A farinha de trigo é um ingrediente muito comum na mesa dos brasileiros, principalmente, quando se fala em café da manhã ou da tarde.
Diversas são as quitandas preparadas com esse ingrediente único, dentre as quais está a deliciosa receita de biscoito de farinha de trigo simples e fácil que separamos para você! É um biscoito ou bolacha que faz parte de nossas vidas.
Depois deste passo a passo, conheça outras alternativas de biscoito com essa farinha: doces, salgados, fritos, assados e muito mais!
Receita de biscoito simples de farinha de trigo com amendoim: Saiba Como Fazer
- 140g de farinha de trigo
- 50 g de amendoim descascado e picado
- 100g de manteiga sem sal
- 30 g de açúcar
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1/2 colher de café de fermento em pó
- 1 pitada de sal
Modo de preparo
- Comece adicionando, em uma travessa, a farinha de trigo, o fermento, o açúcar, a essência, o sal e o amendoim. Caso você esteja usando amendoim salgado, não coloque o sal. Misture bem.
- Em seguida, acrescente a manteiga e, com as pontas dos dedos, amasse bem os ingredientes, uniformizando-os.
- Feito isso, siga pegando pedaços de massa – no tamanho aproximado de uma noz - e fazendo bolinhas. Enquanto você faz esse processo, vá colocando as bolinhas em uma forma untada com óleo ou manteiga.
- Então, amasse a superfície de cada uma com um garfo, fazendo um desenho semelhante ao jogo da velha. Asse em forno, preaquecido, a 180°C por cerca de 20 minutos ou até que eles comecem a dourar.
- Por fim, retire da assadeira e deguste esses maravilhosos biscoitos à vontade!
A dica aqui é decorar essas delícias peneirando açúcar de confeiteiro por cima enquanto elas ainda estão quentes!
2º. com 3 ingredientes
autor: Lanna Rocha - Viajando e cozinhando
Para esta receita, use 1 xícara de chá farinha de trigo, ¼ de xícara de chá de açúcar e 3 colheres de sopa de margarina! Caso você queira, use manteiga.
Comece colocando os ingredientes em um recipiente. O ingrediente opcional aqui é uma colher de sobremesa de essência de baunilha. Sove bem a massa e, enquanto isso, pré-aqueça o forno. Faça as bolinhas, coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve para assar no forno por 20 minutos.
3º. doce frito
autor: Lily Moreno Receitas
Não sabe o que fazer para comer com o cafezinho da tarde? Então, prepare esses biscoitos fritos sensacionais, que são macios por dentro e crocantes por fora.
Para fritar, faça primeiro um teste com um pedaço de massa para saber se a temperatura do óleo está boa. Quando ela começar a fritar, adicione novos biscoitos, de forma que a panela não fique muito cheia. Aproveite!
4º. assado no forno
autor: Receitas da Vivi
Aprenda a fazer esta bolachinha de vó que, só de provar, já dar um gostinho de infância!
Os alimentos são somente esses: leite, fermento em pó, margarina, ovos, açúcar e trigo. Leve ao forno e deguste desse delicioso biscoito de trigo assado!
5º. com manteiga e açúcar
autor: MasterCelo
Essa massa lisinha pode ser feita com as mãos, com uma batedeira ou com uma colher. Primeiramente, bata o açúcar de confeiteiro com a manteiga em temperatura ambiente.
Após chegar em uma textura de creme, acrescente a farinha de trigo e bata como preferir- mas somente o suficiente para tornar homogêneo.
Outra ideia para fazer uma receita diversificada: modelar corações com essa massa, pigmentada de vermelho, e assar biscoitinhos personalizados para o Dia dos Namorados! Ou você também pode adequar a decoração de acordo com a festividade. Veja como e aproveite!
6º. frito e sequinho com fermento
autor: Minha rocinha querida
Quer receita mais caseira do que essa? Esses biscoitos ficam sequinhos e são o par perfeito daquele café quentinho!
Coloque os já fritos sobre um prato forrado com papel toalha ou uma travessa maior. Não se esqueça de escorrer a gordura, apesar de que estas gostosuras não absorvem quase nada! Rende muito!
7º. amanteigado doce sem fermento
autor: Culinaria da Edi com Edivania Jandre Mattei
Este biscoito amanteigado é preparado sem fermento e com um gostinho especial de baunilha!
Utilize o açúcar refinado ou bata o cristal em um liquidificador. Isso faz toda a diferença!
8º. com goiabada
autor: Juliana Reis
Esse passo a passo simples e prático de uma quitanda muito requisitada e famosa na confeitaria vai te ensinar detalhadamente como preparar os biscoitinhos com goiabada mais saborosos e fáceis do mundo!
A goiabada pode ser mole ou em pedaços, pois ela será levada ao forno juntamente com os assados! Basta assar por poucos minutos e “voilà”!
9º. com ovo e assado com queijo
autor: Karina Silva
Esse biscoito, como todos os outros dessa lista, leva a farinha preparada pela moagem do trigo. Esse grão é um alimento rico em vitaminas, fósforo e magnésio, além de ser uma boa fonte energética.
Simultaneamente a todos esses benefícios, a farinha proporciona a elaboração de pratos diversificados, dentre os quais se destacam, como os tipos mais famosos no Brasil, o bolo, o pão e, é claro, o biscoito de trigo assado. Por isso, aprenda hoje mesmo a executar essa fácil receita.
10º. salgado frito
autor: Receitas com a Silvia
Estas tirinhas de sal são crocantes e versáteis, ideais para compor um petisco ou tira gosto.
É praticamente impossível perceber, mas elas são preparadas somente com farinha de trigo, água, óleo, sal e fermento. Fácil, não é?!
11º. com creme de leite
autor: Juarez Receitas Caseiras
Você sabia que o creme de leite acrescenta leveza e sabor aos seus preparos mesmo em pouca quantidade? Por isso e muitos outros benefícios, esse ingrediente é muito utilizado na área de confeitaria e em preparos salgados, como strogonoff.
- Bolacha e Biscoito
15 Receitas de Peta de Polvilho Mais Inúmeras Formas de Preparar o Biscoito
Então, teste essas bolachas fofinhas, pois certamente elas irão parar no seu livro de receitas!
12º. com polvilho doce
autor: SÔ mineira
A diferença principal entre o polvilho doce e o azedo é que o primeiro passa somente pelos processos de secagem e moagem, enquanto o segundo é fermentado antes de ser moído.
Nessa receita, o polvilho é unido à farinha de trigo e outros ingredientes que proporcionam uma massa uniforme e íntegra, perfeita para ser frita em óleo quente. A textura final dessas maravilhas e a consistência interior são impressionantes.
13º. integral
autor: Francislaine Campos
A diferença principal entre a farinha branca e a integral é que a comum passa por um processo de refinamento que elimina diversos dos nutrientes do grão inicial, enquanto a integral não passa por isso.
Para essa receita fácil de fazer, misture todos os ingredientes em uma tigela e sove a massa em uma bancada enfarinhada para dar o ponto ideal.
Agradecemos por você ter lido nossa lista até aqui e desejamos que as suas escolhas possam ser executadas com facilidade. Bom apetite!