Procurando uma receita para aquela refeição de domingo em família, mas que não interfira tanto na sua alimentação saudável? Faça essa delícia suculenta.
Sabemos que ele se basta, mas os preparos com esse peixe não deixam se surgir! Veja o preparo dessa receita de torta de bacalhau simples que vai brilhar na ceia de ano novo, no jantar com os parentes ou como encomenda.
E não deixe de conferir as outras opções que você pode usar para variar depois que experimentar essa.
receita de torta de bacalhau simples e cremosa: saiba como fazer
- 500 g de batata cozida
- 300 g de muçarela
- 400 g de requeijão
- 500 g de bacalhau
- 300 g de azeitona
- 1 lata de milho verde
- Azeite a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Cozinhe as batatas até estarem macias, mas não desmanchando. Retire as cascas assim que esfriarem, corte todas em rodelas grandes e as reserve.
- Unte uma assadeira ou travessa da sua preferência com bastante azeite, em seguida, adicione as batatas para criar a primeira camada. Regue com mais azeite.
- Em um bowl, coloque o bacalhau dessalgado e desfiado, acrescente o milho verde, as azeitonas pretas ou verdes, a mussarela e tempere com sal a gosto.
- Misture esses ingredientes para que eles peguem o sabor um do outro.
- Quando ficar bem homogêneo, coloque o recheio por cima das batatas. Use uma colher para espalhar todo o conteúdo pela travessa por igual.
- Para finalizar o recheio, acrescente várias colheradas de requeijão cremoso.
- Espalhe e crie uma terceira camada.
- Leve para assar por 25 minutos em forno médio ou até gratinar.
Outro saber de peixe super clássica é a torta de sardinha de liquidificador, aproveite.
2º. Purê de batata
autor: Mania de Cozinhar
O preparo do peixe exige dois cuidados básicos: o dessalgue e a atenção especial aos espinhos.
Receitas que levam peixe costumam ter batatas pelo menos como acompanhamento, pois acredita-se que ajudem no caso de se engolir algum espinho sem querer.
Nesta torta, a batata aparece em forma de purê. Cozinhe-a bem, esmague-a, acerte o sal e então prepare-a conforme as instruções.
3º. Cremosinha
autor: Osanete Batista
Toda torta de bacalhau molhadinha é incrível, e essa não poderia ficar para trás. Com o devido cuidado para não exagerar no sal, ela deve ser servida em uma travessa ou até assada em porções individuais também.
Sobre o dessalgue do bacalhau: mergulhe-o em água fria e troque a água a cada duas horas. Faça de 4 a 5 trocas de água. Experimente e veja se já dessalgou suficientemente antes de usar.
4º. Palmito
autor: Cozinhando com Eliane
O palmito costuma estar muito presente na chamada torta capixaba, que nada mais é que uma torta também.
Ele é parte de um recheio delicioso característico dessa torta de bacalhau, assim como o camarão. Praticamente uma ode aos peixes e frutos do mar.
É uma torta de bacalhau fácil de preparar e que vai alegrar sua cozinha durante o preparo, se você envolver a família toda. Confira também a torta de abobrinha simples.
5º. De liquidificador
autor: Canal Comida Tem História
As versões de liquidificador poupam várias etapas e agilizam a preparação. Prepare sempre o recheio antes. Para ele, use bacalhau, cebola, alguns dentes de alho, coentro, colorau, pimenta e azeitonas.
Para a massa, farinha de trigo, leite, creme, ovos, óleo, queijo e sal. Não esqueça de um pouco de fermento.
Leve ao forno médio até dourar por cima.
6º. Requeijão
autor: Cicera De tudo um pouco
Acho que todos concordamos que o requeijão acrescenta uma cremosidade deliciosa a qualquer prato, certo? Um pouco dele e o resultado é delicioso. Esta versão leva purê de batatas também.
Para fazer o purê sempre leve as batatas já amassadas a uma panela, mexa-as vigorosamente por alguns minutos enquanto acrescenta os demais ingredientes.
Mexa bem com uma colher de sopa, de pau, ou um fouet.
7º. Gratinada com batata
autor: Receitas de Mãe
Bacalhau no forno é tudo! E o gratinado é capaz de fazer qualquer prato ganhar um aspecto extremamente apetitoso. Faça isso caprichando no queijo.
E esta versão para gratinar só precisa disso também: muito queijo por cima.
Para decorar, uma colher de sopa cheia de temperinhos frescos, como cheiro verde ou salsinha e cebolinha. Fica mais fresco.
8º. Para o Natal
autor: Tá Servido?
A torta de frango pode ser facilmente substituída, afinal, essa versão é apenas mais uma das muitas versões deliciosas dessa torta. Dissolva o purê de batata em 1 xícara (chá) de leite, pimenta do reino, sal e um pouco de margarina ou manteiga - manteiga, vai - para uma consistência aveludada.
