Originalmente chinês e desenvolvido no Japão, o Lámen ou Ramen é uma mescla deliciosa de sopa e macarrão. Tem para todos os tipos e gostos, desde o de carne de porco até o que só contém legumes.
Justamente por ser tão famoso em todo o mundo, o Sabor na Mesa não poderia deixar de trazer umas receita de lámen fácil e simples.
Vou te ensinar primeiramente o mais famoso de todos, o japonês, que é conhecido por seu gosto peculiar e ingredientes, como costelinha suína, macarrão instantâneo, acelga, cebolinha, cebola, shoyu e alho.
Confira essa receita e, logo em seguida, uma lista com outras 13 opções de sabores diferentes.
Receita de Lámen Japonês de Porco Shoyu simples e fácil: como fazer
- Costelinha suína com bastante carne (+ ou – 2 unidades por pessoa) ou lombo e porco.
- 1 pacote de macarrão instantâneo
- Acelga picada em tiras
- Cebolinha picada
- 1 cebola cortada em fatias
- 100ml de shoyu
- 4 dentes de alho moído
- Sal a gosto
- 1 pedaço de gengibre ralado
- 2 litros de água
- Milho (a gosto)
Modo de preparo
- Em uma panela, frite o alho em fogo baixo até dourar;
- Em seguida, acrescente a cebola e deixe fritar por 1 minuto;
- Depois, coloque a costelinha na panela com a gordura virada para baixo até que doure;
- Vire e deixe dourar o outro lado também;
- Acrescente a água e deixe fervendo, depois abaixe o fogo;
- Misture o gengibre no molho shoyu e coloque a mistura na panela;
- Coloque o macarrão e deixe cozinhar por 4 minutos, escorra e reserve;
- Coloque um pouco de água para ferver e jogue em cima da moyashi;
- Coloque o macarrão na tigela e acrescente 2 conchas do caldo do lámen;
- Em seguida, coloque as costelinhas, os ovos, a acelga, o moyashi e jogue mais caldo por cima;
- Jogue a cebolinha picada por cima e,
- Pronto, bom apetite!
2º. Chinês
autor: Allrecipes Brasil
Aprenda a técnica perfeita para fazer um lámen chinês de lamber os beiços e levantar as mãos aos céus. E ainda, pode ser ideal garantir uma alimentação saudável com essa sopa.
Essa opção é composta por elementos bem conhecidos na culinária brasileira, como a farinha de trigo. Os temperos gerais ficam a sua escolha.
A grande diferença é que você mesmo irá fazer as tiras, de maneira simples e objetiva. Basta seguir o vídeo. Lombo de porco e broto de bambu ficam incríveis nessa versão, você precisa provar.
3º. Coreano
autor: Midori
A fome bateu e você necessita de uma refeição rápida e satisfatória? Se liga nesse tutorial e faça um miojo coreano como um verdadeiro chef de cozinha. Uma opção ideal para o dia a dia.
Além do miojo (sabor a gosto), essa versão é incrementada com bolinho de peixe, broto de feijão e ovo.
A receita contém ingredientes diferentes, por isso caso não obtenha todos, os substitua por ervas finas e especiarias que tiver em casa.
4º. De frango
autor: Zaffari
O frango é uma carne branca versátil para preparar e que vai bem em qualquer receita. Nessa opção ele ajuda a dar um gostinho extra.
É importante adquirir o peito com osso e pele e cortá-los em pedaços medianos. Os demais integrantes são picados e mega apetitosos, como alho-poró, pimenta a gosto, shoyu, sake, caldo de galinha, cogumelos e gergelim.
A massa dos filetes precisa cozinhar por 4 minutos e fica pronta. É super ágil e fácil. Veja o passo a passo. Sirva em uma tigela bem bacana e surpreenda seus convidados com esse prato.
5º. De carne com miojo
autor: TV Catia Fonseca
Sobrou alcatra do jantar e ainda nem tem destino específico? Corte tiras razoáveis, tempere, frite ao óleo de gergelim e prepare um macarrão instantâneo dos deuses.
É basicamente um yakisoba feito com miojo pronto. O checklist da Catia acimoa, inclui shiitake, shimeji, molho de soja, pimentão e cebolinha a gosto.
Não fica de fora dessa deliciosa inovação gastronômica!
6º. De missô
autor: Empório Azuki
Para quem desconhece, o missô é uma massa advinda da soja cozida. Ele é constantemente utilizado em sopas e atribui proteínas ao seu currículo.
Nessa saborosa variação ele é complementado com carne suína, pasta de feijão apimentado, molho de ostra, shoyu claro, repolho e moyashi.
