Um dos mais populares derivados da nossa mandioca, o polvilho está presente no famoso pão de queijo mineiro, mas é usado para uma infinidade de preparos.
Sem ideia do que fazer com ele? Você não tem que se preocupar mais. Veja como fazer essa receita de biscoito de polvilho azedo para diversificar no lanche da tarde com a família.
Quer mais opções para tomar com aquele café? Temos! Confira as outras receitas logo abaixo da nossa preferida e divirta-se testando. E não esqueça de ver outros sabores de receita de biscoito que temos aqui.
Nossa favorita: receita de biscoito de polvilho crocante e fácil de fazer
- 2 xícaras (chá) de polvilho azedo
- 1 colher (chá) de sal
- ½ xícara (chá) de água
- ¼ xícara (chá) de óleo
- 260 ml de água
- ½ ovo
Modo de preparo
- Em uma tigela, adicione as xícaras de polvilho azedo e uma colher rasa de sal.
- Reserve.
- Na panela, acrescente meia xícara de água e o óleo. Leve isso para o fogo e aguarde até que o líquido ferva. Feito isso, transfira a água para a tigela com o polvilho.
- É importante mexer o seco enquanto adiciona o líquido para ele escaldar.
- Depois de adicionar toda a água, mexa com uma colher para diminuir a temperatura, então, use as mãos para manipular o polvilho até virar uma farofa.
- Bata um ovo inteiro por 30 segundos para misturar bem. Tire duas colheres de sopa dele e acrescente ao polvilho, então, mexa novamente para envolver tudo.
- Vá adicionando água aos pouquinhos enquanto aperta o polvilho com as mãos. Ele ganhará uma consistência pastosa até formar uma massa bem cremosa.
- Até acabar os 260 ml de água, essa massa ficará com uma consistência mole e grudenta.
- Transfira essa mistura para um saco que você tenha disponível, amarre bem, corte um buraco de um centímetro na ponta e aplique a massa direto na forma.
- Pode criar em formato de bola, cilindro, rosquinha ou qualquer outro.
- Faça cada um bem afastado do outro porque cresce bem durante o cozimento.
- Leve para assar em forno pré-aquecido a 200º por 30 minutos.
- Deixe esfriar e é só servir.
- Dica: se você quiser preservá-los por dias, deixe a fornada de biscoito descansar por 12 horas e os guarde em pequenos sacos plásticos. Se vedar bem, dura muito.
2º. Palito
Autor: Tata Pereira
A forma mais tradicional desse biscoito que você encontrará por aí.
Aquela receita que você só comia quando ia para casa da avó. De longe, parece batata frita, mas é mais saudável e você pode comer vários sem culpa nenhuma!
3º. com Queijo
Autor: Minha Rocinha Querida
A diversidade do biscoito de polvilho é grande, assim, você o encontra em receitas salgadas e doces.
Uma forma inteligente de tornar esse biscoito um verdadeiro salgadinho é usar queijo na composição.
4º. Amanteigado
Autor: Band Receitas
Gosta do seu biscoito mais macio? É essa massa que você precisa, afinal, ela leva alguns ingredientes que vão além dos tradicionais e é isso que faz a diferença.
Você pode dar o seu toque e adicionar goiabada, raspas de limão ou nozes.
5º. Na Air Fryer
Autor: Ajudinha Feminina
Aposto que você já estava se perguntando sobre como preparar essa delícia na Air Fryer porque ela é queridinha de todos já faz tempo, mas vou admitir: esse preparo diferenciado de biscoito é um dos mais simples e de resultado incrível!
Mesmo depois de assado, ele fica um pouco mais molinho e macio por dentro.
6º. Rosquinha
Autor: Cozinhando com a Ly
Com apenas três ingredientes, você terá biscoitos extra crocantes. Não acredita? Confere esse passo a passo que facilita até na finalização, afinal, as rosquinhas são fritas por imersão no óleo. Já imagina que o sabor é diferenciado, né?
Elas ficam douradas, crocantes, brilhantes e nada oleosas.
7º. de Liquidificador
Autor: Casinha da Montanha??
Esta receita é ideal para quem está com o tempo curto.
É claro, o preparo do biscoito de polvilho é simples o suficiente para que você faça tudo na mão sem dificuldade, mas se quiser praticidade, o liquidificador é o seu principal parceiro.
8º. Sem lactose
Autor: Amor Pela Comida
Se vai fazer uma receita com polvilho, biscoito sem glúten e sem lactose parece uma boa opção, certo? Especialmente se você está em busca de uma alimentação saudável ou que atenda algumas necessidades especiais.
Um biscoito de polvilho assim pode estar presente no café da manhã, lanche da tarde ou ser levado para o intervalo no trabalho.
9º. Broa
Autor: JANA SCHARDOSIM
A broa é aquela bolacha super consumida no Nordeste e sempre acompanhada de um bom café! Se você não sabia que dava para usar polvilho nela, perdeu tempo!
O biscoito de polvilho vai sofrendo adaptações aos poucos porque mudamos as receitas de acordo com o que temos disponíveis ou queremos comer, aí o resultado é esse: novas variações deliciosas para degustar com quem se ama.
10º. Rosca
Autor: Vale Agrícola
Se as rosquinhas não dão conta da sua família, que tal uma gigante? Olha a ideia desses gaúchos: você usa toda a massa direto na forma para criar uma borda circular, nada no meio.
Ao ficar pronta, ela fica durinha por fora e macia por dentro, quase como um pão. E aí, vai encarar o biscoito tamanho família?
11º. na Batedeira
Autor: Marcionila Mineira
Se colocar a mão na massa não é para você, fica tranquila e se liga na dica.
O uso da batedeira aqui facilita muito e ganha tempo, então, confere esse preparo que o seu trabalho será apenas o de transferir a massa para assadeira e pronto.
12º. com Coco
Autor: Culinária em Casa
Por que não sair do óbvio e mudar o sabor tradicional?
Você tem a liberdade de usar o que quiser na massa, então, o coco ralado fresco ou de pacote. O que eu posso dizer é que fica sequinho e derrete na boca.
13º. no Micro-ondas
Autor: Creusa Silva
Você consegue preparar esse biscoitão individual em 10 minutos!
Essa é uma receita que dá para realizar com crianças porque não envolve forno, panela quente no fogão e nada assim. Elas vão adorar participar até crescerem o suficiente para preparar por conta própria esse biscoito de polvilho crocante.
- Bolacha e Biscoito
13 Receitas de Bolacha de Nata & Muitas Possibilidades Que Derretem Na Boca
14º. com Parmesão
Autor: Manual do Mundo
Outra forma de turbinar esse biscoito é com queijo porque... quem resiste?
O parmesão é sempre o escolhido para dar sabor para essas receitas, mas você pode usar a muçarela que tiver na geladeira, hein? Teu biscoito ganhará maciez e ficará bem salgadinho. Delícia!
15º. com Farinha de trigo
Autor: Vovó Ana Maria na Cozinha
Sim, dá para unir esses dois, a massa fica super amanteigada e assa rápido.
Você precisa conferir o quão bonitos esses biscoitos ficam porque eu estou com água na boca. Passados no açúcar e na canela, as crianças e adultos aprovam.
Gostou das novas receitas de biscoito de polvilho? Cada uma delas rende muito! Não deixe de testar as que mais te chamou a atenção porque vai ser sucesso.