Esse elegante bife ficou muito famoso no Brasil através dos programas gastronômicos de TV, graças ao chef escocês Gordon Ramsay.
Ele é um filé mignon rosado e suculento que é embrulhado em massa folhada. É claro que esse prato iria conquistar corações, então, prepare o papel e a caneta porque essa receita de Bife Wellington vai maravilhar os seus convidados!
Só fique atento que eu também tenho outras alternativas de bife com molhos diferentes e um acompanhamento melhor que o outro para te indicar ao fim desse primeiro.
Nossa favorita: Receita de Bife Wellington Tradicional, Saiba como Fazer
- 1kg de filet mignon
- 1 ovo
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 50g de farinha de rosca
- 600g de cogumelos da sua preferência (pode ser de vários tipos)
- 500g de massa folhada
- 1 colher (sopa) de molho inglês
- Manteiga
- Azeite
Modo de preparo
- Pré-aqueça o forno a 200 graus.
- Com a panela aquecendo em fogo alto, tempere a carne com sal e pimenta do reino.
- Em uma frigideira com azeite e manteiga, coloque a carne para selar o filé de cada lado. Depois reserve.
- Na mesma frigideira, refogue o alho e a cebola para dourar. Acrescente os cogumelos cortados e o molho inglês.
- Cozinhe isso, pois, eles vão soltar água, até formar um patê.
- Quando der certa secada, finalize com farinha de rosca e prove.
- Agora jogue um pouco de farinha sobre a bancada e vá abrindo a massa em um retângulo de mais ou menos 30cmx40cm.
- Espalhe o patê de cogumelos sobre a massa do centro para as extremidades, deixando dois dedos de borda de cada lado livre. O patê vai ficar entre a carne e a massa.
- Pegue a borda mais próxima e comece a enrolar a massa folhada com cuidado ao redor da carne, apertando as bordas para selar direitinho.
- Quando o filé Wellington estiver coberto, a coloque em uma assadeira untada ou com papel manteiga e pincele com a gema.
2º. Com purê de batata
Essa maneira de preparar pode parecer simples, mas leva ingredientes sofisticados.
O bife é enrolado em um purê de cogumelos que leva parmesão ralado e queijo gruyère temperados com sal a gosto, pimenta do reino e noz moscada antes de ir ao forno.
A carne terá como acompanhamento um purê de batatas bem macio e um molho de vinho do porto e especiarias.
3º. Farofa de cogumelo com castanha de caju
Para realizar esse preparo, na frigideira bem quente, deixe os cogumelos frescos soltarem líquido antes de adicionar a farofa pronta seguida da castanha.
Deixe a mistura ficar dourada. A farofa irá entre as fatias de presunto Parma e a carne besuntada com algumas colheres de sopa de mostarda Dijon.
Aposto que essa versão abrasileirada da receita vai te deixar com água na boca.
4º. Com molho de vinho tinto
Se quiser aprender a como fazer um molho espesso de vinho tinto e vinagre balsâmico, essa é a receita. Ele é temperado com dois dentes de alho, pitada de sal, cebola e pimenta do reino a gosto. Fica pronto em minutos!
O beef Wellington é o mais tradicional, mas com o que ele é servido que vai fazer desse prato uma refeição tão marcante.
5º. Versões carne, peixe e frango (+ bônus)
Se você já comeu esse prato e está aqui procurando por variações, cheque essas versões da mesma receita e aprenda a prepara-lo com proteínas diferentes!
O passo a passo de cada receita é bem simples, por isso, você fica sem desculpas pra não preparar um bom beef Wellington quando o pessoal pedir.
6º. com Espaguete e amêndoas laminadas
O truque desse chef que você também pode usar é enrolar a carne selada em papel filme. Quando terminar, a deixe descansar na geladeira por 10 minutos.
Enquanto isso, que tal um macarrão levinho pra tornar essa refeição ainda mais completa? É preciso cuidado ao evitar roubar o destaque da carne, então a massa aqui só irá levar azeite de oliva aromatizado, amêndoas finas, tempero básico, cebolinha e salsa.
Um molho simples, mas que surpreende porque o sabor que a amêndoa dá faz todo o diferencial.
Aqui vão duas dicas: enrole o bife em filme plástico e leve à geladeira por alguns minutos. Com a panela bem quente, deixe selar a carne por todos os lados.
