Uma planta medicinal, a erva doce é muito utilizada para tratar diversas condições, sendo as mais populares: A dor de barriga, dor de cabeça, má digestão, inchaço, cólicas menstruais, cólicas intestinais e inflamações, por ser um chá com propriedades anti-inflamatórias.
Eu já não fico mais sem o meu chá de erva doce e o meu favorito é o que vem acompanhado de limão. Fica uma delícia e com um gostinho único. Vou te ensinar a fazer, segue a receita:
Após a receitinha favorita, deixei uma seleção incrível para você conferir.
Receita de Chá de erva doce com limão: Saiba Como Fazer
- ½ limão
- 1 colher (sopa) de erva doce seca ou fresca
- 1 xícara de água
- Mel a gosto
Modo de preparo
- Em uma panela ou leiteira coloque a água e a erva doce. Leve ao fogo e deixe ferver.
- Quando já estiver borbulhando, desligue o fogo e deixe o chá descansar por cerca de cinco minutos. Depois, com o auxílio de uma peneira coe o líquido.
- Quando já estiver coado, acrescente meio limão espremido. Caso queira adoçar, o mel é uma ótima saída, entretanto não é obrigatório.
- Depois, só tomar!
2º. Com bicarbonato
Uma receita oriental e que auxilia totalmente a sua saúde. O chá de erva doce já é bastante tradicional, mas e se acrescentar uma colher de bicarbonato?
Os benefícios vão aumentar. Essa junção contribui para a melhora da pressão intracraniana, além de prevenir o derrame cerebral.
3º. Com camomila
Está com problemas intestinais? Esse chá é para você. Experimente essa mistura de camomila com erva doce.
Além de fazer bem para o intestino, ainda pode ser usado para reduzir os gases. Somando a tudo isso, o sabor é incrível e vai te apaixonar.
Você pode servir com mel ou açúcar mascavo, entretanto o adoçante não é obrigatório. Usufrua dos benefícios para a saúde.
4º. Gengibre e casca de cebola
Sabe quando nos sentimos pesados e inchados após a alimentação? Muitas vezes é por causa da difícil digestão, por isso um chá que auxilia nessa questão é essencial.
Experimente usar a erva doce, o gengibre e a casca de cebola. Enquanto o gengibre alivia o estômago, a casca da cebola serve para aliviar os gases.
5º. Erva cidreira
Enquanto a erva doce possui propriedades digestivas, a cidreira é conhecida pelo seu fator calmante, que alivia o estresse e reduz a ansiedade.
A junção dos dois, torna-se um excelente chá com efeito calmante, digestivo e que ajuda nas cólicas intestinais e menstruais, e também ajuda a reduzir o inchaço abdominal.
6º. Alecrim
Rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo, o alecrim é conhecido por ter ação diurética, além de possuir bastante propriedades digestivas, tal qual a erva doce também possui.
A limpeza do fígado também é uma das ações ocasionadas pelo alecrim, portanto indicado para curar aquela ressaca pós bebedeira.
7º. Casca de laranja
Para quem tem insônia, seus problemas acabaram. A mistura da casca de laranja, com a camomila e a erva doce tranquiliza e acalma, fazendo com que o sono chegue e permaneça.
Além disso, esta delícia pode se consumir quente ou gelada, de ambas as maneiras segue incrível.
Para relaxar e ajudar na digestão, experimente esses chás, a erva doce pode ser usada como um excelente medicamento natural.
Conheça os benefícios e como esses chás podem servir para melhorar sua qualidade de vida e o bem estar. Fica incrível.