A feijoada é um prato rodeado de histórias e, com certeza, de muito sabor. O prato brasileiro é bem parecido com o preparado em países africanos, como Angola.
E quem é que não gosta de uma típica feijoada no almoço de domingo, com a família reunida, muita música e alegria?
Por isso, nós do Sabor na Mesa separamos a receita de feijoada que é uma daquelas receitas que ganhou nossos corações. Já pega o caderninho e anota tudo!
E depois desta versão maravilhosa, deixamos uma lista com outras variações, porque mesmice não é conosco! Não perca!
Receita de Feijoada Completa – Versão Tradicional Simples e Fácil: Saiba Como Fazer
- 1 kg de feijão preto
- 500g de uma boa linguiça defumada
- 300g de bacon picado
- 800g de orelha de porco picada
- 1 pé de porco - com joelho picado
- 1kg de rabinho de porco picado
- 2 cebolas picadas
- Cheiro verde a gosto
- 2 folhas de louro
- Azeite suficiente para refogar
- 3 maços de couve manteiga picadinha
- 10 tomates picados
- 1 pimentão
- 4 dentes de alho
- 200g de manteiga da sua preferência
- 3 xícaras (chá) de farinha de mandioca
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 2 laranjas
Modo de preparo
- Cubra o feijão com água e deixe ele de molho enquanto prepara o restante do preparo.
- Em uma panela grande e bem quente, coloque o azeite.
- Adicione as carnes (orelha, pé, joelho e rabinho) e frite-as muito bem, com um pouco de sal. De tempos em tempos adicione um pouco de água para cozinhá-las completamente.
- Escorra o feijão e coloque em uma panela de pressão, com duas folhas de louro, 2 dentes de alho, um pouco de sal, a linguiça e o bacon.
- Coloque água até cobrir e um pouco além, para não queimar.
- Leve ao fogo e quando a panela começar a chiar, cozinhe por cerca de 20 minutos. O feijão deve estar al dente.
- Retire a linguiça do feijão e pique-a em rodelas.
- Acrescente as outras carnes (não esqueça de escorrer o óleo).
- Adicione mais água e volte para a pressão por mais 5 minutos.
- Em uma panela grande e bem quente, coloque o azeite e refogue a cebola e o alho, temperando de acordo com sua preferência.
- Coloque a feijoada nessa panela.
- Quando ferver, adicione a linguiça em rodelas.
- Finalize-a com cheiro verde picado.
- Em um refratário, misture o tomate, o pimentão, a cebola e reserve.
- Quando tudo estiver pronto, tempere-o com vinagre ou limão e sal.
- Em uma frigideira à parte, adicione o azeite e frite a cebola e o cheiro verde.
- Adicione uma pitada de sal e pimenta do reino.
- Adicione a farinha de mandioca e mexa bem até formar a farofa.
- Reserve.
- Pique as laranjas em rodelas, na hora de servir.
- Se desejar, salpique canela por cima.
- Você pode servir a couve refogada, ou apenas picada e temperada com azeite e um pouco de sal.
Reserve um pouco do vinagrete- cerca de 3 colheres, e adicione molho de pimenta e um pouquinho do caldo da feijoada. É um belo molho apimentado para quem gosta. *dica
2º. Simples
autor: Menino Prendado
É possível inovar mesmo com simplicidade, sabia? Uma feijoada simples, mas completa, leva alguns componentes da tradicional e outros diferentes, como a carne seca.
Para aprender a preparar essa delícia, você passa por etapas: cozinhar o feijão e a carne, cortar em cubos ou rodelas o bacon e a linguiça calabresa, coloque o feijão então e incrementar com os temperos a gosto.
3º. Vegana
autor: VegTube
Pensou que os amantes da culinária sem produtos de origem animal iam ficar de fora? Se enganou! Tem feijoada para todo mundo. Aqui ela é distinta e favorecida com elementos super gostosos.
Vamos ao checklist: cogumelo, tomate seco, nabo, salsicha, linguiça, carne (todos vegetais) e sal a gosto. Ainda dá para acrescentar folhas de louro, rabanete, repolho e salsinha.
Além de colorida, ela fica apetitosa e super saudável!
4º. Branca com feijão branco, Francesa
autor: MultiTV
Normalmente, o feijão preto é o protagonista, mas não nesse caso. Esta receita, também conhecida como cassoulet, essa versão domina os apaixonados pelo gosto irresistível do feijão e do surpreendente valor nutritivo que ele possui.
A composição é de lamber os beiços. Separe cebola, cenoura, bacon, linguiça, pimenta e sal a gosto. Refogue por alguns minutos. Ao final, algumas colheres de sopa de temperinho verde dão o charme. O restante você confere no tutorial acima.
Dica do dia: deixe os grãos do feijão em alguns litros de água e deixe de molho por uma média de 6 horas, trocando a água na metade do tempo. Escorra a água e leve para a panela, e o deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos em fogo baixo a médio. No fogo alto pode queimar. Assim ele ficará no ponto ideal.
Indico ainda que veja essa de receita de caldo de feijão simples incrivelmente saboroso.
5º. Carioca
autor: Fleds Pirata da Cozinha
Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça, é a feijuca que vem e que passa! Melhor que esse versinho improvisado do Sabor na Mesa, só a feijoada carioca que vos apresento. Essa vai ser a sua favorita!
