O coxão mole é uma carne bovina e representa um corte da parte traseira do animal.
É uma carne macia e versátil que pode ser preparada de diversas maneiras. Seja no churrasco ou na panela, com certeza você vai comer e pedir mais!
A seguir, veja diversas receitas com coxão mole, simples e fácil para você preparar seu almoço e jantar de forma prática e saborosa.
A primeira é a mais tradicional e deliciosa, grelhadinha e super prática de preparar. Após ela, deixamos mais diversas alternativas de preparo para você aproveitar.
Grelhado: uma das mais tradicionais receitas com Coxão Mole – Saiba como fazer
- 4 bifes com um dedo de espessura
- Sal e Pimenta a gosto
- Óleo ou azeite de oliva para fritar
- 1 colher (sopa) de manteiga
Modo de preparo
- Aqueça uma frigideira e a mantenha em temperatura média para alta.
- Enquanto a panela esquenta, tempere seus bifes com sal a gosto, se desejar a pimenta também deve ser adicionada nesse momento, você pode amacia-los cuidadosamente para que o sal chegue a todas as partes.
- Quando a frigideira estiver bem quente, acrescente um fio de óleo, espalhe pela frigideira e logo em seguida adicione os bifes.
- Deixe que eles assem, sem mexer, até que as bordas fiquem acinzentadas. Nesse momento, pode virar os bifes. Para que eles assem do outro lado.
- Note que os bifes já estarão bem dourados e bonitos.
- Nesse momento adicione a manteiga nos cantinhos da frigideira e deixe que ela derreta e envolva a carne, ela irá garantir suculência.
- Deixe fritar por 3 minutos e pronto! Você já pode ser deliciar.
2º. Com legumes
autor: Cantinho da Malu
O preparo com legumes, é feito na panela de pressão. A água da carne permite o cozimento dela e dos demais ingredientes.
Os sabores de legumes, temperos e da carne se misturam e dão um resultado saboroso!
3º. Empanado
autor: ComoFaz
A carne empanada, ou à milanesa, consiste em envolver a massa com farinha e ovo e fritá-la. Formando uma casca crocante ao redor da mesma.
Com origem na Grécia, a iguaria foi levada para a Península Ibérica e Itália. Atualmente está presente em diversos países e é um dos pratos mais famosos no sul da Alemanha e Áustria.
4º. Com creme de cebola
autor: Mulheres
O creme de cebola, também conhecido por sopa de cebola, é tradicional da culinária francesa e pode ser consumido puro, com acompanhamentos ou em misturas com outros alimentos.
Tida como comida dos pobres, a cebola era alimento abundante na África, Ásia e Europa. Apesar de já ser datada desde os tempos dos gregos e romanos, o creme de cebola que conhecemos ficou conhecido a partir de 1600, a partir de registros franceses.
Essa receita de coxão mole e creme de cebola é digna de um verdadeiro banquete!
5º. Na panela de pressão com batata e cenoura
autor: Receitas do Leandro
Procurando receitas de carnes? Uma maneira rápida de se preparar carnes é utilizando a panela de pressão. Ela cozinha o alimento mais rápido por dar o ponto de ebulição da água mais elevado que na temperatura ambiente.
A versão com batata e cenoura consiste em misturar carne e legumes em um mesmo prato, agregando valor nutricional a ele.
Você não precisa de muitos ingredientes para fazer essa carne de panela: a carne cortada em cubos, cebola, cenoura, tomate, 4 dentes de alho picados, 1 colher (sopa) de manteiga ou azeite, páprica defumada, salsinha desidratada, tomilho desidratado, água, pimenta do reino e sal a gosto.
Leve a carne ao fogo para fritar por alguns minutos - mexa bem para ficar dourado de todos os lados. Acrescente os ingredientes e os temperos a gosto. Tampe a panela e deixe cozinhar por 35 minutos após pegar pressão. É uma ótima receita de coxão mole.
6º. Ao molho
autor: Iara
Existem diversas maneiras de se preparar uma carne: moída, em bife, assada, cozida... mesmo quando queremos preparar ela ao molho, as opções são extensas.
Em tiras e ao molho madeira é uma dessas opções. Esse molho é tradicional da Ilha da Madeira, em Portugal, e tem vinho entre seus ingredientes.
7º. Bife acebolado
autor: Suellen Janne
Comum no cardápio do brasileiro, o bife é um corte comum em carnes bovinas, suínas e de frango.
Ele faz parte dos pratos feitos e tem diversas variações. Sua preparação é muito fácil e leva cebola (para os amantes da hortaliça, quanto mais melhor), o que confere um sabor especial a carne.
