O custo do camarão não agrada a todos os bolsos, por isso é importante saber adaptar os preparos ao que temos em casa. A receita de vatapá de frango é uma solução saborosa para quem quer matar a saudade do tempero do Nordeste.
O vatapá é composto por um caldo grosso e bem temperado, usa frango desfiado e alguns ingredientes muito característicos da receita original.
Pode ser comido no almoço, no jantar e até como aperitivo para tomar aquela cerveja com os amigos. Confira 13 outros preparos dessa iguaria logo abaixo.
Receita de vatapá de frango delicioso, simples e fácil: saiba como fazer
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 500 g de peito de frango
- 2 pimentas dedo-de-moça
- 2 xícaras (chá) de água
- 50 ml de azeite de dendê
- Pimenta-do-reino a gosto
- 200 ml de leite de coco
- 1 tomate picado
- 1 alho amassado
- 1 cebola picada
- ½ pimentão
- Sal a gosto
- Colorau a gosto
- 60g de amendoim
- 3 folhas de chicória
- 4 colheres de coentro picado
- Cheiro verde (coentro, cebolinha e salsa)
Modo de preparo
- Em uma panela de pressão, adicione o peito de frango. Cubra com água, tampe e deixe cozinhar por uns 20 minutos depois de pegar pressão.
- Passado esse período, escorra a água do cozimento, tampe de volta e desfie o peito ao chacoalhar a panela. Transfira o conteúdo dali e reserve.
- No liquidificador, coloque: tomate; o pimentão; amendoim; as pimentas; a chicória; a farinha de trigo; água; o azeite de dendê e o leite de coco.
- Bata aos poucos até fique tudo triturado e forme um creme bem espesso.
- Em uma panela, adicione um fio de óleo e refogue cebola e alho por 1 minuto. Quando estiver douradinho, entre com o frango.
- Tempere-o com sal, pimenta do reino, colorau e o coentro picado. Mexa e refogue por mais 1 minuto.
- Acrescente a base feita no liquidificador, prove e acerte o sal, se necessário.
- Misture o creme ao frango e cozinhe por alguns minutos, mexendo sempre para não empelotar. Caso perceba que está consistente demais, use um pouco de água para dar o ponto.
- Assim que estiver desgrudar da panela, está no ponto.
- Desligue e finalize com cheiro verde (opcional).
2º. Cearense
autor: Nossa Culinária com Norma Vieira
A região Nordeste é muito rica em peixes e frutos do mar, mas nem sempre esses ingredientes são acessíveis, assim substituir o camarão por peito de frango desfiado fez dessa receita muito mais prática, concorda?
O tempero nordestino é reconhecido em todo o país, então pode esperar que cada estado tenha a sua forma de preparar determinado prato.
Veja só como o Ceará interpretou esse prato e reproduza aí na sua casa.
3º. Fácil e rápido
autor: Chama a Família Oficial
Estamos sempre dispostos a aprender mais receitas que facilitem para a gente na cozinha, não é? Te indico muito aprender esse passo a passo que vai agilizar muito o seu dia a dia, ainda mais se for prepará-la naquele dia especial do mês.
Para manter as coisas simples, prepare um arroz branco soltinho para acompanhar e só!
4º. Tradicional
autor: Lia e Luise Moreira
Talvez vocês não saibam, mas o vatapá não é só consumido naquela clássica viagem à Bahia, mas é muito preparado durante as festas juninas em várias regiões do país. É exatamente essa receita ensinada aqui.
Se quer aprender a como fazer o prato com aquele “quê” de caseiro, é só aqui.
5º. Paulista
autor: Izaura Romeiro
Essa receita é uma das mais feitas nas regiões Sul e Sudeste do país. Se você vive por aí, já deve ter se deparado com essa forma de fazer vatapá.
Sim, ela passa “longe” da forma tradicional porque as instruções são muito diferenças, tanto que você pode usar caldo de legumes, caldo de galinha etc. Contudo, ela é uma releitura inteligente e que mantém o sabor característico.
