O macarrão é um prato saboroso e facinho preparar, apesar disso há quem erre alguns detalhes e obtenha uma massa grudenta ou amolecida em excesso. Se esse é o seu caso, não precisa mais se preocupar, é algo que dá para corrigir sem dificuldade.
E além de aprender a preparar a massa do jeito certo, que tal descobrir como se faz um dos molhos mais tradicionais e queridos? Você vai se surpreender com a simplicidade da receita de macarrão à bolonhesa simples e fácil.
Esse é um daqueles pratos para servir no almoço de domingo com a família sem precisar gastar muitas horas no fogão.
Receita de Macarrão à Bolonhesa Simples e Fácil: Saiba Como Fazer
- 2 colheres (sopa) sal
- 1 xícara (chá) de cebola
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho
- ½ xícara de alho-poró
- ½ kg de carne
- 1 pacote de macarrão espaguete
- ½ xícara (chá) de azeitonas verdes
- 2 xícaras (chá) de molho ou extrato de tomate pronto
- 1 xícara de tomate picado
- ½ xícara de salsa picada
- Água
Modo de preparo
Cozinhando o macarrão
- Escolha uma panela grande, coloque água e leve ao fogo. Deixe ferver.
- Em seguida adicione o macarrão e deixe cozinhar por 7 minutos ou pelo tempo solicitado na embalagem. Isto porque cada tipo de massa tem um tempo de cozimento. Não é possível estabelecer um valor fixo sem saber qual tipo de macarrão você escolheu.
Dicas:
- Na hora de fazer macarrão nunca coloque pouca água, o ideal é colocar bastante, qualquer que seja o tipo feito.
- Espere ela ferver antes de colocar o macarrão, fazer isso antes do tempo pode deixa-lo com uma textura pouco agradável, semelhante a uma papa. Além disso, é provável que fique cozido de forma desigual, mal cozido por fora.
Hora de do molho!
- Em uma frigideira coloque a cebola picada e refogue juntamente com o alho e o alho-poró.
- Feito isso, pode adicionar a carne moída. Mexa por um tempo.
- E em seguida, acrescente as azeitonas verdes, o molho de tomate, os tomates já picados e sem as sementes, a salsa, também picada e o sal. Misture tudo muito bem.
- Espere cozinhar por aproximadamente 5 minutos.
Agora vamos montar!
- Coloque o macarrão em uma travessa e por cima jogue o molho preparado. Você pode utilizar a folha de mini rúcula para decorar. use queijo parmesão ralado para dar aquele toque especial.
Dicas:
- Se você gosta de uma carne bem cozida, de textura mais mole, então deixe que cozinhe por mais alguns minutos. Vá observando a consistência para saber se já está no ponto desejado.
- Também é possível finalizar esse prato misturando todo o macarrão no molho. Isto fica a seu critério.
- No momento em que for refogar coloque a cebola antes do alho, pois esta fica pronta antes. Se você colocar esses dois ingredientes juntos, um vai dourar e outro, no caso o alho, vai ficar quase queimado.
Sua receita de macarrão à bolonhesa perfeito está pronto, agora é só comer e ser feliz.
Posso acrescentar outros temperos?
Claro que sim! É possível colocar orégano, manjericão, cúrcuma, colorau, pimenta do reino, entre muitos outros. Vai depender do seu gosto e criatividade.
Dá para variar na preparação desse prato?
Sim! Você pode utilizar o frango moído para modificar o sabor do seu molho. Fica delicioso!
Posso utilizar o molho de tomate caseiro?
Pode sim. Um jeito muito fácil de prepará-lo é retirar a pele dos tomates, bater no liquidificador e pronto. Já pode acrescentar ao preparo, ele vai cozinhar junto com os demais ingredientes da receita. Muito facinho, não é?
Por que a carne moída fica com um cheiro e aspecto de sebo?
Uma das possíveis causas é colocá-la na panela para cozinhar antes que ela tenha descongelado por completo. Então, deixe-a descongelando, de preferência dentro da geladeira, até o momento de utilizar.
Dica:
- Se esse aspecto da carne moída lhe incomoda muito, você pode misturar um pouco do suco do limão durante a preparação.
Quando preparo macarrão eles sempre ficam grudados, o que posso fazer para consertar isso?
Uma técnica muito tranquila é juntar o feixe de macarrão e torcê-lo. Cuidado para não quebrar! Depois é só deixá-los em pé jogar na água, dessa forma eles irão cair em círculo e não irão grudar. Outra forma de evitar isso é mexer a cada 1 minuto transcorrido. Às vezes a correria é muito grande o que torna esses detalhes impraticáveis, mas procure lembrar disso. Culinária também é paciência e atenção.
Importante!
- Retirar a massa do fogo e deixá-la sem nenhum óleo também faz com que fique tudo colado, por isso, regue com um pouco de azeite, ou outro óleo que prefira, e dê uma leve misturada.
Meu molho ficou muito mole, dá para salvar?
Dá sim. Para dar mais consistência tanto a esse quanto a outros tipos de molho use amido de milho ou farinha de trigo. Na proporção de 1 colher de um dos dois ingredientes para uma colher d’água. No caso da farinha de trigo, também é possível dissolvê-la na manteiga. Se você não tem essas coisas em casa, não se preocupe. Outra opção é deixar mais tempo no fogo baixo, assim, não é preciso adicionar nada e mesmo assim irá engrossar. Funciona muito bem!
Qual a validade?
Pode ser guardado na geladeira por até 2 dias, em potes fechados.
Dá para congelar?
Dá sim. Tanto com molho quanto sem ele, em ambos os casos é preciso regar com azeite, para evitar que um macarrão cole no outro. Além disso, o ideal é armazená-los em sacos próprios para congelamento. É muito importante retirar todo o ar de dentro deles e se certificar de que estão muito bem fechados.
Espere que o processo de descongelamento ocorra dentro da geladeira, assim, preserva-se a qualidade. Em seguida pode reaquecê-lo tanto no forno quanto no micro-ondas.
Se a intenção for descongelar a massa e o molho à bolonhesa que forma congelados separadamente, então, mantenha o molho na geladeira até que esteja no ponto para ser utilizado. No caso do macarrão, jogue-o na água já fervendo, assim como seria realizado no processo de cozimento normal, só que por menos tempo.
Esta receita pode ser guardada assim por aproximadamente 2 meses se armazenada nas condições indicadas acima.
Um belo macarrão com molho bolonhesa para aproveitar com a família.
Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.
Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.