Comida perfeita para os dias mais frios. A canjiquinha sempre será uma excelente aposta!
Está esperando o que para escolher essa Receita de Canjiquinha com Costelinha? Aprenda já como preparar essa delícia com carne suína. E depois, dessa receita veja mais alternativas diferentes.
Receita de Canjiquinha com Costelinha: saiba como fazer
- 2 xícaras de chá de canjiquinha
- 1 kg de costelinha de porco
- 3 litros de água para canjiquinha
- 2 litros de água para a costelinha
- 1 cebola grande
- 6 alhos (dente de alho)
- 1 tomate
- 1 colher de sopa de óleo
- 1 xícara de chá de bacon picado (200g)
- Sal e pimenta a gosto ou
- 2 pimentas de cheiro
- 1 pimenta bode
- cheiro verde à vontade
Modo de preparo
- Comece picando o bacon em cubos. Se a costela não estiver cortada, corte passando a faca entre os ossos. É importante deixar com o osso, pois, esse tem colágeno e irá incrementar na consistência do caldo;
- Em seguida, pique os tomates em cubos. Reserve;
- Enquanto prepara os próximos passos, leve os dois litros de água para ferver, em uma caneca mesmo;
- Em um liquidificador, usando o botão “impulsionar”, ou processador, bata a pimenta de cheiro, pimenta bode, o alho e o sal. Só retire o talinho da pimenta, antes de bater. Reserve essa mistura. Você pode usar dentes de alho picados e demais temperos sem passar no triturador, fica a seu critério;
- Em uma panela de pressão, deposite um fio de azeite e acrescente a costela;
- Jogue a mistura de pimenta, alho e sal por cima da carne e mexa bem. Refogue;
- Enquanto refoga, bata a cebola no triturador ou no liquidificador e reserve;
- Mexa a costelinha de porco e deixe cozinhando até dourar. É importante deixá-la dourar e criar uma crosta no fundo da panela, isso dará todo o sabor para a canjiquinha;
- Despeje sobre a carne a cebola e o tomate e deixe cozinhar;
- Cubra com água quente. Isso deixará a costela suína mais macia;
- Tampe a panela e cozinhe em fogo alto, até a panela começar a chiar. Depois que pegar pressão, deixe cozinhar por 40 minutos em fogo médio;
- Enquanto a carne não fica pronta, em outra panela coloque os três litros de água e deixe ferver;
- Acrescente dois dentes de alho amassados e sal a gosto. Mexa bem e coloque a canjica;
- Deixe a panela semiaberta e, de vez em quando, sempre mexa e ajuste o fogo e a água, até ela ficar bem molinha e quase cremosa. A canjica não deve ficar com excesso de caldo, porque já há a sopa da carne
- Na sequência, acrescente a canjiquinha em cima da carne com o caldo e mexa para incorporar;
- Finalize com cebolinha picadinha e, se quiser, na hora de se servir, coloque queijo muçarela ralada por cima. Ficará um arraso!
Veja ainda essa de milho sensacional.
2º. Com calabresa
autor: Iara Receitas da Mamãe
Sopas e caldos são deliciosos, mas canjiquinha é incomparavelmente magnífico!
A calabresa garante um sabor super especial e diferenciado, então pode apostar nessa versão que é sem erro. Seguindo o passo a passo, fica difícil não obter um resultado, no mínimo, incrível.
Comida excelente para dias de inverno ou por que não para o dia a dia? Aposte nessa versão sem medo!
3º. Mineira
autor: Cadê Minha Panela?
A culinária mineira é famosa por todo Brasil! Ela sempre conquista os paladares e deixa saudades, com a canjiquinha não seria diferente.
Imagina esse prato nos seus jantares? Sabe aquele dia que você está com vontade de comer algo saboroso e caseiro, mas não quer ter muito trabalho para fazer? Então, esse é o prato mais do que ideal.
A couve é o charme dessa receita!
4º. Com cenoura
autor: Saladama Receitas
Legumes em sopa combina demais! Então, por que dispensar a cenoura na quirera ou como é mais conhecida, canjiquinha? Esse prato também muito característico de festas juninas deixará marcas em quem ousar experimentar.
A cenoura sempre cai bem em quase tudo, se combina com bolo, por que não a colocar nas sopas? Ouse adicionar esse ingrediente a sua canjiquinha e se surpreenda!
5º. No fogão a lenha
autor: feito a lenha
Que tal voltar às origens e testar cozinhar esse prato de uma maneira bem tradicional e diferente? Fica com gostinho de defumado!
Essa sopa de canjiquinha com costelinha, naturalmente, já deixa todos encantados, imagina cozinhada a lenha? É sensacional e é um pecado você deixar de experimentar essa maravilha.
6º. Com costela defumada
autor: ChefTaico
O colorau usado esta receita agregará muito à estética do prato, além de deixar uma explosão de sabores!!!
A costelinha defumada é o ingrediente principal dessa receita, pois, ela deixará aquele gostinho sem igual ao seu prato. Fica como se fosse cozinhada a lenha. Então, aconselhamos a ser generosa na quantidade, na hora de preparar essa maravilha, pois, esse não é o tipo de comida que se come apenas uma vez e, muito menos, que se cozinha apenas uma vez. Então, depois que apresentar essa iguaria a seus convidados, prepare-se, porque além de receber muitos elogios, receberá também pedidos para fazer canjiquinha em outras ocasiões.
Se quiser, pode temperar a costelinha suína com limão, sal, pimenta do reino e o que quiser para acrescentar na canjiquinha de milho! Depois, sirva à vontade!
7º. Com molho de tomate
autor: Receitas Dona Dirce
O molho de tomate é o queridinho de todos os cozinheiros, ele sempre dar um jeito de estar em tudo e em qualquer lugar, e não é por menos. Esse condimento agrega sabor e cor a qualquer prato.
Essa quirerinha com molho de tomate ficará um verdadeiro espetáculo e te deixará encantado! Com certeza é o tipo de comida que vai te fazer até querer criar uma política de privacidade em sua casa, só para não ter que ser interrompida hora de degustar essa maravilha. Mas não se preocupe, a canjiquinha rende bastante, então dar para servir à família toda!
As receitas de hoje são aquelas que garantem todos os direitos reservados quando o assunto é comida boa, então aproveite e pare de ficar esperando uma festa junina para degustar esses pratos típicos.