Os caldos são pratos muito populares em diversas regiões do mundo. Além disso, por serem muito fáceis de serem feitas, essas receitas de caldos quentes conquistam como um alimento diário ou uma variação gastronômica para eventos.
Pensando nisso, separamos em primeiro lugar a nossa favorita e típica português, o caldinho verde para você testar em várias ocasiões, principalmente no inverno. Não vai perder né?
Ah! Não se esqueça de conferir no final uma lista deliciosa de outras opções para brincar com os sabores de forma criativa.
Caldo verde: uma das mais incríveis receitas de caldos quentes para o inverno, Saiba como fazer
- 250 gramas de bacon
- 3 linguiças calabresas
- 1 couve
- sal e pimenta a gosto
- temperos a gosto (coentro, salsinha, alho, cebola)
- 2 quilos de batata
Modo de preparo
- Comece fritando as calabresas e o bacon e retire a gordura em excesso que sobrar. Refogue a cebola e alho juntos.
- Pique a couve em tiras, use a quantidade que for de seu agrado.
- Cozinhe as batatas com um pouco de sal até elas ficarem bem molinhas (encha de água até que cubra) e, em seguida, bata elas com a água no liquidificador para formar um líquido.
- Em uma panela no fogo baixo, acrescente o bacon, a calabresa, o caldo de batata e a couve. Mexa bem e tempere como desejar. Pode finalizar com salsinha ou coentro.
2º. Caldo de feijão
autor: Alex Granig
Uma comida típica nos dias mais frios e nas festas desse período é o caldinho de feijão. Por isso trazemos aqui uma das receitas de caldos para inverno mais deliciosas e fáceis para que todos possam fazer e surpreender as pessoas com essa explosão de sabores.
Veja como faz e teste esse delicioso sabor para o inverno.
3º. De mandioca, aipim, macaxeira
autor: Canal Marcos Lima
Mandioca, aipim, macaxeira, aipim, pão-de-pobre... não importa o nome que recebe ou a região do país em que você está, a mandioca é sempre aquela ótima escolha para preparar refeições. Além disso, essa receita é perfeita para festas juninas, mas como todo bom “arraiá” continua após junho você pode incluí-la em seu cardápio o ano inteiro!
Cremoso, saboroso... irresistível! Esse caldo vai deixar todos com água na boca e querendo mais um pouco.
4º. De mocotó
autor: Gostou? Curte ai!
Famoso por ter baixo custo, mas um valor nutritivo elevado, o mocotó é a escolha sábia como refeição para noites de frio.
Ideal para reunir os amigos e a família e curtirem o tempo junto, mesmo quando o frio estiver sendo presença constante.
5º. De abóbora
autor: Canal Tião Coimbra
Com uma cor forte e característica, o caldo de abóbora é uma forte aliada da alimentação saudável, seja para o dia a dia ou para ocasiões especiais.
Ela é uma ótima opção para ajudar na saúde dos olhos, além de prevenir a catarata. Além disso, ela ajuda na perda de peso, na prevenção de rugas e no fortalecimento do sistema imunológico.
6º. De frango
autor: Alessandro dutra do nascimento
Caldo de frango é um dos mais tradicionais e saborosos que existe! Pode ser servido em ocasiões requintadas, em um jantar em casa e até mesmo fazendo parte de buffet em festas.
Uma excelente opção de refeição para servir aos seus convidados, amigos e familiares, unindo aquilo que mais gostamos: sabor e praticidade.
7º. De mandioquinha com calabresa
autor: Lulu na Cozinha
Muitas combinações são clássicas na culinária, outras nem tanto. Mas nem por isso não devem ser testadas.
Caldo de mandioca com calabresa é uma explosão de sabores e calor para quem quer aquecer as noites frias.
8º. De ervilha com bacon
autor: SUSSA RODRIGUES
Muitos podem considerar o caldo de ervilhas um tanto quanto sem graça, o que não é uma verdade absoluta, mas respeitamos todos os gostos!
Por esse motivo, pode incrementar essa receita – que já é saborosa – com bacon frito, afinal, com bacon tudo melhora!
9º. De camarão
autor: Coelho na Cozinha
Quem disse que só na praia se come camarão? Não precisa abrir mão desse fruto do mar incrivelmente saboroso no inverno!
A sopa de camarão é uma ótima opção para degustar a iguaria em toda e qualquer época do ano – e em qualquer lugar também! Modo de preparo: coloque o óleo ou azeite de oliva para dourar em uma panela com 1 cebola, 4 dentes de alho. Após refogar a cebola e o alho, adicione 1 kg de camarão sem pele. Cozinhe por alguns minutos em fogo médio. Adicione uma pitada de sal (ou sal a gosto), colorau, 2 colheres (sopa) de cominho, pimenta do reino a gosto, 1 tomate (não usar extrato de tomate) e 4 pimentas de cheiro. Prefira pimentas que não ardem às ardidas como a pimenta dedo de moça.
Adicione 2 tabletes de caldo de galinha (prepare com caldo de camarão também) diluídos em 1 L de água quente e deixe cozinhar por mais 10 minutos, sempre mexendo muito bem para não grudar na panela. Coloque 200ml de leite de coco e uma caixa de creme de leite. Você pode acrescentar outros ingredientes, se preferir.
