Ela pode fazer algumas pessoas torcem o nariz à primeira vista, mas eu te garanto que vale a pena conferir essa receita de língua de boi porque essa carne possui mais qualidades e sabor do que você imagina. Sendo componente de muitos pratos no país, essa iguaria é sucesso em outros lugares da América Latina.
Com os preços da carne bovina lá no alto, é interessante vermos quais opções temos. A língua, além de forte, nutritiva e saborosa, é econômica e fácil de fazer. Você também precisa conferir essas 15 outras receitas que selecionamos para que tenha uma diversidade de preparos e pratos à sua disposição para inovar.
Receita de língua de boi ao molho madeira: saiba como fazer
- 1 língua bovina
- 1 cebola pequena cortada em cubinhos
- 4 colheres de (sopa) de óleo ou azeite de oliva
- 2 dentes de alho cortados em pedaços grandes
- 2 colheres de (sopa) de salsinha picada
- 2 colheres de (sopa) de margarina
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 1 colher de (chá) de colorau
- 2 folhas de louro
- 40g de farinha de trigo
- Pimenta do reino
- 100 ml de molho shoyu
- 80 ml vinho tinto
- 560 ml de caldo
- 1 litro de água
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Em uma panela de pressão, coloque a língua, adicione o suco de um limão, encha com água até cobrir e leve ao fogo.
- Após pegar a pressão, cozinhe por 20 minutos e retire.
- Ao tirá-la, a pele já se soltará sozinha, então, use uma faca e retire toda a pele restante. Descarte e lave a língua em água corrente.
- De volta à panela, coloque a língua, acrescente a cebola picada, o alho, uma pitada de sal e pimenta, folha de louro, o molho shoyu e o coloral.
- Adicione água e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos ou até ficar macia.
- Passado esse período, reserve a língua e coe o caldo de carne que se formou na panela. Guarde 550 ml desse caldo para preparar o molho madeira.
- Com a panela vazia, acrescente o óleo e espere aquecer. Entre com a língua e dê uma dourada em ambos os lados.
- Use o que sobrou de caldo, fora dos 550 ml, para regar a língua e dar mais gosto conforme ela frita. Após dourar, tire do fogo e reserve.
- Corte a língua em fatias finas e sirva em uma travessa da sua preferência.
- Em uma frigideira, coloque margarina. Quando derreter, entre com a farinha de trigo e mexa bem. Assim que se formar uma massinha, acresce um pouco do vinho. Volte a mexer. Finalize o vinho.
- Adicione todo o caldo aos poucos, deixe ferver e entre com a mostarda. Quando vir que está bem uniforme, ajuste o sal e desligue.
- Finalize com salsinha ou cheiro verde.
- É só regar a carne com o molho e estará pronto para servir.
2º. Com batatas
autor: Cozinhe com a Dani
Essa receita é para uma refeição completa, afinal, quem não ama uma carne cozida com batatas prestes a desmanchar de tão macias? Acompanhada de um arroz branco e uma salada, você tem um almoço para atender toda a família.
Confira o passo a passo de como tratar, cozinhar e combinar essa delícia.
3º. No espeto
autor: BBQ Em Casa - Receitas De Churrasco
Que tal uma novidade para a próxima churrasqueada? Uma língua de boi bem temperada vai deixar os parentes de queixo caído. Confere esse vídeo!
Como já orientado, retire a pele que não é comestível, passe azeite, sal de parrilla, pimenta e aqueles condimentos que está habituado a usar nas suas carnes.
Isso aí com uma cerveja gelada em um domingo quente é surreal de bom.
4º. Com caldinho
autor: Tatiane Marques
As sopas e caldos são famosos “tira-gosto” na hora de beber uma cerveja com os amigos. Que tal usar essa língua para petiscar com eles?
O final de semana pede por algo diferente.
Surpreenda o pessoal com um caldo saboroso com muita páprica, cebola e o alho, alecrim e outros condimentos que vão deixar o sabor surpreendente.
5º. Sanduíche
autor: Cansei de Ser Chef
Por essa você não esperava, certo? Mas essa pode ser uma ótima alternativa para diversificar naquele lanche. Veja como preparar uma receita para deixar a carne bem macia.
O recheio do sanduiche fica por conta da língua desfiada e bem “molhuda”.
