Comum na França e de grande adesão no nosso país, a baguete é um tipo de pão francês caracterizado por sua casca crocante e por seu formato alongado.
Além da sua versatilidade, ele pode ser integral, de queijo, temperado com ervas entre outras deliciosas opções.
No nosso país, ela é servida também como sanduíche, já que o formato favorece todos os tipos de recheios possíveis, desde os mais simples e tradicionais como o recheio de presunto e queijo até o mais elaborado como o recheio de coração de galinha.
Pode ser preparada em casa e é uma excelente opção para os lanches da tarde com os amigos e a família.
Escolhemos neste artigo uma receita de baguete deliciosa para você escolher a sua combinação favorita e fazer sucesso na cozinha, para conferir, continue com a gente até o fim!
Para começar, vamos ver essa receita tradicional, você com certeza não irá se arrepender de experimentar. Bom apetite!
Receita de Baguete Simples e Fácil: Saiba Como Fazer
- 1 colher de chá de Sal
- 3 xícaras de Farinha de Trigo
- 1 1/3 copo de Água
- 1 tablete de Fermento Biológico Fresco
Modo de preparo
- Em um recipiente misture água gelada e fermento biológico fresco, mexa até o fermento dilua completamente.
- Acrescente a farinha de trigo e um pouco de sal
- Logo em seguida comece a misturar, se será na batedeira ou na mão, não importa, o importante é que todos os ingredientes fiquem bem integrados.
- Passe a massa para uma bancada, bolei e logo em seguida passe para uma vasilha com tampa untada levemente com óleo para descansar por 30 minutos.
- Passado o tempo, coloque a massa na bancada e então abra levemente de modo que os gases saiam completamente, bolei novamente e volte para o pote por mais 30 minutos.
- Passada a segunda fermentação divida a massa em 3 partes, e então de um formato tubular.
- Coloque na forma e então leve para geladeira por mais 30 minutos.
- Passado o tempo, retire o pão da geladeira, enfarinhe a bancada e então dê o formato final mais alongado ao pão, eliminando um pouco dos gases restantes na massa.
- Deixe descansar sobre um pano de prato limpo e coberto com um plástico por cerca de 40 minutos.
- Passe o pão para a forma, peneire um pouco de farinha sobre ele, faça cortes transversais na camada externa da massa e então leve ao forno preaquecido a 250° por cerca de 15 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.
2º. Com calabresa
autor: Luísa Tonelli
Perfeito para o lanche da tarde, essa versão é deliciosa! Ela é extremante simples de fazer, tem gostinho de calabresa e provavelmente vai agradar o paladar da maioria das pessoas!
Experimente fazer em sua casa!
3º. De bacon
autor: Gorduramas
Quem não ama bacon, bom sujeito não é! O queridinho da culinária brasileira é uma ótima fonte de proteína quando consumido moderadamente já que tem também gordura, o que é responsável pelo gosto único e cheiro marcante.
A versão recheada com bacon é deliciosa!
4º. De frango com catupiry
autor: Dupla Gourmet
A combinação frango com catupiry é clássica, seja na coxinha ou na pizza, é certeza de sucesso. E, claro, esse pão não poderia ficar de fora.
Nessa sugestão, tira-se o miolo do pão e acrescentamos o recheio de frango com milho e catupiry já pronto. É só levar ao forno por 15 minutos e está pronto para servir!
5º. De coração de galinha
autor: O CHURRASCO DO PAIZÃO
Nessa versão, a baguete recheada de coração vem como uma releitura do clássico pão de alho dos churrascos brasileiros.
O coração de galinha é feito na churrasqueira junto com o bacon e, ainda, leva o creme de queijo para finalizar. Imagina o sabor!
6º. De presunto e queijo
autor: LILIAM RIBEIRO
Nos pratos frios ou nos pratos quentes, a combinação presunto e queijo é deliciosa e prática, além de econômica e saborosa.
Nesse lanche, é recheado com a combinação e acrescido tomate com orégano. O segredo está na hora de fechar: dobre as pontas do lado para o recheio não vazar.
7º. Integral
autor: Vegflix
Para essa receita de pão caseiro integral usamos: 3 xícaras (chá) de farinha de trigo integral e de farinha de trigo normal, 3 colheres (chá) de fermento biológico seco, 3 xícaras (chá) de água morna.
O modo de fazer é: Leve a massa para uma superfície lisa e sove bem e deixe-a descansar numa tigela polvilhada com um pouquinho de farinha para dobrar de tamanho. Em seguida, dívida em pedaços iguais e molde as.
Unte uma assadeira com uma camada fina de óleo e polvilhe farinha de trigo. Asse por 40 minutos. Fica deliciosa!