Ela é bem indicada também para quem mora fora do Brasil e tem que se virar.
6º. Sem glúten
autor: Felipe Morais
Para fazer receita assim, você tem que, inicialmente, retirar a farinha ou trocá-la. No caso desse preparo, é usado farinha de arroz!
E não se preocupe, pois não compromete o sabor nem a textura. Você ainda terá um vatapá saboroso e cremoso cujo aroma abre o apetite de qualquer um.
7º. Com castanha de caju
autor: Sococo
Uma receita super diferente e de “preguiçoso”. Você descobre já o porquê!
Sabemos que algumas das receitas mais tradicionais da Bahia levam amendoim, castanhas e alguns outros que tornam o sabor dos pratos muito marcantes.
Junto com algumas verduras, a castanha vai no refogado do pão que sequer passa pelo liquidificador. Ele cozinha só assim e é uma das coisas mais fáceis de fazer.
8º. Apimentado
autor: Chef Bruthus
Algumas culinárias pelo mundo são reconhecidas pelo seu toque apimentado. No Brasil, temos o estado baiano que parece gostar de uma pimenta bem presente em seus alimentos. Se você é um dos que aguenta, deveria tentar esse preparo.
O vatapá fica com uma cor linda e muito apetitoso.
9º. Com pães
autor: Karisia Cavalcante
Algumas pessoas ainda não sabem, mas muitas receitas salgadas que são cremosas tem uma base feita com pão adormecido. Pois é!
Não é incrível encontrar uma forma de aproveitar as sobras do dia anterior? Sem falar que dá tranquilo para usar aquela galinha que sobrou, o filé de frango no congelador... Acredite, é importante ter esse tipo de receita na manga.
10º. Baiano
autor: Cozinha Amiga
E tudo se propagou por aqui, certo?
O vatapá até pode ter origem africana, mas todo o Brasil o conheceu pelas mãos talentosas das baianas em viagens e visitas ao estado; assim, nada é mais justo do que aprender a fazer uma delícia de adaptação que tenha um pezinho na Bahia.
E se não quiser deixar o camarão de fora, ele é muito bem-vindo também.
11º. Farinha de rosca
autor: Gostosuras e Travessuras na Cozinha
Apesar da falta do trigo, o que geralmente é usado como espessante da base, esse vatapá se aproxima muito do original. Inclusive, você irá perceber o quão consistente ele fica! É super bem temperado com azeites (oliva e dendê), leite, tomate, pimentas, pimentões coloridos e muitos outros.
É um panelaço de atender a uma família faminta, viu?
12º. Cremoso
autor: Temperando & Saboreando
Se você é fã de strogonoff, bobó de camarão e moquecas, já sei que o seu ponto fraco é um caldo grosso, cremoso e com muito sabor. Seja para almoçar com a família ou beber com o pessoal, as bases cremosas e mais líquidas são ideais.
Veja como preparar esse frango cremoso com creme de leite.
13º. Paranaense
autor: Chef Claudia Na cozinha
Ao viajar pelo país experimentando o modo de fazer as coisas de cada cultura é muito divertido e enriquecedor. Pode até lembrar, mas nenhum prato é igual ao outro. E essa é uma adaptação do vatapá feita pelo povo do Pará para você que não pode consumir camarão.
Mais paranaense que isso, só se você acrescentar jambo. E pode ser bem bom!
14º. Com macaxeira
autor: maria jose
Reaproveitar aquele pãozinho velho é incrível, mas usar uma macaxeira que desmancha na boca e agrega sabor ao vatapá, não tem comparação, né? A famosa mandioca irá fornecer toda a “liga” que você precisa para esse prato.
Aposto que depois de provar, você não mais voltará atrás.
Agora que você aprendeu a como fazer vatapá de frango de diversas formas, é hora de reunir a família para experimentar a sua primeira tentativa.