Massa de Pastel Caseiro e Alternativas Super Crocantes e Sequinhas

Deixe seu lanche muito mais delicioso com essas instruções fundamentais
Massa de Pastel Caseiro e Alternativas Super Crocantes e Sequinhas
Avalie este item
(27 votos)

Eis um dos lanches mais queridinhos dos brasileiros, o pastel. Além de ser muito fácil e rápido de ser preparado, é muito versátil e as combinações são inúmeras, desde o sabor mais doce, até o mais salgado.

Nesse post trouxemos em detalhes como preparar uma receita de massa de pastel para te mostrar que não é preciso ter a massa industrializada para saborear esse delicioso prato.

Além disso, você irá aprender 11 possibilidades para inovar e surpreender os convidados. Temos certeza de que você sairá desse post com uma combinação nova que nunca tinha visto antes!

Receita de Massa de Pastel Caseiro Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Rendimento
até 15 pequenos
Preparação
120 min
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 2 copos de água morna
  • 500g de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 3 colheres de sopa de vinagre branco ou de pinga
  • 1 colher de chá de sal

Modo de preparo

  • Em uma vasilha, peneire a farinha de trigo e adicione sal.
  • Coloque o óleo e o vinagre branco. Misture.
  • Vá adicionando a água morna aos poucos e mexendo sempre para chegarmos no ponto ideal.
  • Após colocar toda a água, comece a sovar a massa com as mãos. Faça isso até ficar lisa e bem homogênea.
  • Se for necessário, coloque mais farinha. Quando desgrudar da vasilha e ficar firme, está no ponto correto.
  • Retire da vasilha e, em uma superfície lisa, amasse por mais 10 minutos com movimento de “vai vem”.
  • Após isso, passe a massa para a vasilha e na superfície lisa passe um fio de óleo com a ajuda de um guardanapo de papel. Esse passo é fundamental para abrir a massa.
  • Vá retirando pedaços conforme for montando os pastéis.
  • Para abrir a massa, utilize um pau de macarrão ou uma garrafa de cerveja. Alise e abra bem.
  • Corte a massa no formato que desejar seu pastel, quadrado ou redondo. Na sequência, coloque o recheio da sua preferência e feche utilizando um garfo.
  • Agora é só fritar e se deliciar!

Indico ainda outros lanchinhos muitos especiais: o crepe salgado e doce, os nachos e a empada. São listas perfeitas com tudo o que precisa.

Massa de pastel caseira: a arte de fazer crocância com histórias

Olha só, se tem uma coisa que une o Brasil inteiro é pastel. Feira, boteco, festa de família... É só aquele barulhinho de massa mergulhando no óleo que todo mundo para o que tá fazendo e pergunta: "já fritou algum?". Essa receita aqui é daquelas coringas - simples, mas que faz mágica. Vamos além do básico?

Dicas para a massa perfeita (ou quase)

Primeiro segredo: a água morna não pode estar "quente pra chuchu", senão cozinha a farinha antes da hora. Morna mesmo, tipo banho de bebê. E essa história de sovar 10 minutos? Vale cronometrar no relógio - é mais tempo do que parece quando você fica olhando a massa grudenta que não vira massa direito. Ah! Se a massa ficar muito elástica e voltar quando estica, deixa ela descansar 15 minutinhos enrolando num pano. Massa estressada não abre fácil, né?

Trocas inteligentes

Sem vinagre? Pode ser suco de limão (mas só 2 colheres). Pinga? Só se for pra deixar a receita mais alegre - brincadeira, funciona igual. Quer testar uma versão mega crocante? Troca metade da farinha comum por farinha de rosca fininha. E pra quem tá na onda low carb: já tentei com farinha de amêndoa e óleo de coco uma vez... Virou um projeto experimental, mas pelo menos deu pra rir da cara do resultado.

Erros que vi virar tragédia

Misturar tudo de uma vez é pedir pra nascer um monstro grudento. Água aos poucos, como se fosse um chá sendo preparado pra visita chique. Outra: na hora de abrir, se a massa começar a encolher igual miojo no pacote, é sinal que precisa de mais óleo na superfície. E aqui vai o segredo dos segredos: depois de fritar o primeiro pastel, espera 2 minutinhos antes de colocar o próximo. Óleo muito quente faz a massa criar bolhas gigantes que explodem e... Bem, melhor não contar os detalhes.

Para todo mundo comer

Vegano? Essa receita já é! Sem glúten? Troca a farinha por uma mistura pronta sem glúten e adiciona 1 colher de chá de goma xantana. Quer reduzir calorias? Assa no forno bem quente (200°C) com um pouquinho de óleo pincelado - fica diferente, mas ainda sim digno de pastel. E pra quem tá de dieta low fodmap: troca o trigo por farinha de arroz e o vinagre por suco de limão.

Recheios que fazem sucesso

Clássico é clássico: carne moída com ovo cozido e azeitona não tem erro. Mas já experimentou doce? Banana com canela e um fiozinho de doce de leite por cima depois de frito... Nossa senhora. Outra combinação que faz sucesso lá em casa: frango desfiado com cream cheese e ervas finas. E pra vender? Pimenta biquinho com queijo coalho derretido é ouro puro.

Conta de calorias (pra quem tem coragem)

Cada pastelzinho (sem recheio) fica em média 120 calorias - mas quem come pastel pensando em calorias deveria estar comendo salada, né? Brincadeira. Na airfryer cai pra uns 90. Agora, se botar queijo derretido dentro... Melhor nem saber.

Variações pra impressionar

Massa colorida: adiciona 1 colher de sopa de açafrão ou páprica doce pra ficar amarelinho; espinafre batido pra verde; beterraba pra rosinha. Fica lindo e as crianças adoram. Outra ideia: depois de frito, pincela com manteiga e alho e joga parmesão ralado por cima. Parece pizza, mas é pastel gourmetizado.

Perguntas que sempre escuto

"Pode congelar?" Pode! Mas abre a massa antes, corta no formato, empilha com papel manteiga entre um e outro e congela. Quando for fritar, não precisa descongelar. "Por que minha massa rasga?" Ou tá fina demais ou faltou sovar direito. "Dá pra reutilizar o óleo?" Até 3 vezes, mas coe bem e não use se escurecer muito.

Curiosidade de feira

Sabia que em São Paulo tem pastel de jiló? E no Nordeste inventaram o pastel de vento (sem recheio, mas inchadíssimo). O maior já feito no Brasil tinha 1,5m - imagina o tamanho da frigideira pra isso!

Se quiser vender

Pastel é o queridinho das comidas de rua. Dica quente: faz versões mini pra festa (3 mordidas e acabou), investe em nomes criativos ("Pastel da Madruga", "Crocante da Hora") e sempre, sempre deixa alguns prontos pra mostrar. Cheiro de pastel fresco é o melhor marketing do mundo. Ah! E embalagem colorida com nome do negócio aumenta em 70% as chances de alguém postar no Instagram.

No final das contas, pastel caseiro é igual time de futebol: cada um tem seu jeito preferido. O importante é fazer com gosto (e sempre, sempre ter papel toalha por perto pra escorrer o óleo). Bora colocar a mão na massa? Quando tiver pronto, me conta como ficou!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar