16 Receitas de Pão de Massa Mole + Diversas Versões do Nosso Queridinho do Café da Manhã

  • Faça pão caseiro desse jeito e nunca mais precise ir à padaria.
Avalie este item
(20 votos)

Essa receita traz a simplicidade do modo de fazer pão, como os nossos antepassados faziam, sem aditivos alimentares e com gostinho de casa de vó.

Não tem como errar nessa Receita de Pão de Massa Mole. Para quem ama e quer fazer o seu próprio pão artesanal.

E em seguida, você poderá acompanhar outras formas de fazer.

Receita de Pão de Massa Mole Caseiro De Forma: saiba como fazer

Rendimento
2 unidades que podem ser cortadas em 10 fatias cada.
Preparação
4 horas
Dificuldade
Médio
Ingredientes
  • 01 colher de sopa de açúcar (20 gramas)
  • 01 colher de café de sal (03 gramas)
  • 02 colheres de sopa de óleo, manteiga ou margarina (60 gramas)
  • 01 xícara de água (240 ml)
  • 1/2 xícara de leite (120 ml)
  • 04 xícaras de farinha de trigo (560 gramas)
  • 01 colher de sopa de fermento biológico seco (10 gramas)

Modo de preparo

  • Em uma tigela adicione o fermento biológico seco, o açúcar e meia xícara de leite morno;
  • Tome cuidado na temperatura do leite, ele não precisa estar muito quente para que a massa não queime, deve estar bem morninho;
  • Misture bem os três ingredientes sem parar até dissolver bem o fermento no leite
  • Depois coloque uma colher de café de sal e uma xícara de água em temperatura ambiente;
  • Continue misturando muito bem até diluir tudo;
  • Pegue a farinha de trigo e vá colocando de pouquinho em pouquinho para não perder o ponto e mexendo para incorporar;
  • Quando não der mais para bater com a colher de pau, ou o utensílio que estiver usando, chegou a hora de mexer com as mãos
  • Continue despejando a farinha de trigo aos poucos e mexendo com a mão fazendo movimentos circulares;
  • Quando estiver desgrudando da tigela está pronto para sovar;
  • Com sua mesa limpa, jogue um pouco de trigo por cima e despeje a massa nela;
  • No meio da massa coloque 2 colheres de manteiga ou margarina de sua preferência em temperatura ambiente, uma por vez;
  • Comece a sovar a massa para fazer a manteiga ir se misturando
  • Quando a manteiga incorporar ao todo, adicione a outra colher e continue sovando com paciência e força;
  • Quando a massa estiver grudando na mão, coloque mais um pouquinho de farinha e sove mais até ela parar de grudar;
  • Cuidado nessa hora, pois a quantidade de trigo é pequena, mais ou menos uma mão um pouco cheia, ela já está pronta para dar o ponto;
  • Quando ela não grudar mais nas mãos nem na mesa e tiver molinha e gostosinha de mexer significa que já está no ponto certo;
  • Coloque a massa numa vasilha com tampa e a deixe descansar para crescer por cerca de uma hora ou até ela dobrar seu tamanho, deixe em temperatura ambiente;
  • Depois do descanso mexa um pouco mais a massa com a ponta dos dedos para tirar o ar;
  • Com um pouquinho de trigo na mesa coloque a massa em cima, corte formando dois pedaços, unte uma forma com manteiga
  • Com a ajuda de um rolo vá abrindo e esticando a massa, quando tiver bem fina enrole como se fosse rocambole, faça isso nas duas massas;
  • Coloque na forma que você escolheu e tampe com plástico filme, deixe descansar por mais uma hora até que fique o dobro do seu tamanho;
  • Leve para assar em forno desligado, adicione na forma untada os pães e ligue em 180 graus, deixe assar por meia hora e retire a tampa e o deixe terminar de assar por mais quarenta e cinco minutos ou até dourar.
Dicas:
  • Para que o pão fique mais leve e fofinho, o segredo é peneirar a farinha que está utilizando.
  • A farinha mais indicada para pães é a tipo 1.
  • Fique de olho no cozimento do pão, pois o tempo varia de acordo com cada tipo e tamanho de forno.

2º. De liquidificador com fermento seco

Autor: Gordices da Teka

Se você não tem muita paciência para ficar sovando a massa durante longos minutos ou até horas, essa receita feita no liquidificador lhe renderá um belo pão quentinho.

A massa é bem aerada como se fosse um bolo, mas com aquele gostinho de pão e também fica bem fofinho. O liquidificaro é bom ajudante e vai deixar sua massa bem misturada.

3º. Com água

Autor: Da terra

Se quer uma versão um pouco mais em conta, aqui está e o resultado final fica idêntico e é igual a receita com leite e também não precisa sovar.

A água deve ser levemente morninha, dilua o açúcar na água e misture com o fermento. Os ovos não devem estar gelados para que o pão cresça. A farinha deve ser misturada aos poucos.

E você pode usar temperos para rechear e dar um gostinho a mais.

4º. Com apenas 1 ovo

Autor: Dicas Ka Sandra

Se você só tiver um ovo na sua geladeira, pode ficar feliz, nessa receita você só precisa de um. Você não vai sujar as mãos porque não precisar sovar e pode usar a batedeira também.

