A farinha de milho é um ingrediente forte, que combate diretamente a anemia e é livre de glúten, assim, os preparos com ela são mais saudáveis e saborosos.
A busca para o lanche de hoje acabou! Aprenda o preparo dessa receita de bolinho de farinha de milho frito ou assado que além de delicioso, vai saciar a fome rapidinho! Quer apresentar como aperitivo? Pode também, inclusive, temos diversas outras receitas abaixo com carnes, aves e veggie para petiscar à vontade.
(favorita) receita de bolinho de farinha de milho crocante com carne moída: saiba como fazer
- ½ xícara de chá de farinha de mandioca
- 500 gramas de farinha de milho
- 500 gramas de acém moído
- Pimenta do reino a gosto
- 2 caldos de carne
- Suco de 2 limões
- 1 cebola picada
- 1 litro de água
- Sal a gosto
- 1 fio de óleo
- Óleo para fritar
Modo de preparo
- Coloque os caldos de carne para dissolver em água quente.
- Em uma tigela, coloque a carne moída crua e a cebola picada.
- Tempere com o suco dos limões, pimenta do reino e sal a gosto.
- Misture e reserve.
- Em uma nova tigela, adicione a farinha de milho e amasse ela com as mãos para esfarelar qualquer grão que possa ter, em seguida, coloque a farinha de mandioca e entre com todo o caldo de carne. Agora misture bem.
- Jogue um fio de óleo sobre a massa e a amasse com as mãos até ela ganhar uma consistência lisa, mas firme e bonita.
- Pegue pequenas porções nas mãos, modele para criar uma bola ou o formato que prefira, pressione o centro e adicione uma colher de recheio.
- Modele essa massa para que ela vá fechando em volta da carne.
- Reserve e repita o processo até acabar.
- Despeje, aos poucos, os bolinhos em óleo quente para fritar até dourar.
- Retire e deixe esfriar sobre o papel toalha.
- Sirva ainda morno.
2º. com Queijo
Uma massa com queijo ralado torna o bolinho frito extra saboroso, dispensando recheio. Por outro lado, você pode temperá-lo com orégano e colocar no centro desse bolinho.
Ao abri-lo, depois de frito, ele estará puxando aquele fio irresistível de queijo.
3º. com Frango
Um franguinho desfiado na panela de pressão, refogado no azeite com cebola e alho já parece um recheio delicioso para qualquer coisa, certo?
Para uma empada, uma coxinha... mas especialmente para um bolinho desses.
4º. com Farinha de mandioca
Um bolinho frito feito a partir dessa junção de farinhas tem garantia de sabor.
Ela também é responsável pela massa ficar sequinha e extra crocante, porém, ambas devem ser hidratadas com caldo de carne para dar a liga. Dá para fazer o seu próprio ou usar os tabletes industrializados.
5º. De chuva
Essa receita é de como preparar aquele bolinho de chuva de forma não tão tradicional, afinal, a farinha de milho aqui dá um gosto e cor especial.
É uma xícara (chá) de farinha de milho ou fubá para duas de trigo. O ovo, leite e 1 colher (sopa) de fermento é o que dão a liga para deixar a massa naquele ponto super cremoso e macio. Delícia!
6º. Café da tarde
Quem recusa um bolinho frito para tomar aquele café preto no final da tarde?
Esse petisco lembra bastante a um biscoito de sequilho na aparência e na economia, pois, são necessários ingredientes baratos e fáceis de achar na cozinha.
Ele fica douradinho e combina tanto com café quanto com um refri geladinho.
7º. com Batata
Nada de farinha de trigo por aqui! A massa é feita a partir de batatas inglesas cozidas com a farinha de milho e a água do frango.
Ela fica numa cor linda de amarelo.
Você consegue fazer no formato que quiser, aqui, se usa aquele que lembra a um kibe e cabe bem mais recheio.
8º. Sem lactose
Dá para fazer esse bolinho frito para os intolerantes ao leite também.
O segredo está no uso da água, dos ovos e do trigo para deixar a massa na consistência adequada. A receita é bem simplificada, você faz na mão em poucos minutos e só precisa aguardar o tempo de fritura para degustar essas delícias.
9º. de Carne e queijo
Que combinação, hein? Já chamou tua atenção porque carne moída e muçarela, é quase certeza termos em casa. Aqui, a carne é temperada e pré-cozida, mas se quiser que ela fique fresquinha e evitar ressecamento, pode crua também.
Muito delicia! Dá para servir em diversas ocasiões; da festa junina ao ano novo.
10º. com Polvilho
Sabe aqueles famosos biscoitos doces de polvilho? Uma das opções salgadas levam a farinha ou o fubá junto ao polvilho azedo.
Todos os tipos têm o seu valor, mas esse frito sob a gordura de porco?
É surreal de bom e crocante.
11º. com Molho de tomate
Esse bolinho é caprichado! Além da farinha de milho, leva batatas e polvilho.
O recheio dele também não deixa a desejar. É um refogado incrível de frango com extrato de tomate, páprica e creme de leite. Se quiser elaborar mais, dá para adicionar milho verde ou azeitonas.
12º. na Frigideira
Esta receita é a mais simples da lista porque esse bolinho frito foi pensado para unir os ingredientes disponíveis, fazer e comer sem complicação.
Nada elaborado! Procurando algo para improvisar no lanche? Temos.
13º. com Cogumelos
Está evitando comer carne ou vai receber convidados com esse estilo de alimentação? Essa é a sua receita!
Nada de comida sem graça só porque não tem proteína animal.
14º. Palito
Outra receita simples, mas com sabor de comidinha de vó. Delícia, né?
Tem de farinha branca e de farinha amarela. A massa fica tão maleável que você consegue criar formatos diversos. Aqui, é palito, mas dá para fazer bolinha, coração... o que a sua criatividade mandar.
15º. com Linguiça
Um preparo típico de época junina.
Esse bolinho é recheado com a carne da linguiça que você tiver. Ela é temperada com chimichurri, cheiro verde e limão. A massa também, então, já viu, né?
Todo mundo vai querer.
16º. Vegano
Uma receita de bolinho frito vegano que leva 1 xícara (chá) ou 2 de recheio de proteína de soja refogado em 1 colher (sopa) de azeite com cebola e alho.
Há jeito para tudo, certo? Esse petisco fica tão bonito e saboroso que vai fazer sucesso entre todos. Até os carnívoros vão gostar, te garanto! Experimenta.
Gostou das ideias de hoje? Pegue a sua favorita e teste! E, se quiser, use outros recheios para inovar. Os legumes, peixes e frutos do mar são muito bem-vindos. Se quiser faze-lo assado, também é uma opção.