Vindo da Itália, o Minestrone é uma receita super tradicional que, além de ser deliciosa e te aquecer nos dias mais frios, também é super saudável e nutritiva.
Por ser deliciosa, versátil e encorpada, vale apontar que a receita pode ser feita tanto com feijão, quanto com macarrão, bastando apenas substituir ou adicionar esses ingredientes. Aprenda já essa maravilhosa Receita de sopa Minestrone, um clássico italiano! E logo depois, você confere diversas versões desta sopa sublime.
Receita de Minestrone: saiba como fazer
- 2 dentes de alho
- 80g Cenoura
- 80g Cebola roxa
- 150g Abobrinha
- 330g Batata
- 60g Aipo
- 350g Tomate cereja
- 200g Feijão pré-cozido
- 250g Abóbora
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 150g Alho poró
- 300g Couve-flor
- 200g Ervilha
- 1 ramo de Alecrim
- 2 folhas de Louro
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
- Limpe os legumes e reserve as sobras, como talos e cascas;
- Bata no liquidificador a ervilha com 10mL de água;
- Em uma panela grande, adicione 3L de água, as sobras de legumes, a ervilha batida, e cozinhe por 40 min. Tampe. Esta será a base do caldo. Após seu cozimento, peneire e reserve;
- Corte os legumes em cubos médios (cebola, cenoura, batata, abóbora, abobrinha e tomate).
- Na panela, adicione o azeite, alho, cebola, aipo, alho-poró e junte a cenoura;
- Leve ao fogo e refogue, por cerca de 2 minutos;
- Acrescente o caldo preparado para cobrir o refogado;
- Acrescente as folhas de louro, alecrim e feijão;
- Adicione a abóbora, batata, e o caldo até cobrir todos os legumes;
- Adicione a couve-flor e, se necessário, acrescente caldo até cobrir 2 dedos acima dos legumes na panela;
- Cozinhe durante 20 minutos. Caso esse tempo não seja suficiente, deixe cozinhar por mais 10 minutos;
- Adicione o tomate, a abobrinha em cubos e o tempero a gosto. Adicione o restante do caldo e cozinhe por 5 minutos; e está pronto!
2º. Com nabo e molho de tomate caseiro
autor: Made by Choices
Esta receita é composta por nabo, cenoura e a acelga unida ao feijão. A receita também conta com o macarrão, além dos tradicionais legumes. O macarrão ajuda sua sopa ficar mais incorporada, com
caldo bem grosso e delicioso.
O tempo de cozimento e a ordem dos ingredientes são muito importantes, não tenha dúvidas. Pois, é o que vai fazer a sopa engrossar e os legumes cozinharem no ponto correto. Se atentando ao passo a passo, tenha a certeza de que sua sopa ficará ideal para comer com um pãozinho delicioso!
Você pode optar por alguma bebida, tal como o vinho, que deixará essa sopinha com cara de dia a dia mais incrementada e sofisticada.
3º. De feijão e arroz
autor: Delícias da Eleni
Essa sopa italiana, mas com um toque brasileiro, vai arroz, feijão, batata e couve. É um prato muito completo para quem ama uma cozinha prática.
O preparo é super simples e rápido. Basta bater no liquidificador o feijão já cozido e temperado, enquanto as batatinhas são cozidas. Depois, é só despejar todo o creme de feijão dentro de uma peneira sobre o caldo de batata, na panela mesmo. Em seguida, basta acrescentar o arroz branco, também já cozido e temperado, ferver um por 10 minutos e seu prato estará prontinho para ser degustado com a família.
Esse é um prato saboroso e reforçado que é perfeito parar fazer quando se está com muita pressa e não dar tempo de passar no mercado, então, junta tudo que tem na geladeira e prepara a sopa tipicamente italiana. Não é demais?
4º. Tradicional
autor: Temperos de cinema
Esta receitinha tipicamente siciliana, uma região da Itália, vai conquistar seu coração. Porém, é muito importante ter paciência ao prepará-la. Pois, somente o feijão deve levar 12 horas de molho, então, já se organize para não se frustrar e atrasar o almoço.
Super deliciosa e saborosa, essa versão pode ser finalizada com vinho e torradas! A cara da Itália!
Para esse prato será preciso de ingrediente como: feijão-branco; azeite, manteiga; temperos picados; cenoura; salsão; batatas; vagem; abobora com casca; repolho ralado 1 litro de caldo de carne; tomate italiano sem pele; tempero a gosto e, claro, queijo parmesão ralado! Junte tudo e deixe cozinhar por alguns minutos até todos os legumes ficarem molinhos.
São muitos legumes, logo, muitas vitaminas e nutrientes! Ideal para o jantar familiar.
5º. Com Molho Pesto
autor: Silvana Tinelli
Esta deliciosa variação, dentre tantas receitas, é uma excelente opção vegetariana, sem carnes, com dois tipos de feijão, sendo o rajado e o branco em conjunto da ervilha e uma finalização maravilhosa com molho pesto, que além de muitíssimo sabor, garante ao minestrone uma cor verde incrível.
Além dos legumes, coloca-se ainda queijo parmesão, que deixa a sopa ainda mais completa! Realmente vale muito a pena degustar, mesmo para quem não é fã de pratos vegetarianos.
Para fazer o molhinho será preciso de poucos ingredientes e não há segredo algum. Pois, será preciso de apenas 200g de parmesão, água, azeite, manjericão e sal. Enquanto que para a sopa será necessário, além dos feijões e ervilhas, abóbora, favas, temperos e azeite. Viu como é tudo muto simples? Você pode usar as sobras da geladeira e evitar os desperdícios. Essa receita é bem completa e tão deliciosa que vai até te fazer esquecer daquela vontade de doces e sobremesas que dar, após as refeições.
6º. Com macarrão e abobrinha
autor: Cook’n Enjoy
Não fique presa aos ingredientes da receita, você tem a liberdade para usar todas as sobras da geladeira, então, pode colocar todos os legumes que quiser e, ainda, se preferir adicione macarrão e deixe cozinhar. Ou caso queira tentar algo novo, seja com peixes e frutos do mar ou, apenas, legumes, sopa de lentilha, talo de salsão, folhas de couve, cenoura em cubos e o tradicional. De qualquer forma sua receita ficará incrível! Pois, o diferencial está no cozimento e nos temperos. Basta adicionar sal a gosto, pimenta do reino moída na hora, e aí, tampe a panela e deixe cozinhando em fogo médio, até engrossar. Se quiser fazer tudo na panela de pressão, também é uma possibilidade se você é daquelas que ama cozinha prática.
O preparo não é nada difícil, apesar do nome diferente. É apenas uma sopa de legumes que, às vezes é acrescentado macarrão e ou feijão. Um prato principal muito versátil e delicioso.
Apesar de no Brasil ser recomendado para comer em dias frios, na Itália é sugerido a degustação em dias mais quentes, sendo, portanto, uma refeição para consumir no verão.
Agora que essas receitas de sopa italiana já são do seu conhecimento, aproveite para preparar e encantar a família.