Tapioca sempre cai bem com tudo! Esse é um prato indispensável no cardápio de quem segue uma dieta regrada, pois, é livre de glúten e fonte boa de energia; excelente pré-treino, além de ser ótimo alimento para inserir na alimentação de toda família.
Até mesmo quem não segue um cronograma alimentar ficará encantado com essa receita de mingau de tapioca. Confira! Depois dessa receita, veja vários outros modos de preparo.
Receita de Mingau de Tapioca: saiba como fazer
- 1 xícara de tapioca granulada
- Água suficiente para cobrir a tapioca
- 2 colheres de sopa de coco ralado
- 2 xícaras (chá) de leite
- Sal
- 3 colheres de sopa de açúcar
- Canela em casca
- Canela em pó
Modo de preparo
- Deixe a tapioca granulada de molho na água por 10 minutos, para que fique hidratada;
- Em seguida, coloque a tapioca e o coco em uma panela, leve ao fogão para compactar, mexa bem;
- Acrescente o leite e continue a mexer. Adicione o sal, açúcar e a canela em pau. Mantenha a mistura no fogo e continue mexendo até que esteja cremosa e uniforme;
- Ao servir, adicione canela em pó para decorar e, se quiser, coco para polvilhar.
2º. Com Leite Condensado, de coco e integral
autor: Cozinha da Amorinha
O mingau de tapioca é a sobremesa perfeita para quem gosta de um sabor mais adocicado. Gelado ficará ainda mais delicioso!
O interessante dessa receita é que você não precisará levar ao fogo. Mas você deve se perguntar como dará a consistência. Pois bem, essa é dada apenas levando as misturas de leite integral, de coco, condensado, tapioca e açúcar na geladeira. É preciso saber esperar, porque será preciso 9horas para a sobremesa ficar pronta. E não se esqueça de mexer bem, esse processo é necessário!
3º. Vegana
autor: Pra Viver bem
As receitas veganas não utilizam ingredientes vindos de animais, substituindo carne, leite e ovos por alternativas de origem totalmente vegetal. Essa versão substitui o leite de vaca pelo de coco. No preparo, não é preciso deixar a tapioca de molho, podendo levar a mistura diretamente para ferver, até engrossar.
Essa receita também é perfeita para pessoas que sofrem de intolerância à lactose, ou procuram por uma versão do prato que tenha menos calorias. Dependendo da sua preferência, o leite de coco pode ser substituído por outros leites de origem vegetal, como o de aveia, amêndoas, soja ou de arroz.
4º. Cremoso
autor: Thigas Ribeiro
Nesse preparo será utilizado somente ingrediente incríveis. Então já vai se preparando aí para correr comprar se não tiver em casa. Pois, essa receitinha não pode ser passada em branco.
Leite integral, leite condensado, creme de leite, leite de coco e muito coco ralado são as bases dessa sobremesa incrível! Não deixe de fazer e já corre preparar.
5º. Com coco natural
autor: Coisas de Maria
O coco ralado que vem em saquinho pode ser substituído pelo fruto natural, sem contar que é muito melhor, né? Nesse caso, prefira aquele coco marrom ao invés do verde. Toda a casca e o caldo do fruto devem ser retirados, pois somente o miolo será utilizado.
O coco pode ser usado ralado, ou cortado em pedaços, de acordo com a sua preferência. Caso seja usado em pedaços, durante o cozimento é preciso ter cuidado para que não fique queimado.
6º. Cremoso com banana da terra
autor: Thiago Castanho
Outra fruta que combina com a tapioca, não só como recheio, mas também no mingau, é a banana. Esta é uma das versões mais únicas do mingau, pois também usa folha de louro. O primeiro passo é colocar o leite e a canela em casca e folha de louro para cozinhar com o leite, para passar o sabor e aroma do tempero.
Depois deve-se fatiar a banana e adicioná-la à mistura, junto da tapioca, que deve ser do tipo em flocos. A massa deve ser mantida no fogão até os pedaços de banana dissolverem-se e a tapioca amolecer.
7º. Creme de tapioca no liquidificador com chocolate
autor: Mamãe Vida Saudável
Sobremesas são deliciosas, mas essa de mingau de tapioca com barras de chocolate vai te conquistar. Como o nome já entrega, esta é a receita mais doce da nossa lista e é perfeita para ser servida como sobremesa, depois de um jantar.
Esse mingau é tão delicioso que você até vai até querer decretar uma política de privacidade só para não ter que dividir com ninguém. Essa delícia pode facilmente substituir bolo, pudim e demais doces.
O prato é preparado em duas etapas; primeiro deve ser batido no liquidificador o leite, pré-aquecido, a tapioca, leite de coco, duas gemas, ⅓ xícara (chá) de açúcar demerara e ¼ xícara (chá) de leite em pó desnatado.
Depois de batida no liquidificador, leve ao fogo e mexa com uma colher de pau, até engrossar. Ela deve ser aquecida até ficar homogênea e começar a soltar bolhas.
Para fazer a calda, a barra meia amarga deve ser derretida, no micro-ondas ou em banho-maria, e misturada com creme de leite. Quando for servir, pode decorá-la com raspas de chocolate e coco.
8º. Granulada
autor: Lorena Negrelli
Utilizando a tapioca granulada não é preciso deixá-la de molho antes do preparo. Esta versão da receita também não utiliza nada de coco.
Para prepará-la basta levar todos os ingredientes ao fogo, mexendo sempre para misturar e para evitar que grude no fundo da panela.
Também pode ser adicionado leite condensado para adoçar e melhorar a consistência da receita. O tempo médio de cozimento é de 25 minutos.
9º. Nordestino
autor: Nandu Andrade
Nesta receita será preciso deixar a tapioca de molho no leite misturado da água quente. É importante que você tampe bem o recipiente que colocar a tapioca e deixe descansando por alguns minutinhos.
Quando já estiver hidratada, leve à panela e acrescente mais leite, coco ralado, açúcar e uma pitadinha de sal. São pouco ingrediente que você vai utilizar para fazer essa delícia.
Prepare essas receitas de doces e sobremesas que vão desde o leite condensado, chocolate até a versão sem lactose e light.