13 Receitas de Galinhada Com Versões Mais Que Espetaculares Para Surpreender

Um dos pratos mais saborosos que nossa culinária já produziu.
13 Receitas de Galinhada Com Versões Mais Que Espetaculares Para Surpreender
Avalie este item
(16 votos)

Um prato tipicamente brasileiro dos estados de Minas Gerais e Goiás, a galinhada é sempre bem incrementada com temperos e um arroz bem soltinho. É uma comida caseira deliciosa que serve à família inteira.

Que tal arriscar um pouco nesse prato tradicional e fazer em casa? Veja abaixo a receita de galinhada ótima de preparar.

A mais incrível de todas que conquistou os paladares na minha casa é a tradicional com arroz. Ela tem um preparo simples, mas um sabor delicioso que encanta. Ao fim dela, separei uma lista com diversas outras para você como bônus.

Receita de Galinhada com arroz Tradicional, simples e fácil: como fazer

Rendimento
6 porções
Preparação
40 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 galeto de + ou - 1 kg ou suas partes do frango favoritas;
  • 1 xícara (chá) de bacon picado;
  • 1 cebola picada;
  • 2 dentes de alho picados;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • 2 tomates picados;
  • 2 xícaras (chá) de arroz branco;
  • 1 folha de louro;
  • 1 caldo de galinha;
  • 4 xícaras (chá) de água quente;
  • Cheiro verde picado a gosto.
  • Colorau

Modo de preparo

  • Em uma panela, de preferência grande, coloque o frango em pedaços já limpos;
  • Adicione sal a gosto, pimenta-do-reino, o bacon cortado em cubinhos, a cebola picada, os dentes de alho amassados e refogue bem até que doure;
  • Em seguida, acrescente o tomate picado, o arroz ainda cru e 1 folha de louro e misture bem;
  • Dissolva o caldo de galinha na água e jogue a mistura na panela com os outros ingredientes;
  • Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos aproximadamente até que o arroz e o frango cozido estejam prontos;
  • Desligue o fogo, polvilhe o cheiro verde picado por cima e sirva em seguida;
  • Bom apetite!

2º. Mineira com frango caipira

autor: ANGELA E ANTONIO

Ô trem bom é comer uma galinha caipira bem temperada e com arroz soltinho, certo? Então deixe de bobagem e corre para a cozinha preparar essa delícia tipicamente mineira.

Em uma panela de preferência grande, aqueça o óleo e frite a galinha em fogo alto, deixe dourar e a prepare para cozinhar, tempere o frango com pasta de alho com sal e corante. Passe para fogo médio e adicione as xícaras de água, pimenta-do-reino moída ou qualquer tempero de preferência.

Em seguida, acrescente a cebola e o pimentão amarelo.

Cozinhe em fogo baixo cerca de 15 minutos. Depois do cozimento, junte o arroz e finalize a receita. Acesse o link para saber mais.

3º. Goiana com pequi

autor: Tastemade Brasil

Para quem não conhece, o pequi é um fruto muito usado na culinária sertaneja. Delicioso e peculiar, ele é acrescido à receita de galinhada goiana e forma uma comida que pode ser servido como principal no almoço de família.

Compre o frango inteiro no mercado, corte-o em pedaços consideráveis, tempere com sal e pimenta e deixe marinar. Já o fruto é picado e fervido no fogão por uma média de 10 minutos.

O passo a passo é ensinado de maneira completa no tutorial. Assista!

4º. Fit low carb (fitness) com arroz integral, milho e coxa e sobrecoxa

autor: Mamãe Vida Saudável

Pensou que íamos nos esquecer dos nossos queridinhos fitness? Se enganou! A versão integral é saborosa e sem segredo. Experimente essa delícia liberada na dieta low carb.

Você vai precisar de xícara (chá) de arroz integral, coxa e sobrecoxa de frango, colheres (sopa) de azeite de oliva, cebola, alho, milho verde, cenoura, colher (sopa) de molho de tomate light, páprica picante, pimenta e cebolinha. Confira esse prato principal delicioso!

5º. No tacho

autor: Aureliana Viegas

Fazer essa receita no fogão à lenha é pedir aos convidados para comer e repetir o prato. Mega deliciosa, essa versão leva pedaços de frango, arroz, cebola, cenoura, tomate, cebolinha, salsinha e alho.

Aqueça o azeite e vá colocando os ingredientes na mesma panela, no caso, o tacho. Doure o frango, coloque a cebola grande, o pimentão vermelho sem sementes e sem pele.

Para um toque especial use orégano e gengibre. A dica é deixar o frango fritar sem tempero até ficar ao ponto de desmanchar. Para cozinhar coloque algumas xícaras de chá de água até cobrir arroz. É uma refeição única e vai amar. Esta receita fica perfeita para o dia a dia.

