Tipicamente italiana, é um dos pedidos mais recorrentes no delivery brasileiro, existem de todos os tipos e gostos. Com base nisso, fizemos uma lista especial com ingredientes variados e preparos rápidos e práticos.
Faça você mesmo o aperitivo de sexta à noite. Trouxe a melhor receita de pizza caseira simples, fácil e com alto teor de gostosura. Bora colocar a mão na massa?
Após a primeira, deixei mais diversos preparos com sabores bem diferentes.
Receita de Pizza Caseira de Marguerita: saiba como fazer
- 25g de fermento biológico
- 1 colher de sopa de açúcar
- 250ml de água morna
- 500g de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de sal
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- 2 tomates pelados
- 1 dente de alho
- Manjericão a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
- 1 pacote de mozzarella de búfala em bolinhas ou muçarela clássica
- Azeite de oliva
Modo de preparo
Massa:- Em uma tigelinha, misture o fermento com o açúcar e a água. Deixe inflando por 15 a 20 minutos.
- Coloque a farinha em uma tigela e faça um buraco no centro. Polvilhe sal pelas beiradas e despeje a mistura do fermento e o azeite de oliva no centro.
- Trabalhe a massa com as mãos durante 10 minutos, adicionando mais água morna se necessário, até que a massa fique bem macia.
- Faça uma bola e cubra com um pano limpo. Deixe descansar de 1 a 2 horas, até que a massa dobre de volume.
- Retire o broto do centro do alho e leve ao liquidificador com o tomate pelado e algumas folhas de manjericão.
- Tempere com sal e pimenta conforme sua preferência.
- Bata até formar uma pasta.
- Pré-aqueça o forno de sua cozinha 250°C.
- Unte uma forma redonda com azeite.
- Abra a massa com a mão, ou com a ajuda de um rolo, bem fininha, deixando as bordas mais altas para evitar que o recheio escorra e fique bem crocante, além da conta.
- Coloque o molho de tomates
- Acrescente a mozzarella desmanchada, ou a muçarela, e cubra com folhas de manjericão rasgadas.
- Coloque um pouco de azeite de oliva por cima.
- Leve ao forno durante 20 minutos.
Aproveite e veja outras formas de preparar a massa de pizza.
2º. de sardinha
autor: MINHA PANELA VELHA
A primeira da nossa lista é um tipo bem comum, uma pizza de sardinha, ela é feita com molho de tomate, cebola, orégano, milho verde e sardinha.
Essa opção é super simples. Para a massa de pizza, bata os elementos no liquidificador, assim você poupa tempo. A dica é: misture bem os ingredientes líquidos primeiro e, depois, acrescente os secos, como farinha de trigo e fermento em pó.
É rapidíssima: vai ficar pronta em 25 minutos no forno a 180ºC.
Confira também uma mega variedade de receitas de pizza de liquidificador que preparamos para sua alegria. Temos ainda a massa italiana, e a massa profissional.
3º. Portuguesa
autor: Chef José Carlos
Diretamente de Portugal, essa pizza portuguesa pode ser facilmente imitada em casa, já que tem ingredientes que marcam presença e são simples de preparar, como ovo, presunto, tomate e queijo.
No tutorial o foco é o recheio, mas não se preocupe, o modo de preparo dessa massa de pizza para fazer em uma tigela está na descrição do vídeo. Lembre-se de deixá-la de forma mediana, nem tão fina nem grossa demais. Deixe descansar por cerca de 1 hora, até dobrar de tamanho, e coloque em uma assadeira.
4º. Napolitana
autor: Eduardo Perrone
Nada melhor do que a clássica pizza napolitana, que leva esse nome por ter sua origem na cidade de Nápoles, na Itália. Apesar de esbanjar fineza, os itens que a compõe são básicos.
O diferencial é a adição do mel e farinha tipo 00. Você precisa reservar um tempinho, já que é uma massa de longa fermentação. Viu? Não precisa atravessar o oceano para provar dessa delícia!
5º. De calabresa
autor: Nandu Andrade
Essa versão é uma das mais presentes nos cardápios das pizzarias, pois possui elementos baratos e rápidos de fazer no forno.
Lembre-se de comprar a calabresa já defumada e, no momento da preparação, retirar a pele. O resultado crocante vai te surpreender.
A quantidade sugerida no vídeo rende até duas porções, e fica pronta em 20 minutos no forno preaquecido cada uma. Delícia, né?
Essa composição também funciona muito bem na pizza de frigideira, confira.
6º. Fit low carb (fitness), sem glúten
autor: Alex Granig - Versão FIT
No rol das gostosuras a turma fitness também é contemplada! Indicamos a massa de pizza fit low carb fitness para quem é apaixonado por esse lanche, mas que estão restritos de ingerir carboidratos em excesso e, inclusive, os intolerantes a glúten.
Para preparar uma massa de pizza low-carb muito boa, basta ficar atento a farinha de amêndoas ou, se preferir, de aveia. Os demais são indispensáveis, como uma colher (chá) de sal, ovos, farinha de trigo e parmesão ralado.
O recheio fica a seu critério. Só não esqueça de escolher os mais saudáveis!
7º. Com massa da pizza hut de pepperoni
autor: Receitas de Minuto por Gi Souza
Aviso importante: você verá cenas fortes que deixará o estômago aos gritos. Preparado (a)? Sim, eu falo da opção de pepperoni, aquela com muito queijo derretido e o típico salame ítalo-americano pepperoni.
Tudo que você precisa é acessível nas prateleiras do mercado. Feita com a massa da pizza hut pan (mais alta), ela é bem conhecida entre as redes de fast-food.
Não esqueça de alho e cebola desidratados, assim fica similar à original. Eu já fiz aqui e você?
