O Yakisoba é um prato oriental muito conhecido e consumido aqui no Brasil. Com muitas variações, ele agrada quase todo mundo: vegetarianos, carnívoros e até quem prefere as comidas fitness!
E para você aprender novas possibilidades para esse prato, escolhemos a melhor receita de yakisoba simples. Para começar, vou ensinar a minha favorita, a tradicional. Vem comigo.
Receita de Yakisoba simples e fácil: como fazer
- 1 pacote de macarrão de yakisoba
- Alho triturado à gosto
- 1 cebola inteira cortada em fatias não tão finas
- Repolho roxo picado
- 1 cenoura cortada em palitinhos
- ½ pimentão verde
- ½ pimentão vermelho
- 1 maço de brócolis
- 500 g de carne ou frango (ou misto)
- Shoyo
- Sal
- Vinagre
- Azeite de oliva
- Tempero à gosto
Modo de preparo
- Inicie cozinhando os brócolis. Deixe em água fervente por três minutos e depois coloque na água gelada para dar a crocância do vegetal.
- Depois reserve, e comece a temperar a carne. Tempere à gosto com shoyo.
- Coloque na carne um pouco do alho e o tempero que mais desejar. Acrescente um pouco de vinagre e azeite também. Misture bem.
- Em uma panela, coloque água e deixe ferver. Depois acrescente o macarrão.
- Em outra panela, coloque um fio de óleo, a carne e deixe fritar por alguns minutos.
- Depois, retire a carne da panela e reserve.
- Com a mesma panela que refogou a carne, coloque os legumes, iniciando pela cenoura por ela ser mais dura.
- Acrescente o alho, os pimentões, o repolho, mais shoyo e mexa bem.
- Retire o macarrão do fogo,
- Acrescente a carne na mistura com legumes, coloque o brócolis e por fim o macarrão.
- Retire do fogo e sirva na sequência.
2º. de frango
autor: Aprendiz de cozinheiro
A receita desse macarrão que leva frango em tiras, fica incrível de gostosa! O primeiro passo é refogar o frango e quando dourar, usaremos repolho, repolho roxo, cebola, cenoura e brócolis.
Quer experimentar fazer em casa? Confira todas as etapas do preparo no link.
3º. de carne
autor: Lazinha Pieretti
Essa variação pode ser feita com a carne de sua preferência! Aqui, a escolha foi o coxão mole, bem saboroso. Para começar, um refogado cheio de cores e sabores: alho, cebola, pimentão, couve-flor, brócolis e tiras de cenourinhas.
Para os últimos três ingredientes, uma dica: cozinhe antes de refogá-los, para o preparo ficar mais ágil. O toque especial fica por conta do molho adequado para o prato, com seu gostinho levemente adocicado.
Para quem prefere o macarrão mais cremoso, basta adicionar amido de milho para o caldo dele engrossar. Fica incrível! Saiba mais no link!
4º. tradicional
autor: Meu Mundo Doce
Quer preparar esse yakisoba delicioso? A versão tradicional leva mais ingredientes no preparo e para essa específica, o segredo é ralar gengibre no preparo da carne. Huum! Que delícia!
Com legumes e vegetais variados, essa opção combina texturas, cores e sabores diferentes. E você sabe que quanto mais colorido o pato, mais saudável, não é mesmo? Vem aprender!
5º. misto de carne e frango
autor: Carlos Aires Culinária
Os amantes da dupla carne + frango adoram essa opção! Nessa versão, um bife de alcatra e dois filés de frango formam a combinação imbatível!
A dica é refogar (com óleo de gergelim) a carne vermelha antes do frango. E para o tempero das carnes, cebola, alho e gengibre. Os legumes ficam para o final e entram crus na panela. Agora que deu água na boca, clica para ver esse yakisoba completo.
6º. com bifum
autor: E Agora, Mãe?
A variação feita com bifum surpreende quem nunca experimentou! Uma boa alternativa para quem prefere versões leves e de baixo teor calórico. O bifum é hidratado por 1 minuto em água fervente.
E no refogado, uma diferença das versões tradicionais: alga marinha e curry! Ficou curiosa com a forma de usar a alga no preparo? Confira o vídeo completo no link.
7º. de legumes
autor: Bispo Jean Carlos Oficial
Eis a variação queridinha de quem aposta nos legumes para manter a alimentação equilibrada.