6º. Com calabresa e açafrão

autor: Camila Masullo

Apesar de ter similaridades com a receita tradicional, essa opção é diferenciada, já que contém o sabor acentuado da linguiça. Ela pode ser comprada no mercado, escolha a que mais lhe agradar.

Numa panela coloque um fio de azeite, bacon, alho, cebola, linguiça toscana e calabresa, sobrecoxa de frango, açafrão, páprica, tomate, arroz e pimenta calabresa.

A ideia é cozinhar tudo junto, depois tirar os ossos do frango, misturar bastante e finalizar em fogo baixo e com salsinha.

7º. Na panela de pressão

autor: Me Chamem de Nanda Mel

Saudades do almoço de domingo com essa receita, né minha filha? Então, para de lamentar, separe a panela de pressão e os elementos principais da receita e vamos ao modo de preparo.

Coloque as coxinhas de frango para refogar por alguns minutos na panela de pressão, em paralelo pique cebola, cenoura e pimentão verde. Com o arroz lavado e escorrido, estará pronto para ser acrescentado à receita.

A sugestão é tirar o óleo da panela antes de adicionar os temperos e os grãos de arroz. Tampe a panela e siga o cozimento.

8º. Com açúcar queimado

autor: Cozinha da Cátia

Não leu errado, é feita com açúcar queimado. A Cátia te ensina essa receita deliciosa que aprendeu com a sogra italiana. Já comece marinando a carne com sálvia, osmarim, manjerona e sal.

Para preparar use panela de ferro, banha e açúcar cristal ou refinado. Depois que dourar, adicione o frango e frite por 1 hora e meia/2 horas. Não se esqueça de tirar o excesso da gordura.

A noz moscada e a farinha de trigo são ingredientes adicionais que fazem a diferença. Veja na íntegra!

9º. Cremosa Com creme de leite

autor: Receitas de Minuto por Gi Souza

Economia de louça, sobra de tempo, simplicidade e muita cremosidade? Só aqui na listinha especial do Sabor na Mesa, minha gente!

Uma galinhada com creme de leite, ou cremosa, arrasa no apetite e pode ser feita em uma única panela. Separe os seguintes itens: arroz, frango, alho poro, milho, água, cream cheese, páprica doce, açafrão, tomate e bacon.

Para temperar use sal, pimenta e qualquer condimento que desejar.

10º. Gaúcha

autor: Até Cozinha

Aposto que a gurizada vai amar essa delícia gaúcha. Pode preparar em qualquer lugar do mundo, já que a receita é simplíssima, fácil e de lamber os beiços.

Utiliza frango caipira, cebola, tomate, xícaras (chá) de arroz, uma pitada de açúcar, colher (chá) de sal, colheres (sopa) de óleo e cheiro verde. Caso queira acrescentar um temperinho a mais, fique à vontade.

O canal Até Cozinha reuniu a família e trouxe um tutorial incrível. Acesse o link!

11º. Cuiabana

autor: Luciana Pompeu

Cuiabá invade a telinha com essa versão saborosa dessas, o estado é da região centro-oeste do Brasil e carrega a gastronomia diversificada e maravilhosa até na orêia!

Brincadeiras à parte, vamos colocar a mão na massa. Tire alguns ingredientes da dispensa e da geladeira, como milho, cenoura, tomate, azeitona, galinha e arroz.

Faça farofa de banana e maionese à moda cuiabana para acompanhar a refeição.

12º. Em uma panela só

autor: Receitas Da Cris

Essa versão é tranquila e prática de fazer. Os principais ingredientes são: galeto (1 kg), bacon, cebola, arroz branco e alguns cubinhos de tomate.

A ideia é temperar bastante com dentes de alho picado, sal, pimenta-do-reino, folha de louro, caldo de galinha e cheiro verde. Refogue os itens citados e cozinhe por alguns minutos em uma panela grande com o caldo de galinha.

13º. Com asa de frango

autor: Nhac GNT

A receita leva coxa, sobrecoxa e asa de frango, vai no forno à lenha e é finalizada na boca do fogão. É um prato típico do Oeste do Brasil e ganhou essa versão especial no Perto do Fogo.

Quem vai te ensinar a prepara no vídeo é o Felipe Bronze, aproveite!

Na hora de servir, passe para uma travessa de vidro bem bonita e não se esqueça de caprichar na decoração com cheiro verde.

Essas são as variações saborosas dessa comida irresistível. Caso tenha curtido uma versão em especial, faça e conte-nos como foi a experiência. Sabe agora como fazer galinhada fácil.

Dúvidas? Comenta aqui embaixo que nós te ajudamos!

poste no pinterest esta imagem de receita de galinhada

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.