De origem italiana, o panetone é uma espécie de pão tradicional nas festividades de final de ano, em especial para o Natal.
Fim de ano chegando e o mercado já fica lotado de panetones deliciosos! Eu sou muito fã dessa receitinha e esse ano resolvi experimentar fazer em casa, ela é longa, mas não é nenhum bicho de sete cabeças, com certeza você vai adorar!
A seguir, veja também mais opções de receita de panetone caseiro, simples e fácil!Receita de Panetone Caseiro Tradicional de frutas simples: veja como fazer
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de água
- 20 g de fermento biológico seco
- 5 xícaras (chá) de trigo
- 3 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente
- 1 colher (sopa) de emulsificante
- 6 gemas
- 8 colheres (sopa) de açúcar
- 1/2 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de essência de panetone
- 1/2 xícara (chá) de água
- 3 xícaras (chá) de frutas cristalizadas
Modo de preparo
da Esponja:- Em uma tigela adicione todos os ingredientes, e mexa com ajuda de colher ou com a batedeira por dois ou três minutos ou até atingir o ponto de véu e reserve por 30 minutos.
- Na mesma tigela onde está a esponja já fermentada adicione a farinha de trigo, a margarina, o emulsificante, o sal, as gemas dos ovos, o açúcar e a essência de panetone e misture bem até obter uma massa homogênea.
- Para ajudar a dar o ponto, utilize água. Doze as quantias para que a massa não fique molenga demais.
- Quando ela atingir a textura correta, molinha, porém não se desmanchando, transfira para uma bancada e sove em movimentos circulares até que a massa atinja o ponto de véu ou por 15 minutos.
- Quando sua massa atingir o ponto ideal misture a fruta cristalizada de modo que elas fiquem totalmente incorporadas.
- Para ajudar nesse processo você pode utilizar pequenas quantias de óleo.
- Quando sua massa estiver devidamente frutada, com ajudas de uma faca ou espátula divida a massa em quantias de 200 a 300 gramas a depender do tamanho de sua forma de papel.
- Enrole os pedaços de massa em pequenas bolinhas e coloque nas formas.
- Antes de levar a massa ao forno para assar, deixe em um local quente para crescer por cerca de 30 minutos.
- Depois de fermentado note que eles irão dobrar de volume e chegarão até a borda das forminhas.
- Leve ao forno por cerca de 40 minutos a 180°, ou até dourar.
Dica: O ponto de véu é aquele momento em que a massa está elástica e você consegue esticar sem que ela rasgue.
2º. Trufado de chocolate
autor: Cakepedia
Essa é uma ótima opção para agradar o paladar de todos, criança ou adulto todos morreram de amores pelo seu panetone trufado.
Você precisará apenas de chocolate meio amargo e creme de leite e, assim, irá incrementar aquela sobremesa tão famosa.
3º. Mini panetone
autor: Tiago Mauro
Se a ideia for presentear, decorar ou até mesmo servir durante as festas, o mini é uma opção ideal.
A diferença está apenas no tamanho! Ele é ideal para você dar de presente a amigos e familiares, além disso é uma ótima opção para quem deseja vender e ganhar o extra para os presentes de Natal.
4º. Salgado
autor: Dika da Naka
Apesar de tradicionalmente ser um pão doce, sabemos que a mistura entre os sabores doces e salgados está presente na culinária.
Aprenda a fazer esta receita de panetone salgado é a dica ideal para quem quer inovar e inventar na cozinha.
Transforme a sobremesa em prato principal e arrase na ceia! Deixe crescer até que fique com tamanho ideal para uma boa fermentação.
5º. Decorado
autor: RICtv Entretenimento
Uma forma diferente de fazer a decoração das comemorações é incluir os alimentos na lista de itens a serem utilizados.
Pode ser combinando com forros, usado na mesa ou em um lugar de destaque. Além de perfeitos para a sobremesa eles serão lindos itens de decoração.
6º. Gourmet
autor: Karen Munhoz
A gourmetização de pratos e alimentos chegou em todas os campos culinárias, até mesmo naqueles que aparecem em datas específicas, como os panetones. Além de ser deliciosa, essa opção deixa cada panetone personalizado, perfeito para presentear também.
Você pode utilizar a mesma massa para panetone de algumas das receitas aqui apresentadas, mas não será com a mesma finalização, faça seu panetone recheado e/ou com cobertura, de acordo com o seu gosto ou do cliente. Você não irá se arrepender e poderá lucrar muito mais.
O gourmet é associado a alta qualidade, boa comida e bebida, algo sofisticado e, por isso, associado a uma alta cultura e paladares sofisticados.
7º. Sem glúten
autor: Patrick Catapano
Seja para quem é intolerante ao glúten ou para aqueles que resolveram abolir essa proteína de sua dieta, essa receita de panetone caseiro sem glúten é saborosa e não vai cair mal para nenhum convidado. Pelo fato de ser sem farinha de trigo, no lugar, pode acrescentar farinha de arroz ou de aveia, sem perder o sabor típico.
