O cupim é uma das partes mais suculentas do boi, possui bastante gordura, o que a torna macia e, consequentemente, uma das preferidas.
No entanto, prepará-lo da forma correta vai garantir que você não perca sua peça de carne com erros básicos, mesmo que você seja um iniciante na arte da culinária.
A Receita De Cupim Assado No Forno Rápido, Simples E Fácil que vou te ensinar aqui vão facilitar a sua vida e melhorar consideravelmente seus pratos. Tudo de um jeito descomplicado. Está esperando o quê para se tornar um conhecedor dos macetes disponíveis?
Vamos começar!
Receita de Cupim Assado no Forno Rápido, Simples e Fácil: Saiba Como Fazer
Ingredientes
Modo de preparo
Preparando o cupim
- Antes de começar a temperar, é preciso fazer alguns furos no cupim. Para isso você pode usar uma faca, basta enfiar na carne. Esse processo é muito importante devido ao fato dela ser de um tipo muito duro, o que dificulta bastante a penetração do tempero. Além disso, vai melhorar bastante a textura.
Dicas:
- Escolha uma faca bastante afiada, pois a fibra do cupim é bastante resistente e pode ser difícil furar, principalmente se seu utensílio não estiver adequado para o uso.
- Não é preciso picar muito os ingredientes que serão usados para marinar, pois eles só servirão para acrescentar sabor, não ficarão visíveis depois, por isso, não precisa caprichar muito no corte.
Vamos temperar!
- Primeiro, pique todos os dentes de alho, a pimenta calabresa, a salsinha e misture com a carne.
- Adicione também as folhas de louro e o alecrim.
- Esprema os limões por cima de tudo e jogue água até ficar na metade do recipiente (supondo-se que o recipiente tenha altura aproximada a do cupim).
- Agora mexa para que o cupim entre bastante em contato com os temperos, você pode movimentar a peça buscando abrir os furos para que a água entre nos lugares que foram furados anteriormente.
- Em seguida umedeça bem um papel toalha com o líquido temperado e cubra a parte de carne que não ficou submersa na água.
- Feito isso, pode levar à geladeira por, no mínimo, 12 horas.
Dica:
- Caso você não queira cobrir com papel toalha molhado também existe a opção de deixar toda a carne dentro do recipiente submersa em água, assim o tempero também fará seu trabalho de forma adequada. Outra possibilidade é colocar tudo em um saco plástico, retirar todo ar, fechar e levar para a geladeira. Enfim, escolha a melhor forma de marinar esta receita de cupim assado no forno.
Cozinhando
- Coloque o cupim em uma panela de pressão e acrescente um pouco do líquido preparado para marinar, não é necessário colocá-lo todo.
- Tampe a panela e deixe cozinhar por, aproximadamente, 30 minutos.
- Não precisa deixar pronto, só um pouco macio, pois ele ainda irá ao forno.
Hora de assar!
- Transfira para uma assadeira, adicione as batatas e as cenouras já cortadas, pode deixá-las com pedaços grandes não tem problema. Regue-as com o caldo de carne que ficou na panela.
- Leve ao forno por, em média, 1h 10min. Deixe-o em uma temperatura bem alta. Pronto! É só se deliciar!
Posso colocar vinho para marinar?
Pode sim. Tanto o tinto quanto o branco combinam bastante. Se gostar também pode colocar cerveja. Dá, inclusive, para colocar, junto com os temperos, 50% de água e 50% de cerveja, vinho, etc. O resultado também fica maravilhoso!
Não é melhor colocar papel alumínio para assar no forno?
No caso dessa receita isso não é necessário, mas se quiser, pode colocar.
O ideal não seria selar a carne antes dela ir para a panela de pressão?
O cupim possui bastante gordura e por isso dá uma dourada na panela de pressão se a necessidade de selar, mas se quiser fazer isso, não tem nenhum problema.
Qual é a validade?
É possível guardá-la na geladeira por um período de até 3 dias, coloque em um recipiente com tampa.
Importante!
- Espere por 1 hora antes de levar para a geladeira, assim a carne pode esfriar totalmente.
Dá para congelar?
Dá sim. Pode usar potes com tampa, no entanto, o mais recomendável é armazená-la em sacos próprios para congelamento, pois usando eles é possível retirar todo o ar ou boa parte dele, o que ajuda bastante na conservação. Além disso, saquinhos ocupam bem menos espaço.
Feito isso coloque uma etiqueta e escreva nela a data de fabricação e também o nome do produto que está guardando. Isso ajuda muito a se orientar na hora de escolher o que descongelar e quando fazer isso. Pronto! Pode levar para o freezer e deixar por até 4 meses.
Dicas:
- Por mais que seja possível congelar, lembre-se que a comida fresca tem um gosta ainda mais especial, por isso, se for viável, consuma até poucas horas após o preparo.
Quais bebidas harmonizam com esse prato?
Devido ao fato desse tipo de carne conter bastante gordura, o ideal é consumi-la com cervejas de gosto mais marcante ou vinhos tintos também com sabor forte.
O que acompanha bem o cupim?
Além das batatas e cenouras que já estão na receita, você pode consumi-lo com diversos tipos de farofas, saladas ou arroz branco.
Como incrementar esse prato?
O cupim feito dessa forma já fica perfeito sem precisar de nenhum complemento, não é mesmo? Mas nós sabemos que sempre dá pra deixar ainda melhor. Então, a sugestão é, coloque queijo nos buracos que foram feitos na carne, ele irá derreter e deixar o prato incrivelmente saboroso. Vale a pena experimentar!
Meu cupim encolheu bastante depois de pronto, o que aconteceu?
Isso é natural, uma vez que, ele é um tipo de carne que possui bastante gordura. Por isso, se pretende servir muitas pessoas lembre-se de considerar esse fator no momento de comprar e preparar essa receita de cupim assado no forno, que é uma bela carne bovina.
Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.
Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.