Pode ser uma alternativa muito diferenciada para um jantar mais informal
6º. Na panela de pressão
autor: Bete com carinho
Todos amam cozido em uma panela com pressão pela praticidade, afinal, nesse caso, receitas como essa de língua ou de uma carne cozinhariam por horas.
E falando nisso, numa panela de pressão com água gelada, coloque a língua, pimentão, cebola, orégano, temperinhos à vontade e molho de tomate. Em cinquenta minutinhos você terá um cozido de dar água na boca só pelo cheiro.
7º. Com macaxeira
autor: Paty tudo Mais
Todo bom nordestino troca facilmente a batata pela famosa mandioca.
Super cremosa, douradinha e macia, ela fica desmanchando na boca e agrega muito sabor a qualquer carne. Pode ser a melhor opção para matar a saudade do tempero e gostinho do Nordeste. Ela é digna de almoço de família.
8º. Na churrasqueira
autor: Churrasqueadas
Essa é para aqueles que adoram diversificar no churrasco.
Para fazer, é muito fácil e simples. Os ingredientes são básicos. Coisa que todo churrasqueio tem na cozinha, assim, não dá trabalho! Ela precisa ser cozida para garantir a maciez, mas fica tostadinha da churrasqueira com muito tempero.
9º. À milanesa
autor: MARA CAPRIO CULINÁRIA E DICAS
Depois de tanta proteína, chegou a vez do empanado italiano também ser feito com a língua. O pessoal cansou daquele seu bife à milanesa tradicional?
Agora você tem mais uma opção para variar nas refeições.
10º. Na cerveja
autor: Cueca Cook
Para você usar a sua cerveja favorita na hora de preparar.
A carne de panela com bebida alcoólica já se tornou um clássico porque a deixa muito macia. A bovina, especialmente, por ter mais gordura, combina demais com cerveja preta. Capriche nos condimentos e aproveite.
11º. Legumes e verduras
autor: Bete com carinho
Para compensar o nível de gordura em certas carnes, a gente deve buscar equilibrar com o tempero mais natural e acompanhamentos saudáveis.
Além de fazer toda a diferença no sabor, colaboram para que o seu corpo receba os nutrientes necessários. É bom unir o útil ao agradável, né? Comer bem não necessariamente tem a ver com viver de fruta e folha. Confere só!
12º. No forno
autor: REVISTA MEIO NORTE
Assim como os preparos na pressão são práticos, os de forno também te dão uma maior liberdade. É sempre bom ter alternativas porque o tipo de cocção interfere muito no sabor e textura que você irá provar no prato, então, explore.
Independentemente de qual preparo escolha, é só cuidado para não a deixar ficar ressecada durante o cozimento para que ela fique tão macia quanto um filé mignon.
13º. Ao vinho
autor: Alessandra Santos Pastel
Assim como as cervejas, os vinhos são muito usados em carnes de diversos tipos. E nem se preocupe! O sabor é muito suave, então, você não vai comer nada com gosto forte de bebida.
Ele é responsável por intensificar os sabores já existentes, além disso, combina com quase tudo. A melhor parte? Você não precisa usar vinho caro.
Guarde esse para acompanhar o prato.
14º. Risoto
autor: Chef José Luiz
O risoto é outro prato italiano que foi muito bem recebido na culinária brasileira.
Muito servido no jantar, para cozinhar ele é muito simples. Pode fazer diversas combinações de acompanhamento e temperos. Sempre cremoso, o risoto vai parecer divino na boca com uma fatia de língua macia e suculenta. Você não perde por esperar.
15º. Com polenta
autor: Crispim Neto MT
A polenta é uma espécie de purê feito com a base da farinha de milho. Apesar de haver versões fritas e sólidas, essa é que eu te indico para compor o seu prato com a língua.
Esse purê cremoso é muito fácil de fazer, mas vale muito a pena. Você também não vai querer perder a dica de molho e de decoração.
16º. Recheada
autor: A BAIANA CHEGOU
Talvez eu tenha guardado o melhor por último.
A carne recheada é uma das sete maravilhas da cozinha porque você une algo que já é gostoso por si só aos seus outros elementos favoritos.
Não tem como dar errado!
Você pode aproveitar essas opções para introduzir esse tipo de carne à alimentação da sua família. Se uma sugestão é melhor do que a outra, não irá demorar para convencer todo mundo.