O consumo de chá como alternativa a medicamento vem se popularizando com o tempo, e seu papel destaca-se para quem tem problemas de insônia e ansiedade, que atrapalham ainda mais durante a noite.
Muitas ervas e frutas possuem propriedades calmantes, componentes sujos efeitos são passados de geração para geração, o que e contribui para a popularização da medicina natural.
E para provar esse argumento, eu trouxe uma deliciosa receita de chá para dormir que vai fazer você ter uma noite muito relaxante e ajudar a começar os dias mais feliz e ter mais produtividade.
Não tem como isso não dar um resultado maravilhoso, não é? Então, como eu sei que você deve estar querendo testar esse prato, se liga nessa receita:
Chá de Maracujá: O melhor chá para ajudar a dormir, saiba como fazer
- 2 maracujás pequenos
- 2 xícaras de água
- Açúcar ou adoçante conforme desejar
Modo de preparo
- Primeiro, você deve colocar a água para ferver em uma panela, lembrando que como o maracujá será acrescido, deve haver espaço para que não esborre.
- Enquanto a água esquente, corte os maracujás e retire a polpa deles junto com a película branco que envolve as sementes, pois ela é igualmente rica em propriedades calmantes.
- Após a água ferver, adicione a polpa e a película branca, e deixe ferver por alguns segundos.
- Em seguida, também a panela por mais alguns minutos, aproximadamente 5, e então pode servir.
- Adoce conforme seu gosto, mas recomenda-se o consumo natural pois o açúcar tende a dar energia.
2º. Abacaxi com Gengibre
autor: SemeiArte
Um chá que te emagrece enquanto você dorme, essa bebida ao mesmo tempo que é detox também ajuda a acalmar as mentes ansiosas.
Para tanto, basta utilizar a casca da fruta, e fervê-la com o gengibre, o que trará todo o sabor dos ingredientes, ajuda a ter uma boa noite de sono, já que tem propriedades calmantes.
3º. Alecrim
autor: Silvia Helena
De tempero de carnes à chá, o alecrim é uma erva muito versátil, e de sabor muito característico.
Sua combinação com a erva-doce, potencializa seus efeitos, além de contribuir na redução de gases e melhorar a digestão, bem como dores reumáticas e até mesmo tratar gripe!
Um verdadeiro combo para a saúde!
4º. Alface
autor: Canal da Elaine - Saúde e Alegria
Muito além da salada! A alface é uma ótima carta gastronômica, pois quando feito o chá de suas folhas, pode ajudar nos casos de estresse e ansiedade, proporcionando uma noite de sono tranquila por ter substâncias calmantes que ajudam no relaxamento.
De brinde, ainda, ajuda a prevenir a osteoporose, por ser rico em cálcio.
5º. Alface com Camomila
autor: Delícias da Lídia
Uma forma simples de combater a ansiedade e insônia com o que temos na geladeira, esse chá é inovador por unir o clássico calmante com o clássico das saladas.
Mas não remova os talos brancos da alface, pois eles são ricos em lactucina, um calmante natural.
6º. Banana
autor: VIVA ASSIM
Apesar de inusitada, a utilização da banana como ingrediente de um chá para dormir é muito eficiente por estimular a produção de endorfina, que ajuda até mesmo no emagrecimento!
Além disso, outro fator importante é que essa bebida ajudar a drenar os líquidos que nosso corpo pode reter. De quebra, você ainda pode consumir a fruta cozida.
7º. Camomila
autor: Temperos da Vida
Um dos chás calmantes protagonistas das listas de bebidas para quem tem dificuldade para dormir, o chá de camomila também é antibacteriano, anti-inflamatório e antialérgico, ajudando em tratamentos de asma e bronquite.
Seu sabor naturalmente adocicado facilita seu consumo para as pessoas com paladares mais sensível a sabores amargos, e dispensa o uso de adoçantes naturais ou sintéticos.
8º. Casca de Laranja
autor: Dicas e Receitas do Ganesha Organico
A praticidade do chá é elevada a outro nível nesse preparo, pois com o uso de uma chaleira, basta acrescentar a água quente no infusor e deixar que os aromas sejam extraídos ao máximo com o decorrer do tempo.
O charme, e segredo, estão no uso da casca e do sumo da laranja, pois através dele, o sabor da fruta estará presente com toda sua potência.
Uma das melhores dicas da gastronomia, para não amargar, é retirar apenas a parte laranja da casca, ou seja, evite tirar a película branca, pois ela é responsável pelo amargor desagradável.
