Arroz, feijão e bife fazem parte do prato típico do dia-a-dia do brasileiro. Reinvente sua forma de preparar bifes de carne bovina com essa deliciosa versão de dar água na boca. Ele fica suculento!
Aprenda agora como fazer a receita de Bife Acebolado Simples e Fácil, o melhor que já fez na vida. Vamos ao passo a passo.
Receita de Bife Acebolado Simples e Fácil: Como Fazer
Ingredientes
Modo de preparo
Primeiro o tempero
Tempere com o sal, a pimenta do reino e o alho dos dois lados.
Frite os bifes
- Coloque um fio de óleo em uma frigideira em que você costuma preparar grelhados e frituras e deixe esquentar em fogo alto.
- Posicione os bifes na frigideira e deixe fritar, sem mexer. Quando as bordas mudarem de cor, é hora de virar o bife do outro lado.
- Quando estiver pronto, retire da frigideira e passe para uma travessa ou um prato.
Preparando o molho
- Abaixe o fogo da mesma frigideira para o mais fraco e, sem retirar o caldinho que ficou na panela, adicione a cebola.
- Deixe fritar e pegar gosto, até murchar e mudar de cor. O aroma é sedutor!
- Coloque a água e a maionese, misture para envolver todas as rodelas de cebola. Deixe cozinhar um pouco.
- Insira um pouco de pimenta do reino moída por cima.
Hora de montar o seu prato
Coloque o molho por cima dos bifes e o prato já pode ser servido.
Separamos ainda para sua alegria, diversas opções de receitas com bife simples e fácil, receitas com alcatra muito sucilentas.
Dicas:
- Caso não tenha em casa ou não goste de contra-filé, a alcatra e o file mignon são exemplos de outras carnes que também ficam muito saborosos.
- A pimenta do reino moída na hora libera um aroma que a torna mais saborosa do que a em pó.
- Para quem gosta, pode adicionar um pouco de mostarda dijon ao creme.
- Deixe o óleo esquentar em fogo alto antes de colocar a carne na panela. Não coloque antes de esquentar e nem tardiamente.
- Deixe-as fritarem até que fiquem ao seu gosto.
- Evite temperos prontos industrializados. Além de terem sódio demais, mascaram o gosto do alimento.
- Modere no sal e pimenta. Se estiver com pouco tempero, é fácil ajustar. Se tiver tempero demais, não há como arrumar.
- Não deixe os bifes muito próximos uns dos outros.
- Para quem gosta de bifes bem macios, quando eles já estiverem fritos e ainda na frigideira, adicione um fio de água e tampe por alguns segundos. Essa etapa cozinha melhor os bifes, tornando-os mais suculentos.
- Não fique mexendo na carne enquanto ela frita. Isso a deixa seca por dentro.
- Use uma pinça de cozinha para virar.
- Se quiser dar um sabor a mais no molhinho, adicione o tempero natural de preferência: coentro, cebolinha, salsinha etc).
- Também pode ser colocado tomate e pimentão picadinhos juntos com a cebola.
- O óleo pode ser substituído por azeite ou manteiga. Se for usar azeite, use um fio. Se for usar manteiga, use um fio de azeite. Isso faz com que o tempo útil do ingrediente seja aumentado, não vai queimar.
- Ao terminar essa receita, aguarde 1 minuto antes de fatiar para comer. Dessa forma todos os sucos se assentarão na carte e ela ficará mais gostosa.
- Sirva com arroz, feijão e salada. Fica uma delícia!
Como armazenar?
Os bifes acebolados com molho de maionese podem permanecer na geladeira em potes fechados ou em saquinhos à vácuo no congelador.
Para congelar, devem ser embrulhados individualmente. Mas antes disso, coloque-os numa assadeira formando camadas, separando-os por plástico filme e leve ao congelador por 2 horas. Assim o molho será preservado na hora de embalar um a um.
Qual a validade?
As carnes cozidas, fritas ou assadas geralmente tem o prazo de validade de 3 dias na geladeira e 6 meses no congelador.
Por que meu bife acebolado simples ficou seco e duro?
Alguns cuidados devem ser tomados para que isso não aconteça. São eles:
- Não cortar os bifes em fatias excessivamente finas. O corte ideal é feito na transversal, ou seja, no sentido contrário das fibras numa espessura de 2 cm.
- Use um tipo de carne que tenha um pouco de gordura.
- Faça a receita em uma panela de fundo grosso, daquelas que espalham o calor, como as de inox com fundo triplo e as de ferro fundido.
- Use uma faca afiada.
- Não tempere antes do início da receita. Caso prefira, adicione o sal quando a carne já estiver na frigideira e uma camada dourada já tenha sido formada.
- Não fique mexendo na carne na frigideira e nem a espete com um garfo. Isso faz com que o líquido dela escorra e evapore no processo de fritura.
- Sele a carne. O processo de selamento (fechar suas superfícies) evita a perda dos líquidos internos, que dão suculência.
- Saiba o ponto da carne sem mexer demais nela. Aperte com a ponta do dedo e sinta se está macia ou mais firme. Quanto mais firme, mais passada ela estará. Se preferir carnes mal passadas, assim que tostar dos dois lados pode retirar da panela.
Concluindo
Bifes acebolados bem temperados são uma delícia. A proteína da carne satisfaz o paladar da maioria das pessoas, e o molho de maionese o deixa ainda mais especial.
Agora que você já sabe os truques do bife acebolado simples e tem dicas valiosas, é hora de preparar a refeição. É muito bom para fazer para o dia a dia.
Não esqueça de deixar seu comentário abaixo e compartilhar a página em suas redes sociais, principalmente no Pinterest.
Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.