A origem da panqueca é bastante controversa. Há quem diga que surgiu através do pão indiano, o chapati. Outros afirmam que a receita feita de ovos, leite, farinha e água é chinesa. A única certeza é que os primeiros registros de panqueca surgiram no século I em Roma.
A mais simples e que é minha favorita é a de receita de carne moída. Não tem segredo e é bem fácil de ser feita, quer apostar? Então se liga no modo de preparo e logo após essa delícia, selecionei outras opções que você vai amar:
Receita de Panqueca de Carne Moída Simples e Cremosa: Saiba Como Fazer
- 1 xícara de leite (240 ml)
- 2 ovos
- 1 colher óleo
- 1 xícara de farinha de trigo (240 ml)
- Sal à gosto
- 500 g de carne moída
- 1 sachê de molho de tomate
- 1 colher de (sopa) manteiga
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho
- 1 tomate picado
- Meia lata de milho
- 2 colheres de requeijão cremoso
- 5 fatias de muçarela
- Azeitona picada
- Sal e pimenta do reino à gosto
Modo de preparo:
- Para começar, prepare a massa. Em um liquidificador coloque o leite, a farinha, os ovos, o óleo e o sal. Bata tudo até a massa ficar bem homogênea.
- Com a ajuda de uma concha, leve um pouco de massa para a frigideira já quente e deixe a massa fritar de um lado. Quando já estiver com as bordas douradas, vire para o outro lado e deixe cozinhar também. Uma frigideira antiaderente é o ideal, mas se não tiver de uma leve pincelada com óleo ou manteiga para não grudar.
- Para fazer o recheio, em uma panela coloque a manteiga e deixe derreter. Depois adicione a cebola e o alho e refogue até ficar fritinho. Coloque a carne moída e siga mexendo para incorporar bem os ingredientes.
- Quando a carne já estiver praticamente cozida, coloque o sal e a pimenta do reino. Adicione o milho, a azeitona, o tomate picado e mexa bem. Reserve
- Em outra panela, coloque mais manteiga, o restante da cebola picada e o molho de tomate. Tempere com sal e pimenta também e deixe ferver. Quando começar a borbulhar desligue o fogo.
- Espalhe o requeijão sobre a massa das panquecas, coloque a carne moída e enrole. Depois, vá colocando as panquecas em um refratário de vidro. Faça isso até acabar as massas.
- Distribua o molho sobre as panquecas e finalize com as fatias de muçarela picadas. Leve ao forno para derreter o queijo e gratinar. Sirva na sequência.
2º. Com molho branco
Fica a escolha do cozinheiro se vai finalizar a panqueca com molho e até mesmo se vai gratinar-la.
Nesse caso, uma opção muito gostosa é finalizar com molho branco sobre a massa.
A combinação do molho feito com queijos e leite, dá um sabor especial para a receita.
3º. A Bolonhesa
Mais uma vez o molho brilhando no prato! Dessa vez a delícia é a bolonhesa, o tradicional molho com carne moída. Para isso, você vai precisar de extrato de tomate, carne e temperos.
Cozinhe a carne com cebola, alho, sal e temperos a gosto. Depois acrescente o extrato e deixe ferver um pouco mais. Está pronto, simples e rápido. Distribua sobre a panqueca.
4º. Com queijo
Para uma panqueca ainda mais completa, coloque queijo sobre o molho e a própria massa. Algumas fatias de mussarela ou até mesmo queijo ralado já dão um toque totalmente especial.
Coloque no forno, espere gratinar e veja a delícia.
Se quiser ir além, coloque algumas fatias de queijo no recheio antes de enrolar a massa. Fica ainda mais gostoso.
5º. Fit
Está de dieta e não sabe o que fazer? Então essa receita de panqueca é para você!
Sem farinha de trigo, a massa da panqueca vai apenas aveia, deixando tudo muito mais saudável sem perder o sabor.
No recheio, use queijo fit e pouca gordura para cozinhar a carne.
6º. Presunto e queijo
E que tal misturar os dois recheios mais tradicionais de panqueca em um único? Faça o molho de carne moída, acrescente presunto, queijo e bastante molho.
O casamento do presunto e do queijo já é bom faz muito tempo, com a carne então, fica tudo ainda mais gostoso.
7º. Com catupiry
Para quem quer dar uma cremosidade, que tal acrescentar catupiry na receita? O tradicional requeijão cremoso pode servir como um delicioso incremento para a sua panqueca de carne moída, além de combinar os sabores.
Caso não tenha catupiry, você pode trocar pelo tradicional requeijão cremoso, fica a mesma delícia.
8º. Com creme de leite
O creme de leite é um trunfo da culinária brasileira.
Se quer deixar a panqueca de carne moída mais cremosa ou dar um toque especial, basta acrescentar o creme de leite que fica tudo incrível.
Nessa receita, você vai colocá-lo junto da carne moída e do molho de tomate. Mas lembre-se de colocar com o fogo desligado para não talhar e ficar ruim, ok?
9º. Microondas
Está sem tempo e precisa fazer uma panqueca simples e rápida? Essa receita no microondas é para você, sem utilizar fogão, gás e panelas.
Faça a massa de panqueca da maneira tradicional, depois unte um prato (que não seja de plástico) e leve ao microondas por 1 minuto.
Depois retire, espalhe a massa sobre o prato e leve novamente ao microondas por cerca de 2 minutos. Para untar o prato, use manteiga. Está pronta sua massa. Basta retirar com cuidado do prato, rechear e levar ao forno (microondas) para gratinar.
10º. Abobrinha
Para os fitness de plantão, uma nova opção de massa. Dessa vez a abobrinha é a estrela da receita, deixando sua panqueca totalmente diferenciada e muito saborosa.
Você vai precisar de uma abobrinha ralada e desidratada no sal, 1 xícara (chá) de leite, 2 ovos, 1 colher (sopa de óleo), ¼ de cebola, 1 dente de alho, 2 colheres (sopa) de queijo ralado, 1 colher (sopa) de cheiro verde picado, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de amido de milho e sal a gosto.
Bata no liquidificador todos os ingredientes para que fique bem homogêneo, menos a abobrinha.
Depois da massa pronta, retire toda a água presente no legume e acrescente. Misture bem, espalhe a massa por toda a frigideira e deixe cozinhar por alguns minutos. Uma dica é usar uma frigideira antiaderente para que a massa não grude e você não precise untar com azeite.
11º. Com brócolis
O vegetal é um excelente acompanhamento para a carne, pois além do sabor inigualável, também é rico em proteínas e nutrientes, além de diminuir inflamações, ajudar no controle do sangue e ser bom para a saúde cardiovascular.
Use no meio do recheio e veja a deliciosa panqueca de carne que fica. Ótima para o dia a dia.
12º. Com cheddar
O cheddar não é laranja como muitos imaginam, entretanto para diferenciar o queijo, a coloração acaba sendo uma escolha.
Na carne, assim como o catupiry, dá uma cremosidade única e deixa tudo muito saboroso. Experimente.
Essas receitas de panqueca de carne moída são de dar água na boca!