8º. Vegana
autor: TÁ NA MESA VEGG
Aos veganos de plantão, temos uma ótima alternativa. Essa variação é saudável e à prova de qualquer produto de origem animal. Vai encarar?
Use fermento biológico seco, açúcar do tipo demerara, xícara (chá) de trigo, sal e colheres (sopa) de azeite de oliva. Sove a massa até ficar bem lisinha, em uma superfície lisa. A sugestão é repousá-la por pelo menos 1 hora.
Na montagem, separe brócolis, palmito, tomates frescos, azeitonas pretas e requeijão de soja. Mais caseiro que isso, impossível!
9º. De muçarela
autor: Tata Pereira
A simplicidade é o que encanta aos fãs dessa versão, já que só leva molho de tomate, queijo muçarela e orégano. São somente três ingredientes para render 8 fatias quentinhas e deliciosas.
Espalhe o molho de maneira equilibrada, adicione por cima bastante muçarela e finalize com pitadas a gosto de orégano e rodelinhas finas de tomate.
Basta 40 minutos no forno à 180ºC e está pronta essa belezura!
10º. Baiana
autor: Pizzaria de sucesso
A baiana é chamada dessa forma pelo seu aspecto ardido vindo da pimenta, fazendo alusão às comidas típicas e temperadas da Bahia. Show, não é mesmo?
Que saber como preparar? Primeiro, abra o armário e faça o checklist: você vai usar pimenta-do-reino, pimenta calabresa, carne moída, linguiça, corante e cebola picada.
O ideal é cozinhar a carne e ralar a linguiça, assim o gosto ficará mais acentuado no prato. Sirva sem medo de ser feliz!
11º. Com couve-flor
autor: Mamãe Vida Saudável
Quem diria que a couve-flor poderia ser um recheio saboroso se mesclado ao prato?! Eu digo e afirmo, ela é divina e ainda faz parte da dieta low carb, sem contar que pode fazer em casa sem maiores problemas.
É só triturar a couve cozida no processador ou liquidificador, ao final secá-la com um pano limpo e acrescentar numa tigela com ovo, sal e queijo ralado. Confira essa massa de pizza de liquidificador para ajudar na criatividade.
É possível conservá-la na geladeira por dois dias, só não a coloque no congelador, assim tem chance de estragar.
12º. De frango com catupiry
autor: Pizzaiolo Curso
Não tem como resistir à mistura do frango com o catupiry! Eles são os queridinhos dentre os pedidos nas pizzarias brasileiras, já que o sabor do frango desfiado e temperado com a cremosidade do queijo dão match perfeito.
Prepare a sua massa para pizza simples, exceto pela incrementação de aguardente. Para a cobertura, compre um peito de frango e o deixe no jeito, cozido, desfiado e muito bem condimentado. O catupiry pode ser o de sachê que vende no supermercado.
13º. Vulcão
autor: Alex Granig
Toque toque! Quem é? A maior e mais deliciosa do mundo, foi daqui que saiu o pedido? A oferta está feita, basta clicar no link e se deliciar!
Tem batata frita, borda vulcão recheada com cheddar, catupiry e muçarela, bacon e muita água na boca. Siga o passo a passo, sirva para todo mundo e receba aplausos. Aqui a parceria está paga com essa belezura e muito Sabor na Mesa!
14º. De strogonoff
autor: Cozinha Rápida e Fácil
O strogonoff é conhecido pela cremosidade sem igual e sabor inconfundível, em conjunto com nossa receita ele se torna uma opção extra apetitosa.
Ele conta com a participação especial da massa pan, mostarda, ketchup, molho shoyu e creme de leite.
O tipo de carne é você quem decide, bovina ou frango, as duas são ótimas para esta receita de pizza. Lembre-se que na hora de montar a sua redondinha, o queijo deve ir embaixo dos elementos principais.
15º. Romeu e julieta
autor: Chef José Carlos
A duplinha dessa receita faz sucesso, seja nos docinhos de casamento ou em forma de torta nas festinhas de criança – ela vai bem em tudo, inclusive, na massa sovada.
A primeira variação doce apresentada na nossa lista é basicamente a mistura de goiabada com queijo. A massa é fermentada biologicamente e envolve açúcar refinado e de baunilha. A pitada de sal é necessária, mas não exagere.
Para cobrir utilize requeijão e goiabada cremosa. Leve ao forno por 5 minutos para assar.
16º. De banana
autor: Ana Maria Brogui
A banana é uma fruta rica em diversos nutrientes, entre eles estão a vitamina A, B e C, que auxilia no aspecto da pele, no desenvolvimento do sistema imunológico e no combate a problemas oftalmológicos.
Por isso, o Sabor na Mesa separou essa versão que além de nutritiva, é super gostosa. Usufrua de bananas maduras, o tipo fica a seu critério. A adição do queijo muçarela sela o recheio.
17º. De chocolate
autor: Cook'n Enjoy
Estamos chegando ao fim da nossa seleção nota mil e para encerrar com chave de ouro, destacamos uma das opções doces mais comuns: a de chocolate com morango.
Além dos ingredientes tradicionais da massa, acrescente óleo e água morna. No recheio, o chocolate indicado é o amargo, mas escolha o que mais agrada seu paladar.
Por fim, você pode decorar com pequenas cerejas vermelhas e o granulado, a beleza e o sabor vão te encantar. Fica ótima servida em temperatura ambiente.
Partiu reunir os amigos, fazer uma dessas delícias e dar boas risadas? Com certeza! Agora o seu caderno vai lotar com as receitas leves, saborosas e saudáveis apresentadas acima. Agora tem tudo para fazer pizza em casa.
Ainda pode se interessar pela versão feita na airfryer e o calzone.
Não esquece de comentar aqui embaixo sua experiência.