Sem perder a tradição por restrições alimentares, faça seu próprio pão doce e entre no clima natalino.
8º. Com sorvete
autor: Mãe de GÊMEOS - Glenya Taynara
Combinações de diferentes alimentos são o ponto alto em diversos momentos. O sorvete é um acompanhante ideal com bolos e pães.
É a forma ideal de manter as raízes da festa e inovar com algo refrescante e que agrada a todas as idades. Esse panetone é ótimo para sobremesa de Natal.
9º. No pote
autor: Cozinha do Bom Gosto - Gabriela Rossi
Quer levar sua sobremesa para o trabalho? Usar como presente a amigos? Ganhar uma renda extra? A dica ideal está aqui!
Prático e saboroso, poderá ser facilmente carregado em bolsas, sem o perigo de amassar. Você ainda pode ter uma renda extra para o fim do ano!
10º. Vegano
autor: Ana Cristina
O consumo de alimentos de origem animal não é comum para todas as pessoas. Para aqueles que adotaram a dieta vegana também é possível degustar de um bom panetone.
Com ingredientes de origem vegetal você irá preparar uma deliciosa sobremesa, que irá complementar sua ceia de forma espetacular.
11º. Red velvet
autor: Tábata Romero
O red velvet é um bolo com coloração vermelha ou marrom-avermelhada, é conhecido como bolo veludo vermelho, por sua aparência lembrar o veludo.
É bastante utilizado para massas em camadas que tem recheio entre elas, normalmente sendo creme de baunilha ou butter cream.
12º. De liquidificador
autor: Criar no dia a dia
Sem esforço e de forma prática, faça uma receita utilizando o liquidificador e tenha um resultado incrível, saboroso e prático.
Essa versão de liquidificador é uma delícia e ideal para aqueles momentos em que a pressa ou a preguiça for maior que o tempo de ficar na cozinha. Para fazer, confira o passo a passo
13º. De doce de leite
autor: Cozinha Finna
Feito à base de leite e açúcar, o doce de leite tem origem argentina e é comum em vários países da América Latina, como Argentina e Brasil.
Muito usado em balas, bolos, doces e como acompanhamentos de outros alimentos, como o queijo, ele é ideal para incrementar sua receita.
14º. De churros
autor: Ana Maria Brogui
De origem ibérica, os churros têm uma massa preparada com farinha de trigo e água morna, frito, recheado de doce de leite e salpicado de açúcar ou canela.
O sabor dessa iguaria é, portanto, a mistura do doce de leite e açúcar (ou canela) com a massa frita.
15º. De paçoca
autor: Luciana Goto
Tradicionalmente brasileiro e feito a partir do amendoim, a paçoca é um prato típico da comida caipira e muito consumido nas festas juninas.
É o amendoim quase em farelos, misturado com farinha de mandioca e açúcar e que pode ser encontrado no formato cilíndrico, quadrado ou retangular.
16º. De prestígio
autor: Dika da Naka
O recheio de prestígio consiste na mistura dos sabores de coco e chocolate. Cremoso, muito encontrado em chocolates e bolos.
O nome é em razão a marca da empresa Nestlé, que tem um produto desse sabor e que conquistou paladares de todos os lugares.
17º. Gotas de chocolate
autor: vilma masterchef
Nem todos gostam das frutas secas da tradicional receita de panetone, mas para agradar gregos e troianos existe o panetone de chocolate.
De forma simples, o chocotone feito em casa é a substituição das frutas pelo chocolate, atribuindo o sabor diferente ao pão doce e que agrada a muitos paladares.
18º. De bacalhau
autor: Umbigo no Fogão
Já pensou em unir o sabor típico de duas festividades em uma só? Aqui é possível A mistura do bacalhau, muito presente na semana santa, com o panetone resulta em uma sobremesa que pode ser típica em duas datas distintas.
É mais uma das misturas de sabores doce e salgado.
19º. De Nutella
autor: Menino Prendado
O sabor inconfundível da Nutella usado para incrementar receitas de todos os tipos.
A Nutella é um creme de avelã com cacau e leite morno, ganhou o mundo a partir da empresa Ferrero com a criação do produto com a marca de mesmo nome.
20º. De Ovomaltine
autor: Doce, sal e etc Receitas caseiras
De origem suíça, o Ovomaltine é muito utilizado no preparo de bebidas, como o milkshake. Os ingredientes principais são malte, leite, cacau e ovo.
A marca ficou conhecida após a comercialização do produto na Inglaterra e sua exportação para os EUA, no Brasil o principal consumo é feito através de sorvetes e sobremesas.
Essas foram algumas dicas para você unir tradição e inovação nas receitas de Natal. Hoje já sabe como fazer panetone caseiro. Comer essas maravilhas com manteiga é sensacional. Caso tenha alguma dúvida sobre, fale conosco!