Você já experimentou a Receita De Steak Tartare Original? Ainda não? Então precisa experimentar. Esse prato francês de sabor incrível é ótimo para servir como petisco no encontro com os amigos.
Assim como é um ótimo prato principal. E não se engane, não é necessário ser um chef super especializado para conseguir prepará-lo com maestria, essa é receita é na verdade, muito fácil.
Vamos aprender o passo a passo!
Receita de Steak Tartare Original: Saiba Como Fazer
Ingredientes
Modo de preparo
Deixando a carne pronta
- Primeiramente é importante que você procure um açougue no qual possa confiar, já que é fundamental usar uma carne que proceda de lugares não duvidosos. Isso porque ela será consumida crua, então, fique atento.
- Procedência verificada, certifique-se também de que seja muito bem limpa antes de levar para casa, você pode solicitar que esse processo seja realizado ainda no açougue. Não pode ficar nenhuma gordura ou membrana.
- Corte o filé mignon de forma que ele fique em cubos bem pequenininhos, esse modo de corte é chamado de “à ponta da faca”. Reserve.
Dica:
- Use uma faca bem afiada para que a carne não vá amassando em quanto você corta e para que possa deixar os cubinhos perfeitos ou quase. Ela tornará seu trabalho bem mais fácil.
Preparando a maionese
- Separe uma gema de ovo para utilizar nesse momento, coloque-a em uma tigela.
- Adicione a mostarda e misture. Faça isso com um fuê ou com um garfo.
- Coloque o sal e a pimenta do reino.
- Em seguida acrescente o óleo de soja, faça isso muito lentamente. Continue mexendo.
- Agora pique muito bem as alcaparras e faça o mesmo com a salsa e com o aliche.
- Deposite tudo na tigela, acrescente o ketchup, o tabasco e mexa um pouco.
Dica:
- Para manter o steak tartare bem geladinho durante todo o preparo até o momento de servi-lo, coloque um recipiente cheio de gelo embaixo da tigela onde você vai fazê-lo. Assim a temperatura vai ficar adequada mesmo que você demore alguns minutinhos para terminá-lo.
- Outra coisa que vai facilitar muito o processo e a manutenção dos ingredientes na temperatura correta é deixar a maionese pronta antes de cortar a carne.
Hora do montar
- Misture o filé mignon já cortado em cubos com a maionese.
- Regue com azeite de oliva.
Montando para servir
- Acrescente agora os corn flakes e misture. É importante coloca-los apenas no momento de servir o prato, caso contrário eles perdem totalmente o aspecto crocante.
- Agora coloque em pratos pequenos ou potes, da forma que preferir.
- Regue com azeite e decore com a folha de mini rúcula. Feito isso, pode servir!
Dá pra preparar com carne moída?
Não. É importante que corte em cubinhos, mas não deixe muito picada, menos ainda moída. Preparar com a carne moída é uma tentação devido à facilidade. No entanto, não deve ser feito jamais, isso poque o prato não tem a textura de patê e ela o deixa assim.
Posso preparar e comer algumas horas depois?
Não pode. Mesmo que não use o corn flakes que perde a crocância com o tempo, não deve esperar muito para consumir. Pois a aparência da carne também é alterada conforme passam as horas. Isso prejudica e muito o visual do prato. Por isso, deixe para preparar alguns minutos antes do momento de consumir. Não será difícil visto que é um prato muito rápido de montar.
O que usar de acompanhamento?
Combina com diversos tipos de pão e também com torradas. Assim como é possível consumi-lo acompanhado de uma boa salada. Fica delicioso tanto com as mais simples, apenas com folhas verdes, quanto com as mais elaboradas. Uma outra opção saborosíssima é prepara batatas fritas para comer junto. Dessa forma une duas maravilhas em um só prato.
Por que o meu ficou mole?
Mesmo que goste de um sabor forte de mostarda ou de ketchup, não coloque mais do que o solicitado na receita, isto porque esses ingredientes vão dar uma textura mais mole, o que não é característico do prato em questão.
Que outros cortes de carne podem ser usados nesse prato?
Comumente o filé mignon é o escolhido mesmo. No entanto, dá pra usar coxão mole e patinho tendo também bons resultados.
Eu posso espremer alguns limões por cima do filé mignon durante a preparação?
Poder, até pode, mas não recomendo que faça. Jogar limão vai modificar a tonalidade da carne, deixando-a esbranquiçada. Então, evite!
Não é possível realizar nenhum pré-preparo com a carne, para que não vá totalmente crua?
Não. Essa receita é assim mesmo, carne crua. O que vale por um pré-preparo e assegura que a receita saia perfeita e se certificar da qualidade e limpeza da carne.
Qual a validade?
Se guardado na geladeira sob as condições adequadas, ele se mantém com qualidade por até 1 hora. Para fazer isso não o deixe solto em um prato ou em outro recipiente. É necessário colocar um papel toalha, que seja resistente, em cima e outro embaixo, para diminuir a umidade.
Dica:
- Se perceber que já passou quase 1 hora e ainda não foi possível comer tudo, pegue e faça hamburguer. Dessa forma, os ingredientes não ficam perdidos.
Dá para congelar?
Não é adequado congelar o steak tartare, fazer isso prejudica consideravelmente a qualidade do alimento.
Dá para usar outros temperos?
Dá sim. Se gosta de sentir o gosto da carne mais marcado, então, não tempere muito. Entretanto, se prefere que o tempero seja o protagonista, pode colocar molho inglês ou outros tipos de molho, cebola roxa ou branca, pepino em conserva e alho. Tudo deve ser bem picado.
Com essa bela entrada, pode ser que conquiste muitos pontos com seus amigos e conserva uma bela reputação culinaria, aproveite.
Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.
Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.