Nascida e muito consumida na Itália, a receita de pandoro é muito consumida após os jantares de Natal. Ele é um tradicional bolo italiano feito no formato de tronco com oito pontas simbolizando uma estrela e seu nome vem do veneziano “pan de oro”. Sua base é ovo, manteiga, farinha e açúcar.
Apesar de muito parecido com o panetone, esse bolo tem essência de baunilha e seu formato de estrela é polvilhado com açúcar lembrando os alpes. Ele é uma massa muito versátil que pode ser recheada de diferentes formas. Hoje vamos te ensinar a versão comum e outras receitas com diferentes recheios desses doces.
Receita de pandoro italiano: saiba como fazer
- 550 gramas de farinha de trigo
- 3 ovos
- 150ml de leite morno
- 120 gramas de açúcar
- 170 gramas de manteiga ou margarina
- 6 gramas de fermento biológico fresco
- 5 gramas ou uma pitada de sal
- 60 gramas de gotas de chocolate (opcional)
Modo de preparo
- Dissolva o fermento fresco com os 150ml de leite morno e misture levemente.
- Em um bowl, coloque a farinha de trigo junto com o leite e fermento fresco e mexa até misturar um pouco.
- Então, ponha o ovo com gema em temperatura ambiente e mexa até ter uma massa homogênea. Adicione o açúcar e sove por cerca de 5 minutos.
- Na massa sovada, adicione o sal e a manteiga amolecida, aos poucos e misturando bem entre a massa.
- Dessa forma sove a massa por mais 15 minutos ou na batedeira por 10 minutos. O ponto ideal é quando temos uma massa lisa e que não grude nas mãos. Caso sinta a massa muito mole, adicione farinha aos pouquinhos.
- Com a massa nesse ponto, é o momento de adicionar as suas gotas de chocolate, se quiser um bolo pandoro recheado. Cubra e coloque a massa em uma tigela, e deixe que ela cresça até dobrar de tamanho, em torno de 2 horas.
- Quando a massa crescer, unte a forma de pandoro coloque a massa boleada e a acomode ao formato da forma, pressionando levemente. Deixe que a massa cresça, novamente, até chegar ao topo da forma.
- Em um forno pré-aquecido a 180º graus, leve o pandoro para assar por 35 minutos.
- Retire do forno e deixe esfriar, então polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva!
Essa é uma sobremesa perfeita para trazer um ar diferente à mesa da ceia natalina. Você pode decorar da maneira que te parecer melhor, com frutas, enfeites, raminhos decorativos. Os nuts, como amendoim, amêndoa, avelãs, castanha de caju, e muito mais. As frutas redondinhas trazem aparência similar a árvore de Natal que estamos todos acostumados e esses doces podem se tornar um destaque na mesa.
É importante lembrar que esta receita contém glúten e pode conter aditivos alérgicos.
2º. Com nutella
Autor: Letícia Artes
A massa desse pão doce italiano é super neutra e combina com muitos tipos de recheio, inclusive coma tão querida Nutella.
A montagem pode ser feita com fatias do pandoro, ou então, recheá-lo durante sua confecção. Para complementar use frutas vermelhas e açúcar de confeiteiro para polvilhar. A Nutella ainda traz um toque especial e suave ao doce, o deixando perfeito em qualquer momento.
3º. Recheado
Autor: Dicas e Receitas da tia Lu
Esse prato natalino da Itália, também pode ser recheado como você quiser. No entanto, o mais comum é o uso de frutas, que podem ser as frutas secas e cristalizadas do panetone ou outro tipo.
Se quiser, cereja e mirtilos são excelentes para rechear seu bolo. Para fazê-lo, basta ter o seu pandoro pronto e acrescente o que desejar sob ele.
4º. De chocolate
Autor: Ju Ferraz
E que tal dar uma nova cara para o seu chocotone usando o prato italiano? Essa é a forma de incrementar todo a sua sobremesa estrelada.
Uma forma legal de enriquecer a receita é utilizar gotas de chocolate amargo na sua massa. Lembre-se de utilizar o açúcar por cima para se deliciar ainda mais dele.
5º. Com creme de confeiteiro de maracujá
Autor: Sunday Slices
O bolo italiano também pode ser recheado com creme de confeiteiro, que traz uma sutileza como recheio, mas também tem sua presença. Além disso, é uma forma incrível para incrementar o pandoro.
O maracujá é perfeito para trazer esse incremento para o recheio do seu pandoro. Use o suco concentrado da fruta para trazer o sabor para o creme de confeiteiro. A polpa pode servir como decoração dele.
6º. Caseiro
Autor: A Padoca
Apesar de parecer uma receita super tradicional e difícil, é possível fazer o seu pandoro no conforto de casa, basta ter a técnica certa.
A facilidade do bolo caseiro é poder fazê-lo com o recheio que lhe parecer melhor. Seja chocolate ou frutas cristalizadas, e, até mesmo, geleias ficarão perfeitos em sua sobremesa.
Dê um novo toque a sua ceia de Natal com esse prato da Itália. Recheie com as suas coisas favoritas e traga a estrela para a mesa.