De origem síria e libanesa, com versões abertas e fechadas, de massas elaboradas e mais fáceis e com recheios saborosos, cheios de temperos, a esfirra é uma unanimidade, não tem quem não ame.
Este lanche/petisco incrível é fácil de fazer, além de ser delicioso. Essa receita de esfirra de carne vai te conquistar. Para começar, a versão aberta, mas logo em seguida muito mais receitas com formatos, recheios e massas diferentes. São 11 outras receitas para você reproduzir e se inspirar.
Receita de Esfirra de Carne Aberta: Saiba Como Fazer
- 500g de farinha de trigo (aproximadamente)
- 10g de fermento biológico seco
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 250ml de água morna
- 1/2 colher de chá de sal
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- fubá para polvilhar
- 380g de carne moída
- 1 tomate grande picado
- 1 cebola média picada
- 1/2 colher de sal e pimenta a gosto
- suco de um limão
Modo de preparo
Massa- Para a massa, coloque uma tigela com a água morna, o óleo, o fermento, o açúcar, o sal. Misture bem;
- Adicione um pouco da farinha e misture;
- Mexa e vá adicionando o restante da farinha aos poucos;
- Sove a massa com as mãos.
- Transfira para uma bancada com mais farinha e sove até que fique uma massa bem lisa e desgrudar das mãos;
- Em seguida, corte as bolinhas (aproximadamente 60g cada) e polvilhe fubá;
- Cubra e deixe a massa descansar por cerca de 30 minutos ou até 1 hora, até a massa crescer/dobrar.
- Comece temperando a carne com o suco de limão;
- Adicione a cebola e o tomate picados e o sal (caso queira, adicione cheiro verde);
- Misture e coloque em um escorredor para soltar toda água;
- Pegue uma quantidade do recheio, aperte bem para garantir que o excesso de líquidos saia;
- Coloque a quantidade de recheio sobre a bolinha de massa e pressione;
- Coloque em uma assadeira untada (utilize azeite ou manteiga para untar) e leve ao forno pré-aquecido à temperatura de 230 a 250 graus por mais ou menos 15 minutos para assar ou até dourar;
- Prontinho, agora só provar!
2º. Fechada
autor: Gisele Teixeira
Uma versão fechada deliciosa. No preparo da massa é feita uma esponja, parece difícil, mas não é, é só seguir o passo a passo, deixar crescer por alguns minutos, adicionar a farinha e rapidinho vai ter aquele lanche gostoso e surpreendente.
Esta receita rende oito esfirras médias e utiliza gemas para pincelar. Eu amo essa versão fechada, o recheio fica suculento e a massa deliciosa.
3º. Fechada e Integral
autor: Gisele Teixeira
A versão integral enriquece seu lanche com fibras, tornando-o mais saudável, mas não menos deliciosa. Na massa, você pode substuir a 1 colher e meia de fermento seco por 45g fermento biológico fresco.
No recheio carne moída, cebola, azeitonas, suco de limão, cheiro verde, alho, orégano, gengibre em pó e sal a gosto. Uma delícia!
4º. Sem glúten
autor: Gisele Teixeira
Para quem tem intolerância ao glúten, tá aqui a receita que vai te fazer feliz.
Com xícaras (chá) de farinha de arroz e polvilho, e duas colheres de sopa de açucar demerara, a esfirra fica fofinha e gostosa e o sabor delicioso, não perdendo em nada para receita tradicional. É uma receita que vale a pena provar!
5º. Carne de soja
autor: Gisele Teixeira
Massa com leite vegetal (coco) deliciosa e inspiradora. No recheio proteína de soja, milho verde, molho de tomate, cebola, pimentão, alho, sal, pimenta do reino, páprica, açafrão e outros temperos.
Com todos esses sabores, ninguém vai sentir falta de carne bovina, garanto! Lembrando que você pode adaptar de acordo com suas preferências.
6º. Fit
autor: Gisele Teixeira
Aqui, a massa é preparada com uma xícara (chá) de batata doce, 12 colheres (sopa) de aveia, 3 gema de ovo, 1 colher de fermento em pó e sal a gosto. Não vai trigo!
O recheio também é super temperado. De fácil preparo e um ótimo incremento para dieta, este lache vai te surpreender,
7º. Com massa de batata
autor: Gisele Teixeira
Sem farinha de trigo, essa massa é preparada com batatas cozidas. No recheio, muitos temperos como cominho, canela e pimentas. Só assar por uns 15 minutinhos e pronto.
Fica muito saborosa e dar para fazer em um dia que estiver com mais pressa, é uma forma diferente de comer esfirra. Pode ser que você tenha todos os ingredientes por aí, de tão simples e econômica. Ah, e dar até para servi-la também em um almoço ou jantar.
8º. Com carne de panela
autor: Gisele Teixeira
Esta esfirra é recheada com carne bovina de panela desfiada, bem suculenta e temperada.
É uma boa alternativa à carne moída. A massa segue a mesma linha dos outros preparos. Você também vai amar!
9º. Com borda recheada
autor: Gisele Teixeira
Não tem como ficar melhor, não é? Pois tem sim. Essa esfirra tem a borda recheada e, por isso, fica quase impossível parar de comer!!!
Na receita, foi utilizada muçarela, mas você pode escolher o queijo de sua preferência, . Uma ótima ideia para acrescentar sabores em sua esfirra.
10º. Com queijo
autor: Gisele Teixeira
Queijo é bom com tudo! E nesta esfirra não é diferente. Com carne moída bem temperada, é só colocar o queijo antes de adicionar a carne, levar pro forno e comer bem quentinha. O queijo derrete e dar um sabor incrível ao seu lanche!
11º. Com requeijão
autor: Gisele Teixeira
Muito cremosa, essa receita vai te conquistar. Recheada com carne moída e bastante requeijão, essa esfirra fica um sabor suave e gostoso.
Eu amo essa mistura de requeijão com carne. Experimente aí na sua casa.
12º. Turca
autor: Gisele Teixeira
Com um formato diferente, mas não menos saborosa. Esta esfirra turca leva carne moída, cebola, tomates sem sementes, alho, salsinha, canela, cravo, limão, sal e pimenta síria. Só preparar a massa conforme a receita e montar em formato de barco. Uma receita linda e deliciosa.
Viu como é prático preparar esfirra? É só você escolher sua massa preferida, o formato que mais te agrada e os ingredientes que prefere no recheio.
A esfirra é uma ótima opção para seus lanches, você também pode variar as carnes (entre elas, pode usar frango e até peixes e frutos do mar) e pode até fazer sem carne, como vimos anteriormente.
É só usar a imaginação e criar suas receitas. Lembrando que dar para congelar e esquentar no micro-ondas ou na airfryer quando for comer. Bom apetite!