8º. Hamburguer
autor: Eduardo Perrone
Feito principalmente de carne bovina, o hamburguer é preparado da mistura da carne com temperos e moldado no formato circular. Servido normalmente na forma de sanduíche, o prato tem como referência os dois nomes.
Apesar de ser frequentemente associado aos Estados Unidos da América, a sua origem é alemã, e os imigrantes alemães, dos arredores da cidade de Hamburgo, levaram a iguaria para o novo continente com a colonização.
Molde o hambúrguer com carne moída e temperos que preferir.
9º. Na panela de pressão com cerveja
autor: Mulher Versátil com Walkiria Diniz
Produzida a partir da fermentação de cereais, a cerveja é uma das primeiras bebidas alcoólicas criadas pelo homem e, atualmente, é a terceira bebida mais popular do mundo, atrás apenas da água e do café. Além disso, hoje no mercado temos diversas opções sem glúten, acompanhando as necessidades de seus consumidores.
Além do seu consumo puro, a cerveja preta é um bom ingrediente para preparar diversas receitas: desde drinks até refeições - e principalmente carnes.
10º. Carne louca
autor: Receitas de Pai
Ideal para recheio de sanduíches, a carne louca pode ainda ser servida como prato único ou com outros acompanhamentos.
Consiste em carne desfiada, misturada a outros ingredientes como legumes e verduras. Devido ao valor nutricional dessa opção, ela deve ser considerada como um prato único.
Para esta opção é necessário adicionar as carnes (coxão mole ou coxão duro, por exemplo), o pimentão, a cebola, o molho de tomate, a água, o cheiro verde e os temperos a gosto (pimenta e sal são uma boa pedida) a uma panela e seguir as instruções.
Você também pode fazer um pão caseiro delicioso para acompanhar essa delícia!
11º. Em bife na panela de pressão
autor: Lucy
Se estiver apressada e deseja preparar uma refeição rápida, aprenda a fazer essa receita de coxão mole em bifes feita em uma panela de pressão.
A carne ficará macia, pronta rapidamente e você pode incrementar adicionando legumes e temperos. Confira o passo a passo desse prato perfeito para o seu dia a dia!
12º. Picadinho
autor: Nhac GNT
Popular em todo território brasileiro, o picadinho é um prato típico do país. Não se sabe ao certo sua origem, mas é atribuído a boemia paulistana da década de 50. O picadinho era servido nas madrugadas, aos bêbados que preguiçosos não queriam cortar a carne para se alimentar.
O picadinho consiste na carne picada em cubos e servida acompanhada de legumes e temperos, juntamente ao tradicional arroz e feijão.
13º. Recheado
autor: Churrasqueadas
Ao invés de preparar a carne como complemento da refeição, você pode torná-la o prato principal.
Recheado tem praticidade e mistura de sabores em um mesmo alimento e você pode voltar a atenção total da refeição para ele. Está entre minha receitas com coxão mole favoritas.
14º. Strogonoff
autor: Cozinhando com a Mary sol🥞☕
Originário da Rússia, o estrogonofe consiste em preparar cubos de carne, normalmente a bovina, e servi-los em um molho com creme de leite.
Com a sua popularização pelo mundo, ele ganhou versões e variações em sua receita, sendo preparado de carne de frango, com ketchup, cogumelos e acompanhado de batata palha.
15º. Bife
autor: roger USA 33
Para aqueles que não gostam de cebolas, é possível preparar um saboroso bife sem utilizá-las. Ao contrário do bife acebolado, os outros temperos é que irão realçar o sabor da carne.
Atribuído ao prato mais amado do Brasil, a combinação arroz, feijão e bife vem acompanhada muitas vezes de batata frita e salada de tomates, e pode ser encontrada em diversas regiões do país.
Diversas são as proteínas para esse prato: filé mignon, alcatra, coxão mole... você escolhe a sua preferida!
16º. Assado no forno
autor: Divinas Receitas
A vontade é de comer uma carne assada, mas por algum motivo não quer que seja na churrasqueira?
É possível preparar, de forma deliciosa, no forno. As dicas apresentadas irão te ajudar a preparar aquele almoço de domingo, simples e fácil, que irá surpreender sua família.
Essas foram algumas formas de como fazer coxão mole para incrementar seu cardápio do dia a dia e inovar suas receitas de carnes.
O preparo não requer sofisticação, mas o sabor não deixa a desejar em relação a restaurantes sofisticados.