Esta receita também leva queijo ralado - recomendamos queijo parmesão.
Uma torta salgada simples dessa, precisa ter uma decoração bonita, pois a data é especial. Sirva com batata palha.
9º. Capixaba
autor: Casa Fácil
Uma receita de torta de bacalhau para quem curte o clássico brasileiro. Lembrando que o diferencial dessa entre outras receitas de bacalhau é a presença do palmito.
E não são apenas algumas colheres de sopa: esta leva um vidro inteiro de palmito em conserva. Fica deliciosa acompanhada de saladinhas frescas.
10º. Batata em rodelas
autor: TV Correio
A torta com batata em rodelas é ideal para quem gosta de preparar ora de uma forma, ora de outra.
Pode criar camadas separadas de rodelas de batata e recheio de torta, ou misturar tudo.
Apenas tome o cuidado de não despedaçar demais as batatas na hora de misturar tudo.
11º. Creme de leite e requeijão
autor: Receitando Culinária
Aprenda a fazer esta receita se você curte alho poro, que é um dos ingredientes. O peixe desfiado ou em postas deve sempre ser preparado com antecedência.
Misture tudo, mexa e use uma fôrma de fundo removível caso queija uma apresentação diferenciada.
Para um gratinado bonito, misture algumas colheres (sopa) da caixinha de creme de leite e colheres (sopa) de requeijão e coloque sobre a torta. Por conta deste detalhe o gratinado ficará incrível!
12º. Repolho
autor: Janete Culinarista Bom sabor
Esta versão com repolho é uma receita de grande porte, digamos assim. É ideal para se deliciar num grande grupo de pessoas.
A quantidade dos ingredientes já faz perceber isso. Tortas salgadas em grande quantidade são mais bem preparadas em forno industriais.
Para preparar uma receita dessas são necessários utensílios específicos, não é algo para o dia a dia.
13º. Massa podre
autor: Cantinho da Chef
A massa podre já é famosa em tortas. Com a receita de torta de bacalhau por acaso não seria diferente. Para preparar, separe 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 ovos e 200g de manteiga gelada. Misture até ficar com uma consistência firma, mas sem "liga".
Por essa característica ela é chamada de massa "podre". Se usar manteiga sem sal, acrescente uma boa pitada de sal à massa.
O passo a passo para o recheio não tem mistério: doure a cebola no azeite, entre com o pimentão, as azeitonas, logo seguido do peixe e cheiro verde. Refogue tudo!
O ideal é prepará-lo antes, para evitar colocar o recheio quente em cima da massa fria. Leve sempre ao forno preaquecido, e a massa deve estar gelada.
14º. Sem trigo
autor: culinária com Tith Corrêa
O trigo aqui é substituído por farinha de arroz e ainda sim fica delicioso. O recheio leva bacalhau, alho, cebola picada, uma colher de sopa de azeite, queijo parmesão ralado, tomates cereja e afins.
Na massa acrescente uma colher (sopa) de fermento para garantir o crescimento.
Fica muito bom no lanche da tarde, acompanhada de doces e sobremesas.
Para a Páscoa, então, é perfeita.
15º. Farinha de trigo
autor: Culinária por amor
A farinha de trigo faz parte de boa parcela das receitas, por ser prática, dar consistência e liga à massa e por vezes ao recheio.
Refogue a cebola, alho e o peixe com uma colher de sopa de margarina ou manteiga. Recomendamos manteiga! Adicione seus temperos e pré-cozinhe isso. Na hora de montar, adicione metade da massa na forma, em seguida, coloque o recheio e cubra com a outra metade.
A decoração é outro ponto fundamental para aquela boa apresentação.
16º. Leite de coco
autor: Debyianreceitas
O leite de coco dá um sabor especial e muito brasileiro à torta de bacalhau. Faça o seu próprio, pegue a polpa de um coco seco e coloque no liquidificador.
Cubra levemente com água de morna para quente - isso vai ajudar a liberar as gorduras da planta. Bata por cerca de 3 minutos.
Depois, use um coador de pano para separar o resto de polpa do leite de coco. A polpa pode ser levada ao forno para se tornar farinha de coco.
17º. Molhada
autor: Vivendo no Canada
Cremosidade e liquidificador parecem andar juntos. Para esta tortinha, use o pimentão para que dê essa cor bonita. Se quiser variar as cores dos pimentões, melhor ainda, fica lindo!
Não dispense um bom queijo em cima.
Estas opções certamente te trouxeram muitas ideias. Você também consegue pegar a receita do recheio de bacalhau para usar em outro tipo de massa ou prato e tudo certo! Cozinha é isso: criatividade. Aprenda também a receita de torta de calabresa, a receita de torta de salsicha.