Acelga, brócolis, couve-flor, gengibre, vagem e acelga fazem a mistura perfeita para o refogado, feito com azeite e óleo de gergelim. A massa para essa versão é sem ovos. E o truque para engrossar o caldo (que tem açúcar demerara) é a farinha de trigo! Experimente essa delícia!
8º. vegano
autor: Larica Vegana
Os veganos também têm sua variação dessa maravilha oriental, é claro! E fica uma delícia. Com ingredientes diferentes, o cogumelo paris e o tofu, esse prato é muito rico em nutrientes e fibras. O cogumelo e o tofu são preparados com saquê, que traz um sabor especial ao prato.
Quer saber os demais itens e experimentar? Conheça o Modo de preparo!
9º. de camarão
autor: O Anfitrião - In the kitchen
Camarão é um crustáceo que faz sucesso no Brasil. E para essa versão, alimentos diferentes compõem o prato: abobrinha, chuchu, cenoura, cebola, repolho, pimenta de cheiro e coentro, erva que combina bem com frutos do mar! Os vegetais, ralados no ralo fino, cozinham rápido, então, fique de olho para não amolecer demais.
Para a base do molho shoyu: amido, shoyu e tempero de peixe.
10º. fit low carb fitness
autor: Priscila Schulz - Receita Esperta
Tem opção low carb, sim! E sabe a forma que ele é feito?
Com macarrão de abobrinha! Leve, saudável e cheio de sabor.
A variação leva frango, mas se você preferir, pode preparar sem carne.
Ah! Ele fica pronto muito rapidinho e por isso é uma excelente solução para os dias que estamos sem tempo. Vem conferir o processo!
11º. de miojo
autor: Joyce Lima
Sabia que aquele miojo de sempre, pode ficar incrível?
Super rápido, essa alternativa de yakisoba é versátil, barata e bem saborosa! O primeiro truque é: cozinhe o macarrão por apenas 1 minuto, para ele não empapar no tempo de frigideira depois.
Para o refogado, essa versão também tem uma novidade: bacon!
Depois de dourá-lo, mais temperos e vegetais completam essa maravilha, misture bem. Para saber os detalhes, confira o vídeo completo.
12º. de legumes e carne
autor: Pitadas e Dicas
Escolher combinar legumes e carne no mesmo prato é uma decisão saborosa e rica em proteínas e nutrientes importantes.
Em uma alternativa bem tranquila de preparar, você só precisa preparar um refogado generoso em uma panela bem quente e quando estiver prontinho, regar com uma boa quantidade de molho shoyu. Aprenda com detalhes clicando no link.
13º. de shimeji
autor: Joyce Kitamura
O shimeji ganhou o coração dos brasileiros. E essa variação com shimeji (ou até shitake) é bem rica em proteínas. A massa oriental é pré-cozida e isso torna o preparo rápido.
Para os temperos, verdadeiras delícias: manteiga, colher (sopa) de óleo de gergelim apimentado, cenoura em rodelas finas, sal a gosto, Ajinomoto e shoyu. Ah! E uma dica importante: é indicado utilizar a panela wok, para dourar os ingredientes em temperaturas diversas. Vem entender mais no link do vídeo.
14º. japonês
autor: Jornal de Brasília
Você sabe qual é a diferença entre o yakisoba chinês e o japonês?
O japonês é mais sequinho e, portanto, mais light. E é essa variação que você vai aprender hoje.
Para apurar o sabor oriental dessa preparação, a aposta é no hondashi (um caldo de peixe) e no saquê, que evapora e cozinha os vegetais. Óleo de gergelim e shoyu entram em pouca quantidade, para que o prato fique da forma que deve ser: sequinho! Confira o passo a passo!
15º. de carne suína
autor: TV Aparecida
Para finalizar nossa seleção de receitas, vamos de opção com suínos! Na frigideira, sem nenhum tempero, vão: pimentão verde e vermelho, cenoura crua e fatiada fina (para cozinhar rápido), brócolis ninja e acelga. O preparo da carne segue o processo e ela vai para a frigideira in natura.
Para o tempero, a mistura clássica e imbatível: colher (sopa) de amido de milho (maizena), água, molho de soja, açúcar e óleo de gergelim torrado. Clica para conferir o vídeo inteiro!
Yakisoba é um prato versátil e que, em último caso, você pode cozinhar com os ingredientes que tiver na geladeira! Tradicional, low carb, fitness ou vegano, esse macarrão oriental vai bem em qualquer ocasião! Divirta-se e saboreie!