A finalização ocorre com ovos cozidos, cebolinha, nori e shoga. Chic demais né?
7º. Vegetariano de legumes
autor: Torrada Torrada
Aos vegetarianos do Sabor na Mesa destacamos essa opção fantástica de legumes.
Os principais protagonistas são: cenoura, batata doce, água, cebola e talo de salsão. Mas sem desculpa em, é possível fazer um caldo com os legumes que você tiver disponível na geladeira.
O imprescindível é refogar tudo com azeite e uma pitada de sal, deixar dourar e seguir os passos seguintes com as dicas acima.
8º. Gourmet
autor: Cozinha Combrasil
Refeições gourmetizadas estão nas tendências culinárias atuais, já que elas são mais refinadas podem ser servidas em jantares especiais ou um almoço a dois.
A alternativa da versão gourmet surpreende a todos, por ser algo fácil, simples e requintado. No vídeo ele é ensinado a carbonara, com requeijão light, peito de peru e cheiro verde.
É um dos pratos saudáveis, consumidos pelos apreciadores da vida fitness.
9º. Primavera
autor: Maruchan Brasil
A primavera é a estação do ano em que tudo floresce e chama vida e cor. É igual com esta receita, repleta de tons vividos e sabores instigantes.
Ela contém os seguintes itens em sua mistura: macarrão instantâneo sabor galinha, ervilha, xícara (chá) de milho, cenoura ralada, salsinha e frango desfiado.
Se puder, acrescente os condimentos coloridos da sua dispensa.
10º. Do Naruto
autor: Gastronomismo
É isso mesmo que você leu: do Naruto, uma das séries mais famosas de mangá. Chamado de ichirakuramen, ela leva pés de galinha ou ossos de porco (a preferência é a do freguês). Um lámen que precisa de uma panela grande para ser feita.
Conta, também, com alga seca japonesa, miso, pimenta japonesa e, a principal, massa fresca ou seca.
São dois modos de preparo, o do caldo e o do ovo cozido, caso escolha a versão com galinha. Veja na íntegra!
11º. De bacon
autor: Kiki Ferrari
O miojo nosso de cada dia está diferente! Com bacon ele se torna ainda mais saboroso, já que essa fonte de proteínas é ótima se adicionada ao caldo de carne.
Essa alternativa é complementada com molho shoyu, broto de feijão, repolho roxo, ovo e óleo de gergelim torrado. Acrescente o macarrão no caldo e deixe cozinhar por mais 2 minutos.
Se puder, coloque 1 colher (sopa) de molho de soja, 2 colheres (sopa) cebolinha, sal e pimenta dedo-de-moça ou pimenta-do-reino. A montagem do prato fica por conta da criatividade de cada um, mas não se esqueça dos ovos cozidos.
12º. Vegano
autor: Larica Vegana
Nessa sugestão, além do lámen, o queijo se destaca, pois traz um sabor inconfundível ao prato. Ele é colocado nas laterais do prato para não perder a textura crocante que ganha ao ser levemente tostado na frigideira.
Uma versão vegana, mas que, com certeza irá conquistar até mesmo aqueles que não abrem mão de carne.
13º. Com Steak de frango
autor: Rolê Gourmet
Esta opção tem é considerada lámen de pobre, pois leva ingredientes simples que nós temos em casa e é bem fácil de fazer.
Os ingredientes que foram usados são: Miojo, cheiro verde, tempero do miojo, Shoyu, Steak de frango.
Saiba como preparar: cozinhe o ovo e assim que o caldo ferver, coloque o macarrão com o tempero do miojo. Depois, paralelo frite o seu steak de frango. Agora só montar.
14º. Udon
autor: Go Han Go
Essa receita aqui é para quem conhece e quem não conhece também, mas quer ter UDON da cozinha!
Os temperos são a gosto, no vídeo é usado apenas sal. Apesar de estar na lista, o gengibre é opcional. A dica é adicionar o shoyu com gengibre após a fervura da carne. Você pode fazer esse clássico da culinária japonesa aí em sua casa.
Quando estiver a preparar o caldo, lembre-se que pode ser feito com peixes e frutos do mar ou você também pode colocar ingredientes mais gordurosos como o lombo suíno, por exemplo.
Curtiu nossas sugestões de caldos? Escolha o que mais agrada seu paladar e conte-nos sua experiência na cozinha. Agora sabe como fazer lámen delicioso para se deliciar.
Se surgir dúvidas, comenta aqui embaixo que nós te ajudamos.