O bacalhau é um tipo de peixe salgado muito utilizado nas preparações de Páscoa devido aos dias de jejum onde não se come carne vermelha e é também muito consumido nas refeições natalinas, sendo característico dessa época do ano.
No entanto, as combinações feitas utilizando o bacalhau e o arroz podem ser perfeitas de serem consumidas ao longo de todo ano, já que são leves e nutritivas.
Por isso te trazemos essa ótima receita de arroz de bacalhau que vai te mostrar como variar na preparação desta opção e se deliciar toda semana com a família.
Acompanhe abaixo o passo a passo dessa receita deliciosa e veja várias formas de torná-la mais saborosa.
Receita de Arroz de Bacalhau com tomate e pimentões: Saiba Como Fazer
- 1 cebola média picada
- açafrão a gosto
- 1 galho de sálvia
- sal a gosto
- 1 maço de cebolinha
- 3 dentes de alho picados
- 1/2 pimentão vermelho picado
- azeite a gosto
- 2 xícaras de arroz
- 1 tomate maduro picado sem sementes
- 1 litro de água
- 1 galho de orégano
- 1/2 pimentão amarelo picado
- pimenta calabresa a gosto
- 1/2 xícara de azeitona sem caroço (opcional)
- 250 g de bacalhau desfiado e dessalgado
- 1 galho de manjericão
Modo de preparo
- Primeiramente cozinhe o bacalhau em uma panela com água suficiente para deixá-lo submerso durante 15 minutos;
- Depois disso, em outra panela coloque um fio de azeite, a cebola e o alho deixando fritar até dourar;
- Feito isso, acrescente o bacalhau, os pimentões cortados em cubos, o tomate picado e sem semente, os galhos e ramos das ervas frescas unidos em um pequeno buquê, o arroz, o sal e água;
- Mexa tudo e deixe cozinhar durante 20 minutos em fogo médio;
- Depois disso, retire o buquê de ervas e sirva em um refratário.
- Caso deseje, finalize salpicando tempero verde fresco.
2º. Opção cremoso
Autor: Rosis tudo misturado
As opções cremosas são perfeitas principalmente quando chegam aquelas épocas do ano em que o clima está um pouco mais ameno.
A cremosidade do seu arroz pode ser garantida com a adição de creme de leite, uso do molho bechamel, requeijão ou até mesmo adicionando bastante queijo.
O importante é acrescentar bastante do item escolhido e garantir que assim seu prato fique super cremoso, agradando a família toda.
3º. Acrescentando damascos e amêndoas
Autor: Pão de açúcar
Quem gosta de pratos agridoces e crocantes certamente vai se deliciar com a opção de agora feita com frutas secas e amêndoas.
A fruta sugerida é o damasco que se assemelha aos pêssegos e pode ser facilmente encontrada na versão desidratada em lojas de produtos naturais e nos supermercados, que combina muito bem com amêndoas trituradas.
4º. arroz de bacalhau gratinado
Autor: Divinas receitas
Esse preparo no forno com certeza vai te ajudar a finalizar a receita de um jeito ainda mais delicioso e suculento, além de te dar uns minutinhos a mais na hora de organizar a cozinha.
Antes de levar o seu arroz ao forno, será preciso acrescentar uma generosa camada de queijo, que irá derreter e criar uma casquinha deliciosa sobre sua combinação.
5º. Adicionando batata palha
Autor: Jun Sakamoto
Uma opção crocante pode ser facilmente obtida com a adição de alguns elementos mais secos, nesse caso, será adicionado a batata palha.
Quando o arroz estiver pronto, acrescente algumas generosas colheradas de batata palha e misture bem antes de servir deixando assim o prato super crocante e garantindo a alegria das crianças.
6º. Acrescentando linguiça calabresa
Autor: Cheftime
A linguiça calabresa é um alimento derivado da carne de porco, preparada de forma embutida e defumada sendo composta por diferentes temperos.
Experimente refogar uma linguiça calabresa cortada em pequenos pedaços com seu bacalhau e verá como seu prato ficará ainda mais saboroso.
7º. Usando couve e alho-poró
Autor: Dicas e Receitas do Ganesha Organico
Se você procura por um prato com maior concentração de fibras, essa sugestão com couve atenderá bem essa necessidade.
A couve é uma folha de coloração verde escura que é rica em fibras, vitaminas e sais minerais que garantiram o melhor funcionamento do seu intestino se for consumida regularmente.
8º. Na panela de pressão
Autor: Mauricio Rodrigues
As preparações feitas na panela de pressão são com certeza as mais práticas de todas, pois utilizando apenas um recipiente é possível preparar uma refeição completa.
Inicie refogando o seu bacalhau e depois acrescente o arroz, tempere como desejar e deixe cozinhar por alguns minutos depois que a panela pegar pressão.
9º. Misturado com abóbora
Autor: Receitas
Essa combinação com abóbora ficará muito gostosa e nutritiva, além disso seu arroz irá adquirir um bonito tom alaranjado.
Será preciso apenas descascar e cozinhar previamente a abóbora, depois cortar um pedaço de menores e misturar com o seu arroz e o bacalhau.
10º. Acrescentando grão de bico
Autor: Claudia Porteiro gastronomia
O grão-de-bico é uma semente de textura mais fina e que precisa ser pré-cozida antes de ser utilizada nas preparações alimentares.
Ele pode ser utilizado em saladas, na preparação de petiscos e neste caso será uma das estrelas do prato principal da sua refeição.
11º. Adicionando brócolis
Autor: Tv churrasco
O brócolis é um delicioso legume que muitas vezes é pouco consumido pelas crianças por não gostarem tanto da sua cor ou formato.
No entanto, ele faz muito bem para a saúde se for consumido regularmente, sendo uma boa forma de consumir mais fibras e vitaminas no dia a dia.
12º. Incluindo camarão
Autor: Chef Cristina Haaland
Quem gosta de peixes e frutos do mar adorar essa combinação de bacalhau, perfeita para ser servida em um jantar de final de semana.
Mas lembre-se de refogar com cuidado o seu camarão, evitando assim que ele adquira textura borrachuda e pouco macia.
13º. Misturado com feijão catarino
Autor: necasdevaladares - receitas caseiras
Essa combinação é inusitada, mas o resultado final irá lhe render muitos elogios, pois fica muito deliciosa.
Será preciso temperar e cozinhar os três ingredientes principais de forma separada e uni-los apenas na finalização do prato.
Viu só como seu arroz pode ficar mais delicioso com a adição do bacalhau e alguns complementos simples que sempre temos em casa?
Então não perca tempo, escolha uma dessas delícias e reúna a família toda para deliciarem-se juntos.