Da feijoada ao pão, a calabresa caiu no gosto dos brasileiros por seu sabor defumado e levemente picante, semelhante a pimenta de mesmo nome. Além da versatilidade, orna bem com diversos alimentos, o que facilita as combinações.
É também um dos recheios mais clássicos da nossa culinária, assim, trouxemos aqui a nossa receita de pão de calabresa favorita. Fácil de preparar, é a opção ideal para o lanche da tarde. Depois dela, trouxemos mais sabores para serem incorporados ao pão.
Receita de pão de calabresa: Saiba Como Fazer
- 1 ovo
- ½ xícara (chá) de água morna
- 2 xícaras e ½ (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de sal
- ½ colher (sopa) de açúcar
- ½ envelope de fermento biológico seco
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 300g de linguiça calabresa fatiada
- 150g de queijo mussarela ralado
Modo de preparo
- Na tigela, coloque metade da farinha de trigo, o açúcar e o fermento. Misture.
- Acrescente o ovo, o azeite, a água, o sal e, por fim, o resto da farinha.
- Mexa bem até que os ingredientes se incorporem por completo.
- Leve a massa para uma superfície enfarinhada e sove por até 7 minutos.
- Divida a massa em dois pedaços e deixe esfriar por, aproximadamente, 40 minutos.
- Leve a massa novamente para a bancada e abra-as em retângulos.
- Distribua o recheio no meio, primeiro a calabresa e, por cima, o queijo.
- Enrole o pão como um rocambole e, em seguida, enrole um no outro.
- Na assadeira, coloque a massa para assar.
- Leve ao forno pré aquecido a 200º por mais ou menos 45 minutos.
- Retire do forno.
- Está pronto para servir.
2º. Com cebola
Autor: Receitas Dona Dirce
O recheio desse pão ganha um ingrediente marcante, a cebola.
A cebola é a parte principal e imprescindível dos temperos das cozinhas brasileiras, sobretudo quando combinado com o alho. Isso porque traz um sabor intenso e, ao mesmo tempo, refrescante ao prato.
Além disso, é ainda ótimo para a saúde, já que auxiliam na saúde do coração, previnem o câncer e, ainda, ajudam a manter os ossos fortes.
3º. Com mussarela
Autor: Cozinha Sem Mistério
A mussarela orna muito bem com a linguiça, isso porque dar a cremosidade ideal para a textura do recheio.
As diversas possibilidades oferecidas por esse queijo, faz dele um dos maiores tipos utilizados nas cozinhas brasileiras.
É ainda um queijo com bom rendimento e com um bom valor, sendo ótimo para ser incrementando no dia a dia.
4º. Com orégano
Autor: Receitas da Cris
O diferencial nessa receita de pão recheado de calabresa está no toque final.
O pão é salgado e, para dar um sabor ainda mais intenso ao prato, ele é finalizado com uma camada generosa de orégano. A erva aromática é saborosa e o gosto é intenso.
É ainda muito saudável. Suas propriedades ajudam a prevenir o câncer, atuam na redução do colesterol e, ainda, melhora a digestão.
5º. Com coentro
Autor: Mohamad Hindi
Aqui, é o tempero que chama a atenção e eleva o paladar.
Isso porque a calabresa é ainda potencializada com o sabor do coentro. A planta é aromática e tem um sabor fresco e muito intenso.
É ainda excelente para a saúde, já que favorece a saúde da pele, reduz o colesterol, melhora a digestão e, ainda, ajuda a controlar a pressão alta. É bom demais e muito benéfico!
6º. Com tomate
Autor: Receitas que amo
Nesse recheio, além da calabresa, vem também o tomate.
O tomate conta com um mix de sabores, que fica entre o doce ao levemente ácido e, ainda, o fresco. E, por isso, é um ingrediente chave na nossa cozinha.
Faz parte, inclusive, da dieta de muitos brasileiros, já que conta com benefícios, como a manutenção da visão, do cabelo e, ainda, da pele.
7º. Macio
Autor: Tata Pereira
O diferencial dessa receita é a maciez do pão, que é servido, inclusive, em formato similar ao bolo de rolo, dando mais charme a receita.
A maciez da massa está atrelada a combinação de leite morno com a farinha de trigo, a qual deve ser muito vem peneirada antes de incorporada aos ingredientes para que fique lisa e fofa.
O ponto da massa é também um fator importante e, por isso, o passo a passo deve ser seguido com cautela e atenção.
8º. Trançado
Autor: Kdelícia Cozinha Ana Claúdia
A apresentação nessa receita é o que chama atenção do prato.
Ao invés do formato tradicional do pão, nessa receita ele é apresentado em formato de trança. Além dos ingredientes tradicionais, leva ainda milho, cebolinha e tomate.
A dica aqui é usar uma forma de pudim para que a trança fique bem definida durante o processo de assadura. Fica bem harmônico e muito saboroso!
9º. Com manjericão
Autor: Amo Receitas
O manjericão tem um aroma, assim como um sabor, fresco e levemente adocicado.
Além de muito intenso e, por isso, são usadas poucas folhas para ter um tempero bem marcante. É ainda fácil de encontrar e tem em muitas hortas ao redor do país já que é fácil de combinar.
É também uma erva medicinal. Suas propriedades contribuem para o funcionamento do sistema respiratório, nervoso e, ainda, cardiovascular.
10º. Com parmesão
Autor: Gabriel Freitas
O parmesão é um queijo intenso, com um sabor amargo bem marcante e, por isso, a quantidade ideal para ser usada é bem pouca.
Produzido no norte da Austrália, o queijo é ainda uma bomba de vitaminas, contando com vitaminas A, D, K, B1 e B6 e muitos nutrientes e minerais.
Tudo isso faz com que seja um excelente aliado para a saúde do sono, do crescimento muscular e, ainda, melhora consideravelmente a imunidade.
11º. Com cheddar
Autor: Escola DE SALGADOS
Nessa receita, é o queijo cheddar o destaque.
Conhecido por sua cor amarelada intensa e por ser figura frequente nos sanduíches, o cheddar tem um sabor forte e é extremamente cremoso.
É também ótimo para a saúde, conta com vitamina B, que auxilia no funcionamento do sistema nervoso e, ainda, magnésio, que auxilia no sistema cardiovascular.
O pão de calabresa é uma ótima pedida para os lanches em casa, e você pode ainda personalizar o sabor com a sua preferência.