Deixe o leite bem morninho para ativar o fermento e o pão crescer, o ponto ideal é quando ela não está nem mole nem dura.

Substitua o açúcar por leite condensado caso queira fazer uma versão doce.

5º. Sem leite

Autor: Cléo Alves

Quem tem intolerância a lactose pode adicionar essa receita em seu caderninho. Use o liquidificador para misturar. A massa fica bem fofa e com uma casquinha crocante.

O que vai substituir o leite nessa receita será a água, se atente a fermentação para que a massa fique esticadinha e molinha, esse é o segredo para deixar a massa bem molinha.

6º. De batata

Autor: Da Terra

A batata pode ser o melhor substituto do trigo, pois ela é fonte de nutrientes essenciais, como cálcio e fósforo, além de antioxidantes que previnem doenças crônicas.

Para quem ama batata e gosta de fazer tudo com ela, essa receita deliciosa é perfeita e fica igual ao pão que vemos normalmente nas padarias e quem tem alergia vai se beneficiar muito, pois essa versão é sem glúten.

7º. Com flocão

Autor: Cléo Alves

A cara desta receita é de puro nordeste, ótima para assar nas festas juninas, muito fácil de fazer e o sabor é bem característico do flocão e deixa a massa bem amarelinha.

Misture os secos e os líquidos separadamente até ficarem homogêneos e depois vá misturando os dois aos poucos até ela ficar puxa puxa, a melhor forma para assar é a de pão de caixa.

8º. De arroz

Autor: Gordices da Teka

Aproveite o arroz que sobrou do almoço e faça o seu pão do jantar, nenhum alimento será desperdiçado. A textura fica um pouco diferente, mas continua macia e fofíssima.

Jogue queijo ralado por cima e deixe a aparência mais agradável.

9º. De tapioca

Autor: Gordices da Teka

Muitos deixam de consumir o tão apreciado pãozinho por ser conhecido como alimento “vilão” e passam a comer tapioca, e sim a tapica tem muitos benefícios, mas já pensou em fazer um pão de tapioca?

Para quem não sabe, a tapioca é a fécula extraída da mandioca e a torna um tipo de farinha com alto valor nutricional, tanto para quem quer emagrecer quanto para quem quer ganhar massa muscular, pois ela um ótimo pré e pós treino.

O resultado desse pão é um belíssimo alimento com uma massa bem molinha, e caso não queira que fique tão branquinho, pincele gema de ovo por cima para deixar douradinho.

10º. De milho

Autor: Canal Marcos Lima

Diferente da receita com apenas flocão, nessa você utiliza também milho em conserva, mas também pode usar milho fresco.

Você pode polvilhar farinha de milho fininha em cima, o segredo é sovar a massa levemente para ter um ótimo resultado.

11º. Com calabresa

Autor: Bateu, Tá Pronto

Esse já sai do forno com recheio, a calabresa dá um sabor que gera lembranças em todo mundo daquela pizza que você comia com os amigos.

E se colocar queijo muçarela e deixar derreter, não tem melhor combinação.

12º. Com frutas cristalizadas

Autor: Canal Rodrigo Zilio

Perfeito para comer no natal e ano novo. Típica ceia de casa de vó. não agrada muito as crianças, mas os adultos vão amar, Além de ter os panetones, essa receita vai enfeitar bem a sua mesa.

E não se engane pensando que as frutas perdem seu valor ao passar pelo processo de cristalização, elas continuam tendo boa parte de seus nutrientes.

Cuidado, nada pode ser consumido com exagero, mas também não é necessário tirar de sua vida algo que desperta grandes emoçoes em família.

13º. Temperado

Autor: Da Terra

Um pão de forma temperado é maravilhoso. E você também pode usar os temperos de sua preferência. Use linguiças, bacon, cheiro verde, cebola, alho, orégano, pimentas, condimentos moídos.

Use sem moderação a sua imaginação.

14º. Doce

Autor: Da Terra

E aqui está a versão doce que não podia faltar. Dá para rechear com o que quiser. E não é só o recheio que é doce, no preparo da massa você adiciona açúcar para deixá-la mais gostosa.

Outra dica super válida é adicionar leite condensado no preparo da massa para dar mais doçura e sabor. O recheio usado foi o clássico de frutas cristalizadas, mas pode substituir pelo que você quiser.

15º. Com leite condensado

Autor: Bateu, tá pronto

O leite condensado deixa a massa bem docinha e molhadinha e não fica pegajosa no final, use também no recheio fazendo furinhos e derramando o por cima.

Dica: pincele o leite condensado por cima assim que sair do forno para dar um toque especial, ele vai derretendo com o calor do pão e vai dar brilho.

16º. De coco

Autor: Bateu, tá pronto

Aqui está um clássico, receitas com coco não podem faltar, como dizem os grigos, nós amamos usar a fruta em tudo. E não precisa sovar.

Misture coco ralado com leite condensado e derrame por cima quando sair do forno. Vai se tornar o melhor pão de beijinho do mundo.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.