Vai ficar crocante pelo lado fora e macia no interior.
8º. Com cobertura de parmesão
autor: RECEITAS - Doutor Bonfim
O parmesão é um queijo de origem italiana.
Seu sabor é levemente amargo e picante, o cheiro é forte e sua textura confere consistência para a receita.
Por tudo isso é um dos queijos mais consumidos no nosso país, sobretudo nas receitas salgadas. Vale a pena experimentar.
9º. De atum
autor: Régis Ponte na Cozinha
Esta é a dica para quando chegam visitas inesperadas e você não tem o que servir.
Para fazer o recheio coloque 2 latas de atum, 2 caixas de creme de leite, 2 colheres de maionese e tempere com pimenta do reino.
Corte e recheie as baguetes. Por fim, coloque tomate, alface e polvilhe com gergelim.
10º. De milho
autor: chef angelo marcio
O milho é um cereal rico em nutrientes como magnésio, fósforo e cálcio.
Nessa receita, o recheio é feito pelo combinado de muçarela ralada, milho, cebolinha e salsinha picada e, por fim, requeijão. É um recheio único e muito saboroso.
11º. De chocolate com laranja
autor: PADACON
Não poderia faltar uma receita de baguete caseira doce no nosso artigo.
Nessa receita usamos na massa, além dos ingredientes tradicionais, o açúcar mascavo, o cacau em pó, gotas de chocolate e as raspas de laranja.
O preparo é o mesmo do tradicional e é uma ótima opção para venda, já que não é uma receita facilmente encontrada no nosso país.
12º. Com carne seca
autor: Aja na Cozinha
A carne seca é muito usada na nossa culinária como ingrediente base de pratos famosos como o mexido e o feijão tropeiro.
Recebe esse nome porque antigamente, para manter fresco e aumentar sua durabilidade, era salgada e ficava no sol para secar. Seu sabor único garante o sucesso da recheada.
13º. Com fermento natural
autor: Meu Pão Caseiro
Esta é a versão com fermentação natural. O fermento é feito da combinação de 20 g de levain, 40g de água e 40g de farinha. Misture bem numa vasilha e espere atingir o pico da fermentação.
Acrescente a massa feita por 200g de farinha e 175g de água, 75 g de levain e 5g de sal. Sove a mistura e divida a massa e deixe descansar, coberta com filme plástico, até a massa crescer. Leve à geladeira.
Em seguida, faça a pré-modelagem numa superfície e recheie. Transfira para um pano de prato e deixe crescer até dobrar de volume.
Faça cortes com uma espátula afiada e leve para assar no forno pré-aquecido com temperatura alta, cerca de 150º por 20 min. Está pronto.
14º. Econômica
autor: Bete com carinho
Esta receita é super econômica e uma ótima pedida para servir toda a família.
Os ingredientes são: pão, peito de frango, presunto, azeitona recheada, creme de leite, requeijão, orégano, açafrão e curry.
15º. Low carb
autor: Nutrideia
Esta baguete caseira é low carb, isto é, com pouco carboidrato e é feita da seguinte forma: Em uma tigela misture: 100g de farinha de amêndoa, 50g de farinha de linhaça, 30g de psyllium, 7 g de goma xantana, 10g de sal e 10g de fermento químico.
Em seguida, acrescente 4 ovos, 30g de vinagre e 140g de água, misture para atingir um ponto homogêneo. Deixe descansar por 20 minutos. Dobre a massa e a enrole para obter o formato, pincele com água e leve ao forno durante 50 minutos, lembre-se de pré-aquecer o forno a 180º.
Deixe esfriar e está pronto! O tempo de preparo é de cerca de duas horas.
16º. Com picanha e cheddar
autor: Ogros - Culinária
A picanha é conhecida por ser uma carne extremamente saborosa, suculenta e macia.
Nesse sanduíche, a carne é preparada com cebola, bacon e ainda, cheddar, aquele queijo amarelo e cremoso, que derrete na boca. Imagina a cremosidade dessa combinação!
17º. Com manteiga de alho
autor: Vida com Sabores
Esta receita de baguete recheada com manteiga de alho vai ser sucesso no churrasco dos seus amigos.
Usamos aqui manteiga, dentes de alho, salsa, pimenta e queijo ralado. Dá para imaginar o cheirinho dela assada.
Todas essas receitas são deliciosas e fáceis de fazer. Atendem ainda a todos os gostos e dietas já que tem desde as low carb e integrais até as mais robustas como a recheada com picanha e cheddar.
Ela é versátil, o que facilita a preparação da massa e as combinações, e pode ser consumida como lanche ou até mesmo como prato principal. Aproveite as receitas e se jogue na cozinha!