Pão de Minuto com Muitos Tipos Extraordinários Fofinhos, Simples, Fácil e Rápido

Simplesmente uma delícia para você aproveitar com toda sua família
Pão de Minuto com Muitos Tipos Extraordinários Fofinhos, Simples, Fácil e Rápido
Avalie este item
(28 votos)

Comer aquele pãozinho caseiro fresquinho no café da manhã é uma delícia não é mesmo? Fazer um rapidamente é melhor ainda com essa receita de pão de minuto fofinho.

Mas, a receita que separei para você é a mais sensacional de todas, feita com fermento para pão, bastante rapidinha e é um pãozinho salgado para ninguém botar defeito. Quer aprender e aproveitar o sabor dessa receita? Então veja como se faz abaixo.

Nossa Favorita: Receita de Pão de Minuto Fofinho com fermento Biológico Seco, Salgado, Incrível e Rápido: veja como fazer

Rendimento
16 Unidades
Preparação
40 min.
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1kg de farinha trigo - Tipo 1
  • 500ml de leite
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher de sopa ou 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
  • 20g de fermento biológico seco
  • 2 ovos
  • 1 gema para pincelar

Modo de preparo

  • Massa Perfeita: Em uma vasilha grande, misture primeiro os ingredientes secos, a farinha de trigo tipo 1, o açúcar, o sal.
  • Acrescente o fermento biológico e misture bem.
  • Coloque os ovos, a manteiga e vá despejando o leite aos poucos. Aqui é um ponto importante, vá misturando a massa e vá com calma na quantidade de leite, coloque apenas o necessário para incorporar toda a farinha em sua massa.
  • Cada marca de trigo tem uma humidade diferente, logo a quantidade de leite pode variar para mais ou para menos de acordo com a farinha que estiver usando. Não deixe sua massa ficar pesada, acrescente mais líquido para suavizar.
  • Feito isso, jogue toda a massa em uma bancada polvilhada de farinha para sovar de 10 a 15 min. Assim ela ativa o glúten e fica bem lisinha e macia.
  • Descansar para fermentar e cortar as porções: Reserve a massa em uma vasilha tampada com plástico filme ou pano por 20 min para fermentação inicial.
  • Após o descanso, separe a massa em 3 e faça rolinhos com elas, assim facilita para cortar as porções.
  • Nossa receite rende aproximadamente 16 pães de 100g, você pode cortar do tamanho que desejar. Pesar as porções ajuda a manter o padrão dos pães.
  • Agora pegue cada corte e abra na bancada do tamanho que deseja no formato de retângulo, aperte e estique bem a massa, enrole para formar o pãozinho.
  • Unte a assadeira com um pouquinho de óleo, não exagere. Organize os pães lado a lado, deixando aproximadamente três dedos de distância um do outro e das laterais da forma.
  • Tampe a forma com plástico ou pano e deixe descansar por mais 30 min.
  • Assar o pão delícia: Com ele já descansados, pincele com gema de ovo para dar uma cor bem legal.
  • Pré-aqueça o forno por 15 minutos a 200º.
  • Leve ao forno para assar de 25 a 30 minutos a 180º. Deixe na parte de cima do forno para não queimar ou endurecer a parte de baixo do pão.
  • Confira se o pão já está no ponto e se precisa de mais tempo assando até dourar.
  • E pronto, sua receita de pão de minuto deliciosa já está pronta. Coma com uma boa manteiga e seja feliz.

Veja também essa lista sensacional de pão caseiro simples e fácil que criamos para sua alegria.

Dicas Imperdíveis para Seu Pão de Minuto Ficar "Proibido de Tão Bom"

Calorias & Tempo (pra quem tá na correria)

Cada pãozinho de 100g tem aproximadamente 220 calorias - perfeito pra matar a fome sem culpa. E olha só: em 40 minutinhos você transforma farinha em felicidade. Dá pra fazer até antes daquele Zoom chato, né?