Não tem segredo, basta ter costela de porco salgada, peito bovino, coxão mole, alho picado, bacon e muito tempero dando sopa. O mais interessante é que não vai óleo.
Viu?! Não precisa viajar à cidade maravilhosa para provar dessa divindade de prato principal. É sem caô!
Veja ainda no link como fazer feijão carioca de diversas formas.
6º. Mineira com laranja
autor: Cozinha Do Manto Cozinhando Com A Rê
Eita! Que esse trem é bom demais! A feijoada à moda mineira é tão apetitosa e repleta de itens incrível que é de cumê di capitão. Aposto que essa gíria mineira você não sabia, né?
A diferença dela para as demais é a adição do suco de laranja, mas a fruta pode variar, logo pode ser substituída por abacaxi ou melancia.
Assista o vídeo e veja o passo a passo completo!
7º. De camarão
autor: Jeff Spinoli
Camarão que dorme a onda leva! Já ouviu esse ditado? Pois bem, não fica aí de bobeira e agarre a oportunidade de conquistar aquela paquera com essa receita deliciosa no jantar a dois.
O tempo também está a seu favor, já que o cozimento do camarão é menor se comparado aos ingredientes tradicionais da refeição. O alho-poró, juntamente com a cebola roxa e toque verde das folhinhas de hortelã fazem sua parte. Faça a sua também e acesse o link!
8º. De sorvete
autor: Ana Maria Brogui
Achou que esses dois não combinavam? Fique tranquilo (a), não é nenhum desejo de grávida, é isso mesmo que você está lendo: feijoada de sorvete!
Uma opção adocicada que contém chocolate em pó, bolacha maisena, leite em pó, farinha láctea, castanha de caju e creme de leite. Cada composição dessas representa um elemento do prato salgado.
Monte com gotinhas de chocolate e sorvete (de sua preferência). Os chocólatras vão surtar!
9º. Fit low carb (fitness), magra e leve
autor: Mamãe Vida Saudável
A princípio a versão original é repleta de calorias e gorduras, tudo que a rotina fitness restringe. Mas, não é por causa disso que você, coleguinha da academia e da musculação, vai desistir de comer refeições gostosas.
Fique atento: separe lombo de porco, chuchu picado, azeite, linguiça de frango, cebola picada, cominho e muita água na boca. É tudo bem light, ou seja, não tem como sair da linha.
10º. Africana
autor: Meury Gonçalves
As raízes brasileiras são multifacetadas, uma das mais marcantes e presentes, é a africana. Ela está na culinária, na religião, na arte e em diversas vertentes.
Nessa versão angolana mostrada no vídeo, a ancestralidade é o foco. Apesar de ser parecida com a brasileira, ela tem suas singularidades. Uma delícia para congelar e ter para o dia a dia.
As carnes salgadas e partes do porco são em grande quantidade. O uso de diversos legumes e do chouriço fazem o diferencial. O sabor das carnes fica muito incrível. Coloque tudo em uma panela e leve ao fogo e deixe cozinhar. Depois guarde o caldo de feijão, é uma delícia no dia seguinte. Veja o modo de preparo.
11º. Nordestina
autor: Casinha da Cacau Nunes
Servida com arroz branco soltinho e farofa, essa variação é tipicamente apetitosa e muito bem condimentada. Ingredientes como jiló, quiabo, abóbora e maxixe são acrescentados à receita.
Deixe o feijão de molho de um dia para outro, a carne seca também precisa ficar em conserva.
Fica a seu critério agregar o prato com carne suína e bovina, como orelha de porco, pé, rabo, lombo e peito.
Vai amar também a receita de feijão tropeiro espetacular, surpreenda sua família.
12º. Vegetariana De legumes
autor: Green Delights
Também consumida por vegetarianos, essa versão é totalmente clean, colorida feito arco-íris e mega saborosa. Destacamos os cogumelos pleurotos, o feijão branco, couve e pimenta preta.
Há inúmeras possibilidades para servir, a indicada acima é com salsa fresca e/ou pão rústico tostado.
No modo de preparo, faça os legumes separados e acrescente o feijão cozido depois, com tomate, couve refogada e demais temperos.
13º. Sem carne de porco
autor: o de casa Brasil
Certos paladares não são fãs da carne de porco, logo separamos a opção perfeita. Simples de preparar, ela integra os ingredientes mais comuns, porém sem os pedaços suínos enormes.
O conselho do canal Ô de Casa BR é refogar o bacon junto com a calabresa e a gordura de porco. Finalize com o cheiro verde e sirva sem medo!
14º. De milho
autor: Kiki Ferrari
Canjicada mestiça? Sim, senhores e senhoras, vem aí a feijoada com canjica de milho. Para começar tenha itens tradicionais, além de açafrão e bananas da terra.
Os grãos de canjiquinha de milho são acrescidos em meio ao cozimento dos pedaços de porcos e carne. A banana entra 40 do segundo tempo. Confira o modo de fazer detalhado no link acima para uma verdadeira experiência gastronômica e fazer uma vez essa delícia, você pode.
Agora não tem mais desculpa para preparar essa deliciosa relíquia culinária, já sabe como fazer feijoada. São opções maravilhosas com ingredientes diversos e muito saborosos. Coloque alegria nisso e vá em frente.