9º. Erva-Doce
autor: Cardápio Receitas
Para um chá mais eficiente e mais saboroso, opte por comprar as sementes inteiras e não moídas, pois é garantido que o produto é 100% livre de contaminações de outros temperos, e consequentemente, um efeito calmante mais potente.
O bônus é que ela não age só como calmante, mas também como relaxante muscular e até digestivo.
10º. Erva-Doce com Camomila
autor: Silvia Helena
Uma mistura tiro e queda, a junção desses potentes calmantes naturais com certeza ajudam a dormir por serem calmantes naturais, tratando ansiedade, insônia e nervosismo, de certa forma.
O melhor é que por terem um sabor adocicado, o seu consumo se torna muito fácil e menos enjoativo, já que não tem gosto forte.
11º. Hortelã
autor: Plantas com Manu
Um tempero muito clássico da culinária árabe, a hortelã é uma opção ótima para combater a ansiedade! Seu preparo é simples, podendo ser feito tanto na chaleira com infusor, quanto na panela com uma peneira.
Seu consumo, ainda, pode ser quente, morno ou frio, se adequando a todos os climas do Brasil.
Bem, por isso tudo pode-se dizer que o chá das folhas de hortelã é ótimo para tomar no dia a dia!
12º. Maçã
autor: Temperos da Vida
O efeito aqui é garantido com a combinação da maçã com a camomila, que une as propriedades calmantes da erva e o dulçor da maçã, proporcionando um sono tranquilo, dispensando o uso de adoçantes ou açúcares na bebida, já que a fruta utilizada é muito saborosa.
Caso você prefira uma textura mais fluida, coe o suco resultante da mistura dos dois ingredientes. Pode consumir ele frio como suco ou aquecer e tomar como chá.
13º. Maracujá, erva doce e camomila
autor: Quero Mais Receitas
Esse chá é a junção dos clássicos relaxantes naturais, sendo um verdadeiro mata leão que vai combater a insônia com toda certeza, em especial por todos três ingredientes terem efeitos calmantes, que definitivamente podem te ajudar dormir bem!
O melhor é que, nessa versão, o desperdício é zero, pois no preparo é usada até a mesmo a casca do maracujá, o que para muitas pessoas pode soar estranho, mas ela também pode ser usada para relaxar, fique tranquilo, pois seu sabor é neutro e tem propriedades tão calmantes quanto a polpa.
14º. Melissa
autor: Silvia Helena
Também conhecida como erva-cidreira, a melissa é ótima no combate à ansiedade por suas propriedades sedativas naturais, que ajudam a dormir melhor. Seu sabor leve é um fator positivo que a faz ser recomendada até para crianças mais agitadas.
Só tenha cuidado com o tempo de consumo, pois essa erva tem a tendência a azedar se ficar fora da geladeira, então opte por fazer pequenas quantidades, pois o chá deve ser consumido em até 12 horas.
15º. Mulungu
autor: Chá e Cia - Produtos Naturais
Usada no tratamento da ansiedade, insônia e depressão, além de ser relaxante muscular, o mulungu é uma casca, que precisa ser fervido junto com a água, diferente de outros chás que geralmente têm apenas a infusão.
Seu consumo, recomendado, é durante 3 dias (aproximadamente, 3 xícaras por dia), e depois ser feita uma pausa, para evitar problemas.
16º. Valeriana
autor: Dayane F Silva
A valeriana é uma raiz multiuso, o sono é um dos pontos mais relevantes do resultado desse chá. Apesar do cheiro forte, o descanso é garantido com o seu consumo, então caso tenha dificuldade com cheiros fortes, tente adoçar ou comprar a valeriana em gotas.
Para dormir melhor, tome antes de ir para a cama, e para uma boa noite de verdade, evite ver tv ou manter seu cérebro ativo. Se permita pegar no sono logo que possível.
Cuidado com o excesso, então opte por diluir mais o produto, e não pode consumir durante a gravidez ou amamentação, nem se for dirigir. Também, evite bebidas alcóolicas após o chá.
Essas foram sugestões de chás para melhorar a qualidade do sono e te ajudar a dormir melhor. São tantas opções que, com certeza, alguma delas vai relaxar o corpo e servir para induzir o sono. É importante lembrar que em casos de doenças ou condições de saúde específicas, só um médico poderá informar efeitos colaterais que pode ter o consumo do chá, então sempre procure apoio desse profissional.