Está com vontade de variar um pouco os pratos comuns que fazem parte do cotidiano? Então, tenha sempre em mãos essa bela recomendação culinária.
Não se preocupe mais em buscar mil soluções milagrosas para acrescentar um ingrediente que evita a tal secura dos seus pratos. Com essa deliciosa receita de creme de galinha simples, seus almoços ou jantares ficarão sempre saborosos e cremosos.
Atenção: leia todo o passo a passo, recomendações, dicas e tenha todos os ingredientes disponíveis antes do início.
Receita de Creme de Galinha Nordestino Simples e Fácil Com Maizena: Saiba Como Fazer
Ingredientes
Modo de preparo
- Primeiro, tempere o frango;
- Agora, cozinhe-o bem em uma panela, de pressão se preferir;
- Deixe esfriar;
- Use o frango desfiado em pedaços não muito finos;
- Na mesma água em que cozinhou o frango já temperado, coloque-o novamente com o caldo de galinha e misture bastante;
- Tampe a panela e deixe cozinhar, até que o sabor do caldo se incorpore ao frango;
- Verificando que ferveu por tempo suficiente, acrescente o restante dos ingredientes;
- Enquanto o frango cozinha, sempre mexendo, adicione o milho verde, a ervilha e o leite;
- Misturando todos os componentes, vá analisando a textura da massa, até ficarem homogênea;
- Ainda em panela fervente, coloque a farinha de trigo, ou maisena, conforme escolha própria. É ela que trará o ponto cremoso correto;
- Continue misturando, até notar que os componentes estão totalmente dissolvidos;
- Quando estiver chegando no ponto certo, você vai perceber que a massa ficou mais clarinha. Isso significa que está tudo corretamente misturado.
- É importante prestar atenção quando a massa não fica nem muito grossa, nem muito fina;
- Quando atingir essa textura, coloque o creme de leite;
- Continue mexendo até obter uma uniformidade na mistura;
- Pronto! Seu creme de galinha está perfeito. Sirva à vontade, apreciando o sabor.
Recomendações:
- A quantidade utilizada do peito de frango depende de quanto a receita precisa render. Planeje certinho antes do início;
- Os temperos escolhidos são opcionais. Se preferir, utilize aqueles dos quais mais gosta, ou confira as dicas;
- Se estiver em dúvida sobre a quantidade de água suficiente para cozinhar o frango, são 500 ml para cada unidade. Você vai notar que ele está cozido quando estiver macio. Faça o teste espetando com um garfo e prove um pedacinho para garantir;
- Nesta receita, foi utilizado um litro de leite, mas se o seu objetivo é fazer creme em pouco quantidade, pode usar apenas metade do indicado;
- Como será acrescentada farinha (ou maizena), atente-se para dilui-la totalmente à água do cozimento, desfazendo as camadas que sempre se formam na borda da panela, o que deixaria sua refeição "empapada";
- Caso tenha intolerância à lactose, ou sendo do seu agrado, experimente substituir o leite comum pelo de coco.
Dicas:
- Depois de acrescentar todos os ingredientes e mexer bastante o creme de galinha, prove um pouco para verificar o sabor. Se achar que está faltando algo, acrescente;
- Caso considere mais prático, você pode bater os componentes da massa no liquidificador com o leite (a farinha, os milhos, as ervilhas) e depois acrescentá-los, misturando com o frango. Isso te poupa do trabalho de ter que ficar desmanchando aquelas bolinhas de massa da farinha que se formam durante o cozimento;
- Existe uma forma muito criativa de substituir a maisena na hora do preparo. Experimente bater o caldo de galinha com três batatas no liquidificador. Vai ficar super diferente, com um gostinho muito especial;
- Se for amante do coentro, saiba que nessa receita ele cai super bem.
Pode congelar?
Pode, sim! Ele não perde o sabor e continua gostoso.
Aproveite e separe em pequenas marmitinhas, assim poderá curtir essa delícia diversas vezes.
Cozinhar em fogo baixo, médio ou alto?
O correto é que seja em fogo brando. Mas, o que quer dizer cozinhar em fogo brando? Não é simplesmente regular o botão do fogão para a temperatura mais baixa. O fogo brando requer um cozimento leve, com a fervura suave. Sem grandes borbulhas.
A receita de creme de galinha simples tem muitos itens, principalmente temperos. Esses componentes precisam ser muito bem incorporados aos alimentos para fixar seus sabores.
Aí está o objetivo de cozinhar em fogo baixo. Requer grande dose da mistura (não pode parar de mexer a colher de pau) e da sua paciência para que seu prato seja um diferencial.
Outras dicas para deixar seu frango saboroso
As carnes de ave são consideradas “carnes brancas”, ou seja, são mais leves. Por mais que essa receita seja feita com frango, sabemos que o gostinho final tem que ser acentuado, afinal, é uma receita nordestina.
Então, além dos itens já descritos na receita, essas são algumas outras dicas dos temperos próprios para deixar seu frango com um sabor forte e condimentado, sem deixar de combinar com a natureza leve da sua carne: alecrim, mostarda, curry ou molho shoyu.
Cada um deles apresenta uma forma diferente para temperar, deixando a refeição com um sabor característico. Portanto, não utilize todos juntos.
Escolha um e faça uma pequena mistura com limão, cebola e alho. Coloque em um recipiente e deixe o frango absorvê-los por, mais ou menos, 1 hora.
Traga mais sabor à sua vida
Seja com um arroz soltinho, ou com aquela farofinha que todos adoramos, o creme de galinha é aquela opção versátil, prática e econômica de se alimentar.
A mistura dos temperos vai te dar um ânimo a mais para enfrentar os desafios do dia, além de alegrar seu paladar.
Uma receita de sucesso que te fará sair da rotina e explorar a diversidade gastronômica do nosso Brasil. Bom apetite!
Com todos os segredos da receita de creme de galinha simples revelados, já tem todas as condições de criar essa delícia.
Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.