Popular em terras brasileiras e portuguesas, a empada (ou empadinha) é uma parente distante do pastelão português, mas que tem influências inglesa e francesa. Ou seja, é um alimento que tem influência de diversos países.
São muitos critérios para preparar algo, parece bem complicado não é mesmo?! Na realidade, não é! Aqui mostraremos a melhor receita de massa de empada fácil e simples, para você preparar e surpreender a todos.
Seja para uma festinha infantil ou uma comemoração de aniversário mais íntima, pode ser para tomar um café diferente ou apenas para receber bons amigos e familiares em casa.
Confira após a primeira, veja mais diversas formas de preparo dessa maravilha.
Receita de Massa De Empada Fácil E Simples: como fazer
- 500g ou 4 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 1 colher (chá) de sal;
- 100g de margarina em tablete;
- 150g de banha;
- 50ml de leite;
- 1 ovo.
- 1 gomo de linguiça calabresa ralada;
- 200g de requeijão cremoso;
- 100g de muçarela ralada;
- 2 gemas para pincelar.
Modo de preparo
- Numa vasilha coloque a farinha, margarina, banha, ovo, sal e leite, ou seja, todos os ingredientes;
- Misture levemente com uma colher e depois é hora de colocar a mão na massa, misture rapidamente com as mãos e pontas dos dedos;
- Limpe o seu balcão e passe a mexer a sua massa em seu balcão, faça isso até formar uma massa homogênea que fique lisinha e reserve.
- Numa tigela adicione o requeijão, a linguiça e a muçarela, misture bem e reserve.
- Pegue a sua forminha e forre o fundo com a sua massa, faça isso com todas elas. Lembre-se de deixar massa sobrando para cobrir;
- Coloque o recheio de cada empada dentro das forminhas;
- Depois feche as forminhas de empada e pincele com a gema e leve para assar;
- Leve ao forno pré aquecido a 180 graus, deixe assar por 50 minutos até dourar.
- As empadas são uma delícia e ficam incríveis depois de retiradas do forno, ainda podem servir como forma de fonte de renda. Não esqueça de usar luvas e toucas ao cozinhar para fora!
2º. Massa podre
autor: Helen Ravagnoli
Famosa na culinária, ela recebe esse nome por esfarelar quando é partida. Pode ser usada para recheios doces e salgados.
Sem açúcar, ela possui alguns segredos na hora do preparo para que o resultado seja conforme o esperado: basta mexer pouco e usar ingrediente gelados!
3º. Com margarina
autor: Kdelícia Cozinha Ana Cláudia
Usada para substituir a manteiga ou margarina tem origem vegetal e pode ser encontrada com ou sem sal.
É muito utilizada como acompanhamento para pães e roscas, e como ingrediente de massas para bolos.
Veja diversos sabores de empada salgada e doce extraordinárias que farão muito sucesso.
4º. Com creme de leite
autor: Giane Cardinot - Receitas Pra Todo Dia
O creme de leite é a parte de gordura do leite, muito utilizado em pratos para deixá-los mais cremosos e para fazer manteiga.
O creme de leite possibilita que o alimento que está sendo preparado se torne mais cremoso e, algumas vezes, é usado para quebrar o doce de alguns pratos.
5º. Com guaraná
autor: Debyianreceitas
Planta originária da América do Sul, o guaraná é conhecido como sendo brasileiro e é encontrado principalmente na Floresta Amazônica e cultivado em regiões baianas.
É usado para fazer xaropes, refrigerantes e estimulantes em barras e pós, uma vez que o fruto é conhecido por seu alto teor de cafeína.
6º. De liquidificador
autor: Culinária em Casa
Você pode preparar sua massa de empada usando o liquidificador. Tornando o processo mais rápido e limpo, para aqueles que evitam sujar as mãos.
Use a tecnologia ao seu favor, até mesmo na cozinha!
7º. Sem ovo
autor: Delícias Da Dora
É possível preparar massa de empada sem ovo? Sim. Eis a prova! Nessa versão você precisará de margarina, sal, farinha de trigo sem fermento e leite.
E você não precisará sovar! Dicas preciosas para aqueles que querem praticidade e sabor em um mesmo lugar!
8º. Com farinha de arroz
autor: Pilotando o fogão
Você pode montar sua empada sem glúten, substituindo a farinha de trigo por farinha de arroz.
Uma substituta a altura e que nem muda em nada o sabor, mas que é considerada mais saudável e rica em nutrientes.
9º. Com maizena
autor: Cachinhos na Cozinha
A maizena é, na verdade, amido de milho. Uma farinha proveniente do milho e que é muito utilizada no preparo cremes e como espessante em caldos.
O amido de milho ficou conhecido como maisena devido a uma marca que vende o produto e se tornou famosa em vários lugares do mundo.
10º. De chocolate
autor: Rede Super de Televisão
Existem diversas razões para não restringir o chocolate apenas nos recheios, você pode usá-lo na massa também, afinal, chocolate nunca é demais!
Para surpreender a criança e deixar ainda mais gostoso o lanche delas, use sua criatividade: faça a massa com sabor e invente nos recheios. Será uma sobremesa ou lanche digno de aplausos!
11º. Massa folhada
autor: Você Faz
Leve, sem fermentar, produzida em camadas e com adição de gordura, essa é a massa folhada famosa na culinária para alimentos doces e salgados. É uma das massas mais incríveis que já provei, prepare a xícara de chá, a colher de sopa e o recheio e confira o passo a passo.
É incerto onde surgiu, mas é atribuído ao Egito, na época do Império Novo, a criação dessa iguaria deliciosa que é utilizada como base para diversos pratos.
12º. Massa podre com óleo
autor: Jeh da silva porto
Ao preparar alimentos que utilizam gordura, muitas substituições podem ser feitas, afinal muitos ingredientes têm o que é necessário para desempenhar o papel da gordura.
Os óleos, sejam eles de origem vegetal ou animal que desempenham o papel da gordura ou margarina nas receitas.
13º. Integral
autor: Escola DE SALGADOS
Quer variar no cardápio, mas não quer sair da dieta? Use a massa integral. Ideal para quem quer manter a alimentação saudável, mas não restringir os alimentos que não pode consumir.
Rica em fibras, vitaminas e minerais, as massas integrais contribuem para uma alimentação saudável, mas não devem ser consumidas em excesso.
14º. Com massa de mandioca
autor: Na mesa, sem glúten e sem leite
A mandioca pode ser utilizada no preparo de diversos alimentos. Seja através da farinha ou preparando uma pasta do alimento, ele é nutritivo e adaptável.
Parte da culinária brasileira, a mandioca tem na história do país as suas raízes e pode ser encontrada em diversas regiões, com diversos nomes.
15º. De batata doce
autor: Tata Medeiros
Outro alimento muito consumido e fácil de utilizar na culinária é a batata doce. Que pode ser usada nas massas e purês e consumida de diversas formas.
Ela também é uma grande aliada nos treinos e manter a boa forma, ajuda a aumentar a energia e fazer desintoxicação no organismo.
Essas são algumas dicas e formas de como fazer massa de empada, alguma opção é ideal para seu sucesso. Não tem erro, você irá surpreender na hora de servir um salgado!