Cozinhe por cerca de dois minutos até ficar no ponto ideal e desligue o fogo – para um caldo mais grosso coloque batatas, bata no liquidificador e misture. Se você preferir sua receita mais líquida, acrescente mais algumas xícara (chá) de água quente. Para deixar essa receitinha ainda melhor, finalize com sal e pimento do reino a gosto. Sirva em seguida
10º. De legumes
autor: Luiza Zaidan
Ideal para bebês e para melhorar o sistema imunológico, o caldo de legumes é um forte aliado para a saúde e para quem quer perder uns quilinhos já que, além de super nutritivo, é baixo em calorias e sem glúten e farinha de trigo!
Com diversas vitaminas, minerais, nutrientes e, o mais importante, sabor, ele vai agradar até mesmo aqueles que torcem o nariz ao ouvirem a palavra legume. Uma receita das mais fáceis de fazer dentre as receitas de caldos para fazer em casa porque os ingredientes são super fáceis de achar. Para fazê-la, só precisa cortar os legumes e deixar ferver a água e cozinhá-los. Em seguida, separe os sólidos dos líquidos e pronto!
Se preferir, bata os sólidos até obter uma textura mais líquida e, em outra panela, faça uma sopa.
Pode congelar o caldo em pequenas porções e usá-lo de base para outras sopas e caldos, como os caldos de abóbora, mandioca, milho verde, mandioca com carne e até mesmo feijão preto. Outra dica é colocar ingredientes como couve-flor, couve manteiga, batata doce, batata e alho-poró. Veja também que é possível fazer essa receita incrementando-a com carne seca: fica uma delícia!
11º. De kenga
autor: Dicas De Vó
Prático e fácil, prepare seu caldo de kenga e ter um resultado saboroso e que vai surpreender a todos.
Usando açafrão, água, alho, bacon, cebola, cheiro verde, linguiça calabresa, mandioca, milho verde, peito de frango, pimenta do reino, pimenta calabresa e tempero de frango terá um prato delicioso. Com esse você pode preparar ótimos caldos para inverno.
12º. De ovo
autor: Canal da Cleo Nunes
O ovo é um alimento rico em nutrientes e bastante consumido pela população. Pode ser considerado a alternativa para o consumo de carnes.
Mas, não é necessário preparar o alimento apenas nas maneiras tradicionais. O caldo de ovo é ótima opção para quem deseja inovar quando for comer o alimento.
13º. De peixe
autor: VOVÓ VÂNIA
Em cidades litorâneas o consumo de peixe é mais frequente do que de carne vermelha e até mesmo do frango.
Uma ótima maneira de mudar o preparo dessa carne branca é fazer as receitas de caldos, refeição saborosa, cremosa e que agrada a todos os paladares.
14º. De sururu
autor: Alex tutoriais YT
O sururu é muito comum na região nordeste do Brasil. Semelhante a ostra, o fruto do mar é o prato principal para o caldo típico da região: o caldo de sururu.
Aprenda a preparar essa versão tradicional e saborosa para sua família, inovando nos sabores e temperos. Agora já sabe como fazer caldo desta forma.
15º. De batata
autor: Érica Lopes
A batata pode ser consumida de inúmeras maneiras: frita, assada, cozida, recheada, amassada... as possibilidades de preparo dão asas à imaginação.
Faça um delicioso caldo de batata, aqueça sua família em noites frias de forma saborosa e diferente.
16º. De carne com mandioca
autor: Adilson Figueira
Combinar ingredientes e alimentos é uma das maravilhas que a culinária nos oferece. Como a possibilidade de preparar um caldo de carne com mandioca.
Sabe quando a festa já está no final e para dar um ânimo aos convidados, aquecer e ainda aproveitar aquela carne que não foi consumida? Então, eis está excelente opção de refeição para esse momento.
17º. De carne moída
autor: Maria
A carne moída, apesar de muitos não gostarem dela, é facilmente adaptável em diversos pratos, podendo ser incluída no que desejar.
Com o caldo não seria diferente! Veja essa receita incrível para preparar de maneira prática e fazer um jantar delicioso.
18º. De piranha
autor: Mabson Lima
A piranha é um peixe carnívoro de água doce. Típica da América do Sul, ela pode apresentar perigo para banhistas desavisados.
Mas, na culinária, esse peixe tem um sabor característico e é muito consumida pelos habitantes da região do Pantanal, onde se encontra facilmente a espécie.
19º. De rã
autor: Temperos de Cinema
Carnes exóticas também podem ser utilizadas no preparo de receitas de caldos, resultando em um prato diferente e ideal para ser servido em um jantar especial.
A carne de rã é delicada e nutritiva, com sabor agradável (leve mistura de frango e peixe), ela é nutritiva e tem poucas calorias.
20º. De inhame
autor: Andrea Santos Kuster - Sabor e Paladar
O inhame é um tubérculo rico em vitaminas, antioxidantes e minerais, sendo então um forte aliado para nossa saúde.
Pode ser consumido de diversas maneiras, dentre elas é em caldo: saboroso, cremoso, nutritivo e, o melhor de tudo, fácil de preparar.
As receitas de caldos são fáceis de preparar sendo, inclusive, uma ótima fonte de renda extra. Além de aquecer, com muito sabor e cheiros deliciosos no inverno. Aproveite!