A esfiha é uma mini torta, geralmente salgada, recheada com algum tipo de carne e assada no forno, a receita é original de países do oriente médio, no entanto, a receita de massa de esfiha aberta e fechada simples e fácil já foi abrasileirada e atualmente existem várias versões diferentes por aí!
Para o artigo de hoje, trouxe uma massa fácil e super rápida, eu particularmente adoro fazer ela pois os seus sabores são puros e conseguem me transportar para um restaurante libanês que costumava visitar na infância.
Veja também outras receitas separadas especialmente para você descobrir novos sabores!
Receita de massa de esfiha simples e fácil – Saiba como fazer
- 1 kg de farinha de trigo
- 60 g de fermento biológico fresco
- 500 ml de leite
- 1 colher (sopa) de sal
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 xícara (café) de óleo
- 500g de carne moída
- 4 tomates picados
- 2 cebolas picadas
- Sal
- Limão
- Salsinha
- Pimenta síria
Modo de preparo
- No leite morno, dilua o fermento cuidadosamente e reserve para crescer por uns 10 minutos.
- Em outro recipiente, coloque a farinha o açúcar, sal e misture bem, logo em seguida, aos poucos acrescente o leite com o fermento.
- Misture, até que todos os ingredientes estejam agregados formando uma massa macia e fácil de trabalhar, sove até que ela esteja desgrudando dos dedos. Reserve por 1 hora.
- Passado o tempo necessário, pegue sua massa de volta e abra até uma espessura agradável com ajuda de um rolo ou cilindro, logo depois faça os círculos para dar forma a suas esfihas.
- Quando você tiver alguns círculos de massa, recheie com a carne moída misturada aos temperos, mais ainda crua, lembre-se de espalhar bem, para que a carne não fique concentrada em apenas um lugar.
- Feche cuidadosamente. usando a ponto dos dedos.
- Trabalhe com o restante da massa, variando entre os sabores de recheio disponíveis.
- Organize as esfihas em uma placa e leve ao forno preaquecido a 350° e deixe assar até dourar. E pronto, agora basta servir!
2º. Aberta
Sabe aquela esfiha sensacional que compramos naquele restaurante árabe de fast food?
É uma delícia neh?
Nessa receita, aprenda a preparar uma esfiha aberta que fica idêntica, tanto em sabor quanto em aparência. Com certeza vale a pena provar!
3º. Fechada
Se o clássico fechadinho, ideal para faça e venda é seu preferido, você vai gostar dessa receita pois além de fácil ela rende bastante!
Seus sabores são realmente marcantes e delicados e com certeza seus clientes, principalmente as crianças, vão adorar.
4º. Simples
Para quem está procurando uma esfiha mais fácil e que possa ser feita rapidamente e sem nenhum compromisso, essa é a receita ideal.
Seus sabores são fantásticos e eu particularmente adorei a maneira como ela abre fácil e sem causar nenhum dor de cabeça. Vale a pena experimentar.
5º. Árabe
Se a receita mais tradicional é definitivamente o que mais te agrada, prove experimentar essa daqui. Ela é super macia, crocante e eu particularmente adorei sua espessura e maleabilidade.
Porém, tenho que ser sincero, a melhor parte dessa receita fica por conta do recheio bem temperado e deliciosamente cozido. Vale a pena experimentar!
6º. De liquidificador
Está sem tempo de sovar uma massa na mão e passar por todas aquelas fases chatinhas de abrir a massa e esperar crescer? Experimente essa massa feita no liquidificador!
Seu sabor é super equilibrado e a massa é macia para caramba, com certeza vale a pena provar!
7º. Com fermento de bolo
Se você não dispõe de muito tempo e precisa de seu lanche pronto com agilidade de fast food, talvez essa seja a melhor opção para você! Aqui, em vez de usarmos o fermento comum, utilizamos o fermento químico que promete um resultado mais rápido.
O sabor é idêntico ao da massa comum e sua textura também, então com certeza você vai gostar!
8º. Integral
Está em busca de uma receita de esfiha mais leve e que caia bem mesmo estando de dieta? Então você precisa experimentar essa receita rica em fibras!
O sabor é sensacional e juro, consegue ser mais autêntico do que as esfihas comuns! Vale a pena experimentar e surpreender absolutamente todos que não acreditam no poder dessas massas.
9º. Vegana
Perfeita tanto para intolerantes a lactose quanto para veganos, não tem como não se apaixonar por essa receita! Por isso, ela não podia faltar em um compilado.
Os sabores dessa massa são super fiéis aos originais, e apesar da autora utilizar um queijo como recheio você pode substituir por um espinafre ou brócolis. Vale a pena experimentar!
10º. Sem Glúten
Se você tem problemas com o consumo de glúten então vai gostar dessa receita, já que ela vai te permitir comer deliciosas esfihas sem sofrer com crises depois.
A melhor parte é com certeza, seu sabor continua o mesmo, e com certeza você vai se surpreender!
11º. Com creme de leite
A massa de esfiha pode ficar ainda mais saborosa, basta utilizar o creme de leite como ingrediente principal.
Fica macia, e fofinha e o sabor, hummmm esse é um show à parte. Vale a pena experimentar.
12º. Com iogurte
Em algumas partes do mundo é extremamente comum utilizar apenas iogurte e farinha para compor massas, por isso essa receita não podia faltar.
Experimente fazer seus salgados para venda ou para consumo próprio seguindo essa receita, você utilizara poucos ingredientes e com certeza vai se apaixonar!
13º. Folhada
Novamente para inovar e chocar seus convidados, experimente fazer essa massa sensacional e totalmente diferente quando falamos em esfiha.
Te garanto que o sabor é bom, e que seguindo à risca todo o passo a passo você não terá nenhum problema.
E aí você achou todas as nossas opções de massa para esfiha interessantes e agradáveis? Continue navegando em nosso site e veja mais.