Dentre os benefícios advindos desse tipo de tomate estão a contribuição para a saúde óssea, a diminuição da pressão arterial e o auxílio na perda de peso. Além disso, essa fruta vermelha protagoniza tanto pratos doces quanto salgados, proporcionando maior sabor e requinte por onde passa.
Por isso, aprenda uma das mais deliciosas receitas com tomate cereja e se surpreenda com a especialidade obtida por meio da junção entre ele, macarrão e queijo! Logo depois dela, você confere outras 10 receitas incríveis com essa iguaria e que formam uma lista recheada de dicas e praticidade!
Receita de macarrão com tomate cereja, manjericão e queijo: Saiba Como Fazer
- 300 g de tomate cereja
- azeite a gosto
- 1 colher de chá de páprica defumada
- ½ colher de chá de pimenta-do-reino
- 300 g de queijo gorgonzola
- 300 g de macarrão penne
- 1 pitada de sal
- cebolinha e manjericão a gosto
Modo de preparo
- Comece colocando, em uma travessa que possa ir ao forno, o queijo gorgonzola e os tomates. Distribua sobre eles uma pitada de sal, a páprica defumada, a pimenta-do-reino e cerca de ½ xícara de chá de azeite ou o quanto baste para cobrir a maior parte da base da travessa.
- Leve esses ingredientes ao forno, preaquecido, a 180°C e deixe por aproximadamente 30 minutos.
- Enquanto esse molho fica pronto, ferva a água para cozinhar o macarrão.
- Quando a água estiver fervendo, adicione 1 colher de sopa de sal grosso e acrescente o macarrão logo em seguida. Depois de cozido, reserve.
- Após retirar a travessa do forno, utilize um garfo para amassar os tomates e misturar todo o molho obtido. Aproveite para acrescentar a cebolinha e o manjericão bem picadinhos.
- Despeje o macarrão, mexa um pouco e decore com algumas folhas de manjericão por cima e com pedacinhos de queijo!
- Sirva essa maravilha durante o almoço ou jantar e deguste à vontade!
O tipo de macarrão utilizado nessa receita pode ser substituído pela massa de sua preferência, assim como o queijo. Outra dica é deixar alguns tomates assados, sem amassar, sobre o seu macarrão. Fica uma delícia!
2º. confitado
autor: André Schmitt
O termo confit vem do francês e significa cozinhar algo vagarosamente para não alterar as suas propriedades e intensificar o sabor. Nesse sentido, o tomate confit leva alho, tomilho, orégano, mel ou açúcar, sal, azeite e pimenta. Enfim, ingredientes que proporcionam o sabor harmônico desse prato!
Prove dessa delícia agridoce e não perca tempo na hora de cozinhar. Asse em fogo baixo e prepare uma brusqueta com molho pesto e queijo. Só de olhar já dar água na boca!
3º. estilo risoto
autor: Hanna Vita
Para fazer este saboroso risoto, coloque azeite e cebola picada em uma frigideira. Mexa até dourar e acrescente 1 xícara de chá de arroz arbóreo. Refogue por um minuto e adicione vinho branco, molho de tomate e caldo de legumes.
Para temperar, use sal, pimenta, queijo ralado e, claro, alguns tomates cereja cortados ao meio. Mexa bastante e finalize com os demais itens.
4º. na salada
autor: Alessandro dutra do nascimento
Esse tomate é uma boa opção para você preparar as suas saladas!
Utilize sazon, manga, alface, rúcula, cenoura ralada, abobrinha picada e tomatinho cereja para fazer essa salada saudável e gostosa.
Comece decorando o seu prato com a alface e a rúcula. As quantidades dependem inteiramente da quantidade de pessoas que irão consumir essa maravilha. Confira todas as dicas para que o seu preparo fique perfeito!
5º. em conserva com vinagre
autor: Mônica Silva
Comprou tomates cereja, não usou e está com medo de que eles estraguem? Então, veja como preparar agora mesmo conservas com esse alimento em casa e prolongar o período de uso dessa carta coringa por vários dias!
O tomate cereja é uma espécie menor de tomate, com um sabor mais adocicado. Você pode consumi-los isoladamente ou utilizar no seu macarrão, molho ou salada. É extremamente fácil de fazer e basta colocar na geladeira, pois ela durará muito!
6º. ao molho caseiro
autor: Receitas da Maria Mada
Nessa receita, são necessários 400 gramas de tomate, 1 cebola pequena, 1 dente de alho, uma colher rasa de sal, ½ colher de açúcar, uma colher de colorau, 1 pitada de orégano, manjericão, 150 ml de água, salsinha, cebolinha e pimenta a gosto.
Para decorar, use os cabinhos dos frutos. Não é necessário retirar as sementes de tomate cereja.
Essa delícia pode ser usada em cachorro-quente, em macarrão ao molho ou em uma deliciosa pizza!
7º. assado no forno
autor: Diário da Karminha !
Você deve começar salpicando sal e açúcar sobre as frutas. Acrescente alho, pimenta-do-reino, orégano, manjericão e bastante azeite.
Faça tudo em uma assadeira e leve ao forno por cerca de 35 minutos. Coloque em um pote caso não use toda a receita de imediato.
8º. no espetinho com queijo e manjericão
autor: Mãe Gourmet
Para preparar esses espetinhos, use queijo muçarela cortado em cubos. Também podem ser usados outros tipos que sejam tão consistentes quanto.
Retire as folhas de manjericão do cabinho e separe os tomates limpos. Pegue palitos de dente ou alfinetes culinários, como os do vídeo, e espete, nessa ordem, um cubinho de queijo, um tomate cereja, para garantir maior sabor, e uma folha de manjericão. Coloque um fio de azeite sobre a tigela onde os espetos ficarão e salpique pimenta.
9º. confitado no macarrão
autor: Receitas da Mãe Coruja
Comece adicionando o azeite de oliva e os dentes de alho picados em uma frigideira e coloque os tomatinhos. Tampe a panela e deixe cozinhar durante cerca de 2 minutos. Acrescente o queijo gorgonzola e mexa até derreter. Cozinhe o macarrão e despeje o molho sobre ele.
Esse prato é tão completo que não precisa de nenhum outro complemento, basta servir e degustar. Com certeza, uma ótima opção para quem vive com pressa!
10º. na salada caprese com muçarela de búfala
autor: Haruo Hirai
A muçarela de búfala possui esse nome pelo fato de ser um queijo feito com leite de búfala. Esse é um queijo que se difere dos demais na aparência, já que possui uma casca lisa, fina e uma cor branca chamativa.
Esse passo a passo de salada italiana é rápido, fácil e não vai ao forno.
11º. no macarrão espaguete com muçarela de búfala
autor: Chef Ivan Santos
Prepare, primeiramente, o espaguete e siga refogando os tomates cortados ao meio. Quando começar a fritar, despeje o macarrão e finalize com a muçarela.
Misture bem para conseguir um bom resultado e coma à vontade. Você não se arrependerá!
Agradecemos por ter lido até aqui. Para você ter uma melhor experiência, siga os métodos passados nas receitas de sua escolha. Boa sorte e bom apetite!