Quem não ama unir a praticidade ao sabor? Esse é o segredo dessa receita de macarrão de panela de pressão com carne moída super fácil e deliciosa.
Na correria do dia a dia, sempre optamos pela macarronada que, além do sabor que amamos, possui um preparo simplificado e é rica em nutrientes que nos deixam com mais energia.
Prepare sua macarronada de um jeito diferente e sinta como se estivesse apreciando pela primeira vez!
Atenção: antes do início, leia toda a receita, recomendações e dicas.
Receita De Macarrão De Panela De Pressão Com Carne Moída Simples E Fácil: Saiba Como Fazer
Ingredientes
Modo de preparo
- Primeiro, refogue a carne moída. Em uma panela de pressão, coloque umas quatro colheres (sopa) de óleo.
- Você não vai tampa-la por enquanto.
- Após o óleo aquecer, adicione uns quatro dentes de alho picados. Deixe fritar bem, q que dará mais sabor à comida e amenizará o odor da carne, que costuma ser bem forte.
- Vá mexendo o alho com uma colher de pau, assim não gruda na panela, e frite até dourar;
- Depois, adicione a carne. Misture bem com o alho;
- Acrescente sal e mexa bastante para distribui-lo bem na carne;
- Coloque o colorau. Ele vai deixar com uma cor bonita;
- Adicione a pimenta-do-reino.
- Nesse momento, a carne não vai mais grudar no fundo da panela. Ela deve começar a soltar água. Agora, é só mexer bastante, aproveitando a água, e depois deixá-la secar;
- Quando a carne secar completamente, coloque a cebola na panela. Vá mexendo até ela murchar;
- Depois que a cebola murchar o suficiente, acrescente três xícaras de água quente;
- Acrescente o molho de tomate caseiro, ou o extrato, caso prefira;
- Coloque o macarrão penne;
- Prove um pouco do tempero para saber se está do seu agrado ou se precisa colocar um pouco mais;
- Estando tudo certo, tampe a panela. Espere pegar pressão e, em seguida, conte, em torno de uns quatro minutos;
- Desligue a panela e faça a pressão sair completamente;
- Depois que sair toda a pressão, a receita estará pronta.
- Passe para a travessa da sua preferência. Caso goste, acrescente queijo ralado e cheiro verde por cima, ficará ainda mais saboroso.
Sirva à vontade seu macarrão de panela de pressão com carne moída.
Creio qeu goste também do macarrão à bolonhesa tradicional e do macarrão com carne moída perfeito.
Recomendações:
Facilitando sua organização, deixe a água fervendo em outra panela enquanto o alho refoga. Assim, você já terá em mãos para despejar na cebola;
Dicas:
- Essa receita é ideal para quem vive em lugares muito quentes. Assim não precisará ficar tanto tempo próximo ao fogo, já que o macarrão com carne cozinha muito rápido na pressão;
- Se preferir, pode utilizar azeite no lugar do óleo para refogar os temperos;
- Uma boa dica que vai dar um sabor diferente à sua macarronada é adicionar algumas azeitonas picadas na panela antes dela pegar pressão;
- Outro ingrediente que pode dar um gostinho a mais é uma lata de creme de leite. Se gostar da ideia, acrescente no final;
Conhece o colorau?
O colorau (também chamado de pó de urucum) é um tempero de sabor adocicado próprio para carnes e frangos, já que acentua o sabor desses alimentos. Também pode ser utilizado para deixar a refeição mais colorida, é o caso do uso nessa receita, sendo o seu uso algo opcional.
Qual é a diferença entre utilizar a panela de pressão e a tradicional?
Nessa receita, a diferença está na praticidade, apenas. Nem sempre temos tempo ou paciência para um longo preparo da refeição do dia.
Ás vezes, queremos um macarrão no ponto sem ter muito trabalho.
O segredo do macarrão de panela de pressão com carne moída está em utilizar sempre o tipo correto: penne, espaguete ou fusili.
Além disso, há molhos que caem bem nessa receita na pressão. São eles: ao sugo e bolonhesa. O cozimento deles costuma ser rápido.
Por isso, não tenha medo do preparo dessa receita. Basta seguir o passo a passo corretamente, atentando-se, também, à quantidade de água, que deve ficar quatro dedos além do macarrão.
Molho caseiro ou extrato de tomate?
Como já mencionado, é possível usar os dois tipos. No entanto, o molho caseiro tem a vantagem de poder ser incrementado com os temperos que escolher. Além disso, é muito saudável.
O molho à bolonhesa já foi ensinado nesta receita, segue abaixo outra opção que combina com o preparo deste prato na panela de pressão:
Molho ao sugo: é bem facinho. Fará com os próprios tomates, levando-os ao cozimento. Quando estiverem bem molinhos, é só bater no liquidificador por dez segundos, aproximadamente. Os temperos ficam por sua conta.
Como armazenar o macarrão pronto?
Para que ele fique ainda saboroso nos próximos dias, coloque azeite. Isso evitar que um fio grude no outro. Depois, coloque em um recipiente e cubra com tampa ou papel-filme. Na geladeira, ele dura até três dias.
Agora, se quiser congelar, coloque o azeite, evitando que grude, depois, forre recipientes com papel-filme e separe o macarrão para congelar. O ideal é guardar esses potes em saquinhos próprios ao congelamento, sem esquecer de tirar o ar antes.
Uma refeição completa
Todos amam uma boa macarronada. O prato que já foi tradicional nos domingos em família, hoje faz parte do nosso cotidiano e queremos comer em qualquer dia e lugar.
Sua simplicidade permite uma variedade enorme de preparos, temperos e molhos, parecendo que sempre estamos comendo uma massa diferenciada. Além disso, é possível inovar e criar nossas próprias receitas.
O macarrão na pressão une todas essas vantagens à praticidade que tanto precisamos nos nossos dias corridos. Use um caldo de carne se quiser ampliar os sabores.
Aprenda e experimente essa variedade da melhor receita de macarrão de panela de pressão com carne moída do mundo e veja os benefícios, valem a pena!
Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.