Vamos combinar que comida brasileira é realmente especial, ainda mais quando se trata de carne assada? Se você concorda comigo, então, as receitas de hoje são indispensáveis!
A fim de trazer ainda mais sabor à sua mesa e variar aquela carne preparada apenas na panela de pressão, listamos várias formas de preparo da receita de fraldinha assada no forno. Essa carne é saborosa, sem gorduras e ideal para inserir em alimentações mais saudáveis, principalmente, porque é rica em proteína. Depois dela, você ainda pode conferir outras versões de preparo.
Receita de fraldinha assada no forno: saiba como fazer:
- 1kg de fraldinha
- 1 colher de sopa de óleo;
- 1 colher de sopa cheia de manteiga sem sal;
- ½ colher de sopa de sal grosso;
- ½ colher de chá de pimenta do reino moída na hora,
- 1 ramo de alecrim.
Modo de preparo
- Leve uma frigideira vazia ao fogo para aquecer bem.
- Tempere a carne com sal grosso, pimenta do reino e unte com óleo na hora de assar, pois, se temperada antes da assadura, pode ocorrer desidratação;
- Quando a frigideira estiver bem quente, coloque a fraldinha e deixe dourar dos dois lados, a frigideira deve estar em temperatura alta para que não ocorra o cozimento, mas sim a fritura;
- Quando a carne estiver bem dourada e formada uma casquinha, mantenha-a na frigideira e espalhe a manteiga sobre a fraldinha, em seguida, faça uma tampa de papel alumínio sobre a frigideira;
- Leve ao forno pré aquecido a 190ºC ou 200ºC, por 30 minutos.
- Tire a fraldinha do forno, coloque em uma tábua, embrulhe em papel alumínio para que não resseque;
- Utilize a frigideira para fazer um molhinho com o fundo que se formou durante a assadura.
- Coloque a manteiga e deixe derreter. Em seguida, acrescente o alecrim e mexa, por aproximadamente 2 minutos, até o molho incorporar;
- Desembrulhe a carne, fatie, coloque o molho sobre a fraldinha e, se quiser, enfeite com galhinhos de alecrim.
2º. Na mostarda
autor: Panelaterapia
Receita simples e saborosa é o que temos aqui. Para esse preparo, você vai precisar apenas de uma misturinha que consiste em dois dentes de alho moídos, manteiga em temperatura ambiente e duas colheres de sopa de mostarda. Esse molho delicioso é passado por cima da carne antes de ser levada ao forno.
O sabor é espetacular! E como se não bastasse, ainda, pode ser acrescido batata cozida no molhinho do refratário para ser servido junto com a fraldinha.
Garanta esse delicioso prato a toda sua família.
3º. Na cerveja preta
autor: Canal do Codonho
O segredo para essa receita ficar especial é fazer uma camada de cebola na assadeira com um pouco de azeite de oliva; sobre essa camada, coloque a fraldinha já temperada com sal, pimenta do reino, e, depois disso, faça mais uma camada de cebola, alho, louro, ervas ao seu gosto por cima da carne, e cobra tudo isso com a cerveja preta.
Durante a assadura, regue por cima da carne, com o auxílio de uma colher de sopa, o molho que fica acumulado no fundo da assadeira.
Uma dica importante é: prefira as cervejas de sabor mais fortes, que não sejam adocicadas, dessa forma não terá erro na hora de degustar essa apetitosa e suculenta fraldinha!
4º. Com batatas e alecrim
autor: Do café ao Jantar
Para esse preparo é necessária 1 hora para assar e mais 30 minutos para dourar a carne. Esse prato com cara de almoço de domingo vai deixar seus convidados verdadeiramente encantados, pois, batatas já combina com carnes em geral, imagina com fraldinha, alho, azeite e cebolas? Não tem como ficar desagradável.
É importante cobrir a assadeira com papel alumínio, antes de levar ao forno, dessa forma a fraldinha ficará mais molinha e bem assada. Após uma hora, retire a tampa de papel e deixe no forno por mais alguns minutos.
Mais receitas como essa, fácil de fazer e saborosa, será difícil de achar. Então, aproveite e já reserve a carne, uma travessa, o sal e pimenta e, claro, as batatas.
5º. Na churrasqueira
autor: Manual do Churrasco
Mas quem não ama um churrasco, não é mesmo? Ainda mais quando se trata de suculência e macies na brasa. Nessa versão que trazemos é importante preparar a carne utilizando sal normal, grosso ou de parrila e deixá-la descansar por, aproximadamente, 3 minutos, porque, assim, a suculência que tanto falamos é garantida e o sabor ficará ainda mais espetacular.
Ao fazer fraldinha nessa versão, é interessante colocar no espeto, de modo que a peça de carne fique mais comprimida para que seja assada e não fique uma carne ressecada. Após esse preparo, é só levar a carne para assar
6º. Na airfryer
autor: Carrara Gourmet
Um churrasco sem sujeira, sem óleo e sem fumaça é possível quando feito em uma fritadeira elétrica, sem contar que é muito mais saudável também.
Você pode se perguntar se há maneiras de deixar a fraldinha ainda mais saborosa e a resposta é: sim! Sim se o alho for querido e bem vindo nas suas refeições. Pois, para esse preparo há uma pasta de alho feita com manteiga de garrafa e fumaça em pó, esse tempero vai dar um sabor de defumado e deixará tudo mais irresistível ainda.
Antes de passar a pasta sobre a carne, é importante selar a peça de fraldinha por 10 minutos na airfryer a 200ºC, e se atente ao corte, pois, é muito importante e vai garantir macies. Feito isso, sirva à vontade!
7º. Com queijo e alho
autor: Me GUSTA Churrasco
Selar a carne antes de assar é fundamental para que ela não fique dura e seca. Por isso, escolha uma peça de carne com camada de banha, porque, desse modo, o único contato com gordura será da lubrificação natural e, assim, poderá ser dispensado o uso de óleo ou azeite.
Após selar a carne, fritar a superfície em uma panela, frigideira ou até mesmo na grelha, tempere com sal, coloque o queijo ralado e o alho frito, volte à churrasqueira e terá um dos pratos mais irresistíveis e saborosos do mundo da culinária que esta receita proporciona.
Depois dessas inúmeras formas e versões de preparo que trouxemos aqui, fica difícil sair daqui sem ideias para a próxima refeição; pelo menos uma receita será útil.
Aproveite! E bom apetite!