7º. de Picanha com aspargos em presunto de Parma
Essa é uma das dicas para o dia das mães ou ocasião especial.
E caso você tenha se perguntado se era possível mudar a carne, aqui a receita trabalha com uma bela peça de picanha com aspargos crus envolvidos com presunto Parma sob azeitezinho.
É só levar tudo ao forno pré-aquecido a 185 graus por aproximadamente 30 minutos lá, ou seja, até toda a superfície dourar.
8º. Com Cobertura de cogumelo e nozes
Para essa pasta de cogumelos que envolve a peça de filé mignon, você precisa triturar os da sua preferência com 100g de nozes sob um fio de azeite.
Cozinhe em fogo baixo na frigideira grande com sal, pimenta, ervas e uma colher de sopa de azeite rasa, mexendo sempre para não queimar!
Uma receita deliciosa pra quem adora uma crocância.
9º. com Espinafre e bacon
Essa bela peça de filé é uma carne magra que faz par com fatias de bacon nessa versão do prato.
A tradicional farofinha de cogumelos Paris é substituída por espinafre refogado.
A massa folhada dourada, a carne rosada por dentro e o verde do vegetal formam camadas extraordinárias que merece um registro para as redes sociais.
10º. Com queijo prato
Sempre dá para melhorar a comida acrescentando queijo.
Nessa receita individual, dá para usar medalhões em vez da peça maior de filé mignon. Elas serão temperadas, cobertas com alecrim e espinafre fresco.
Em seguida, generosos pedaços de queijo prato vão substituir as fatias de presunto cru. Abra a massa folhada, coloque os ingredientes e use uma gema de ovo batido para pincelar a massa antes de levar ao forno.
11º. de Carne moída
Uma receita super bacana para fazer no dia a dia.
Quando o dinheiro está curto, a gente achar que precisa se limitar ao básico da cozinha, mas não! Veja como prepara-lo utilizando carne moída da mais barata do mercado.
Ela vai assar em um refratário sem a massa, assim, o presunto e volta super crocante. Deixe esfriar, então transfira para uma camada de papel filme e massa pra enrolar. Agora pode besuntar mostarda e retornar ao cozimento.
12º. Filé mignon suíno
Essa bonita peça de carne é empanada em uma farofa de bacon com damasco e temperos.
Após voltar do forno douradinha, ela é coberta pela massa e pincelada com um ovo pra retornar ao forno por 30 minutos.
Esta é uma refeição natalina, mas você pode faze-la em qualquer outro momento do ano que dá certo!
Esta receita rende 5 porções.
13º. Com Creme de ervilha
Algumas das nossas receitas possuem saladas quentes e frias, mas um creme é uma opção para fugir do óbvio.
Para esse beef Wellington, aprenda a preparar esse delicioso creme de ervilha. É bem simples de fazer: em uma panela, revogue alho e cebolas picadas até dourarem enquanto as ervilhas cozinham em outra panela.
Agora bata tudo no liquidificador por aproximadamente 1 minuto. Quando a mistura estiver homogênea, faça a cama generosa para o seu bife.
14º. com Funghi chileno e purê de mandioquinha
Todo mundo cozinha a batata no fogão quando vai fazer purê, mas por que perder o sabor para a água?
As leve ao forno em um refratário! Aqui até as cascas da mandioquinha são aproveitadas, então, jogue-as em uma panela e amasse com 100 ml de creme de leite fresco até ficar cremoso!
O sabor deve ser harmonizado com a carne envolta do cogumelo funghi desidratado.
15º. Acém ao molho bordelaise
Outra adaptação que vai te deixar com água na boca e a sua cozinha perfumada.
A base do molho leva carne, plantas, alguns vegetais e água. Após algum tempo de cozimento, acrescente manteiga temperada com tomilho e vinho.
Esse preparo é o mais demorado, então comece com ele. Enquanto ele reduz, trabalhe na carne. Use uma faca afiada para separar as peças de acém que substituirão o tradicional filé.
Os tempere com sal e pimenta de todos os lados. Depois que os medalhões estiverem prontos, deixe-os em cima da massa e coloque uma fatia espessa de queijo brie antes de fechá-los. Quanto capricho!