8º. Com merluza
autor: Trem de Cumê
Na falta do bacalhau, também podemos usar a merluza e é exatamente isso que vamos ver nessa receita!
Aqui, aprenda a preparar uma falsa bacalhoada, que como já citamos, leva merluza em vez do peixe tradicional português. O sabor é sensacional e com certeza vale a pena experimentar!
9º. Com bacalhau dessalgado
autor: receitas cozinha fácil
O bacalhau salgado é o que encontramos mais facilmente nos mercados brasileiros, por isso, receitas que indicam exatamente como dessalgar e usar esse tipo de proteína são extremamente úteis e maravilhosas, principalmente para quem está dando seus primeiros passos na cozinha.
Aqui, veja como preparar um delicioso bacalhau ao forno, simples e delicioso, usando apenas itens básicos da cozinha, com certeza vale a pena experimentar.
10º. Bacalhoada vegana
autor: Larica Vegana
Vegano também pode comer bacalhoada, e essa receita é a maior prova disso!
A receita em si não é complexa e você provavelmente não vai ter dificuldades, já que o passo a passo é extremamente educativo.
O sabor é sensacional, as alcaparras utilizadas trazem aquele sabor de mar e dão um fundo delicioso, que até quem não é vegano vai adorar.
11º. Gourmet
autor: Lu Ferreira
Sabe aquelas bacalhoadas bonitas e delicadas com batatas e cebolas inteiras, porém totalmente minúsculas? Esse é exatamente esse tipo de prato!
O modo de preparo é simples, e consiste basicamente em jogar os legumes inteiros no forno para assar e depois adicionar o bacalhau, porém apesar disso a construção de sabores é sensacional!
Sem falar na finesse do prato depois de montado! Experimente.
Gostou de nossas sugestões? Continue navegando e descubra muito mais!