Substituições Campeãs

Sem leite? Bora de água morna ou leite vegetal (o de aveia deixa um toque levemente adocicado divino). Vegano? Troca os ovos por 2 colheres de sopa de chia hidratada e usa óleo vegetal no lugar da manteiga. Só não conta pra ninguém que ficou tão bom quanto o original!

Farinha integral pode? Pode sim, mas mistura 50% com a branca senão o pão fica denso que nem tijolo. Já testei e... digamos que virou alimento pra passarinhos.

Erros que Vi Virar Tragédia

1) Excesso de farinha - Aquela neura de "vou secar a massa até virar gesso" é fatal. Massa boa gruda um pouquinho nos dedos, mas não cola igual chiclete. 2) Fermento com vergonha - Se não formar aquelas bolhinhas de ar na superfície depois do descanso, seu fermento tá morto de cansado. 3) Forno com ciúmes - Abrir o forno antes da hora faz o pão murchar igual balão furado. Resista!

Dietas Especiais sem Frescura

Low carb? Infelizmente essa receita ama farinha demais pra funcionar. Mas pra quem quer reduzir glúten, testei com mix de farinhas (arroz+polvilho+amido) e ficou surpreendentemente decente - só que mais parecido com pão de queijo magrelo.

Segredos de Mestre Padeiro

Quer um truque que aprendi depois de 3 pães "pedrados"? Quando for enrolar a massa, passe uma finíssima camada de azeite nas mãos - ela estica que nem mágica! E se tiver pacotinho de fermento biológico fresco sobrando, usa 30g no lugar do seco que o pão fica com aroma de padaria artesanal.

Ah! Se a gema pra pincelar estiver muito grossa, mistura uma colher de água. Fica tão brilhante que parece encerado!

Acompanhamentos que Roubam a Cena

Pão quentinho com manteiga derretendo é clássico, mas já experimentou com:

  • Pasta de abacate + pimenta rosa (instagramável)
  • Queijo brie + geleia de pimenta (sofisticado de mentirinha)
  • Ovo mexido com cebolinha (café da manhã dos deuses)

Perguntas que Todo Mundo Faz

"Congela?" Dá sim! Depois de assado, espera esfriar e mete no freezer. Na hora de comer, 5 minutinhos no forno e parece feito na hora.

"Vira pão doce?" Bota mais 2 colheres de açúcar e uma pitada de canela na massa. Cobertura de açúcar mascavo + manteiga? Aí você me quebrou...

"Por que meu pão ficou duro?" Ou assou demais (olho no relógio!) ou faltou gordura (a manteiga é a alma do negócio).

Curiosidades de Boteco

Sabia que o nome "pão de minuto" vem do tempo de fermentação rápido? Nos anos 70, chamavam de "pão de pobre" porque levava menos ingredientes que o pão francês. Hoje em dia, com essa receita, tá mais pra "pão de rico" de tão gourmet!

Versão Empreendedora

Se tá pensando em vender, escuta essa: faz versão mini (50g) pra evento como canapé. Embrulha em papel pardo com cordinha de sisal, cola um selinho fofo e cobra R$8 a embalagem com 3 unidades. Chama de "Pão da Vovó" (mesmo que você nunca tenha tido uma) - nostalgia vende que nem água!

Feira orgânica? Destaque que é feito com ingredientes simples sem conservantes. Lancheira infantil? Corta em formato de bichinhos com cortador de biscoito. Marketing é tudo, né?

Memória Afetiva

Lembro da primeira vez que fiz esse pão... Tava tão orgulhoso que fotografei de 15 ângulos diferentes. Quando provei, percebi que tinha esquecido o sal. Moral da história: sempre leia a receita até o fim, mesmo achando que sabe tudo!

E aí, já arregaçou as mangas pra fazer? Quando experimentar, me conta nos comentários se ficou fofinho que nem nuvem ou se deu algum pepino. Prometo não rir (mentira, vou rir sim, mas depois te ajudo a consertar)!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar