Amendoim fica gostoso nas suas mais variadas versões, seja doce, salgado ou temperado. Não dá para resistir à tentação de provar pelo menos um. Além de tudo é muito prático, você pode até dividir em saquinhos ou potes e levar aonde desejar ir.
E não precisa ser nenhum cozinheiro super experiente para conseguir fazer o seu em sua própria casa com a mesma qualidade dos vendidos nos supermercados com essa receita de Amendoim Japonês Caseiro, basta estar disposto a aprender e aprimorar suas habilidades na cozinha.
Então, vamos começar o passo a passo!
Receita de Amendoim Japonês Caseiro: Saiba Como Fazer
Ingredientes
Modo de preparo
Vamos fazer a calda!
- Em um recipiente de sua preferência adicione o açúcar refinado, a água, o bicarbonato de sódio e o sal.
- Misture bem tudo até dissolver bem o açúcar e formar uma calda.
Preparando a crosta crocante
- Em uma tigela coloque os amendoins e adicione 2 colheres da calda preparada anteriormente.
- Mexa os amendoins procurando deixar todos eles umedecidos, pode usar as mãos ou uma colher para fazer isso.
- Agora acrescente a farinha de trigo aos poucos e volte a mexer. É preciso que a farinha grude em todos, por isso misture bastante.
- Peneire tudo para retirar a farinha que sobrou. E vá reservando em outro recipiente o conteúdo peneirado. Se algum deles ficar grudado no outro, separe-os.
- Feito isso, recomece tudo adicionando mais calda em cima dos que já estão peneirados, depois, jogue mais farinha e volte a peneirar. É necessário repetir esse processo por 4 vezes.
Dica:
- Coloque a peneira sobre uma bacia bem grande, dessa forma o excesso de farinha vai caindo nela e não se espalha por toda a sua cozinha. Se utilizar um recipiente pequeno, é provável que o pó suje bastante.
Hora do forno!
- Coloque em uma assadeira, se possível uma grande o suficiente para espalhar bem, quanto mais distribuído melhor para torrar.
- Leve ao forno, que deve estar a uma temperatura de 250°C, por um período de 20 minutos.
- Abra o fogo a cada 5 minutos e misture os amendoins. Isso é muito importante para que eles sequem totalmente, mas não queimem.
Vamos fazer a segunda calda!
- Em uma panela coloque manteiga ou margarina, sal e açúcar. Ligue o fogo e mexa brevemente.
- Em seguida acrescente o molho shoyo.
- Mexa até a calda esquentar, deixe ferver. Ela deve ficar líquida, não espere ganhar consistência.
Finalizando
- Retire o amendoim japonês do forno e com ele ainda muito quente jogue a calda por cima. Ela precisa estar fervendo nesse momento. Isso vai ajudar a dar uma coloração mais bonita.
Para o forno mais uma vez
- Leve novamente para o forno, na mesma temperatura e deixe assar por 5 minutos. Esse tempo pode variar a depender da quantidade de calda colocada e da potência do forno. Desta forma, quando completar o tempo, não desligue o forno, abra e experimente um dos amendoins. A textura desejada é um amendoim crocante. Se ainda não estiver, deixe mais cinco minutos. Faça isso até atingir o ponto. Sempre mexendo assim não queimar.
Dá pra fazer com o amendoim já torrado?
Não é aconselhável. Isso porque a receita exige que ele seja levado ao forno 2 vezes, se já estiver torrado, provavelmente, ficará com um gosto forte de queimado.
Só posso utilizar o açúcar refinado?
Não. Também dá pra fazer com o açúcar cristal, a diferença é que o refinado irá dissolver bem rápido, mas basta mexer um pouco mais que o resultado não é alterado.
Dá pra substituir o molho shoyo por alguma outra coisa?
Dá sim, sem nenhum problema. São diversas as opções de troca. Você pode usar cúrcuma, colorau ou até mesmo o molho inglês. Eles têm a função, principalmente, de colorir o amendoim. Então, escolha a coloração que lhe agradar.
Posso fazer sem bicarbonato de sódio ou resultado fica muito diferente?
Não é aconselhável, visto que, é o bicarbonato que dá a textura crocante do amendoim. Ele é essencial para o preparo, uma espécie de segredo culinário. Fazendo sem adicioná-lo, pode até obter uma casquinha crocante, mas dentro ele ficará um pouco mole e não é esse o resultado que queremos.
Dá pra fazer temperado?
Sim. Pode testar diversos sabores, salsa, calabresa, bacon. Para fazer isso, o ideal é que acrescente o tempero escolhido na sua versão em pó. Faça esse acréscimo no momento em que começar a preparar a calda quente. Depois é só prosseguir normalmente.
Por que meus amendoins ficaram alguns queimados e outros pouco crocantes?
Esse problema se deve, geralmente, a algum erro no momento de mexer o amendoim no fogo. Não deve esquecer de mexê-lo a cada 5 minutos, deixá-lo lá sem misturar mais tempo, fará com que alguns fiquem com um lado queimado mesmo.
Outro motivo, é usar uma forma muito pequena, amontoando os amendoins uns sobre os outros. Se na sua casa não tiver uma forma grande então misture outras vezes, assim os que estiverem em cima terão a chance de ir ao fundo e torrar melhor. Do contrário, eles não conseguiram ser aquecidos igualmente.
Posso substituir a farinha de trigo por outro tipo?
Pode sim. Experimente use a farinha de arroz no lugar dela, o resultado também fica excelente.
Qual a validade?
O ideal é comer em, no máximo 4 dias, pois dependendo das condições de armazenamento ele pode ficar úmido.
Dá para congelar?
Infelizmente não dá, o congelamento fará com o amendoim tipo japonês murche e perca a crocância. Logo, nem pensar!
Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.