Comer pode ir muito além de apenas saciar a fome, conhecer as fontes do alimento que vai para sua mesa permite uma nova forma de enxergar o mundo ao seu redor.
Se preocupar com o processo que a comida percorre até chegar a você pode te permitir abrir os olhos quanto a variedade de alimentos que são fontes de nutrição e donos de sabores para todos os paladares, sem ter um animal sofrendo no caminho.
Se você está pretendendo mudar seus hábitos alimentares de forma mais sustentável sem abrir mão de sabor e qualidade, essas receitas de soja texturizada vão te permitir experimentar uma nova relação com a comida e com o meio ambiente.
Receita de Soja Texturizada: Saiba como fazer
- 2 xicara de proteína de soja
- 500 ml de água fervente
- 1 cebola
- 1 tomate
- Cheiro verde
- Sal, pimenta do reino, orégano e alho
- Azeite para refogar
- 100g de vagens (opcional)
- Pimenta dedo de moça (opcional)
- Molho de tomate (opcional)
Modo de preparo
- Em um recipiente adicione a carne de soja sequinha e a água fervente, coloque líquido o suficiente para cobrir a carne.
- Deixe descansar por cerca de 10 minutinhos, passado o tempo escorra a água e esprema bastante para retirar todo o líquido quente.
- Em seguida acrescente água fria da torneira, logo em seguida repita o processo, escorra a água fria e esprema a soja para retirar o excesso de água.
- Em uma panela adicione azeite, alho, orégano, pimenta, cebola, tomate e sal, refogue tudo até que os temperos fiquem bem dourados.
- Logo em seguida coloque a proteína de soja hidratada, as vagens e pimentas cortadas em cubinhos.
- Deixe cozinhar, sempre mexendo até que a sua proteína cozinhe bem, se desejar nesse ponto acrescente um pouco de molho de tomate e cheiro verde.
- Ajuste o sal e sirva logo em seguida.
2º. Farofa
Autor: Presunto Vegetariano
Veganos e vegetarianos possuem uma certa dificuldade na hora de comer, pois tudo que ingerem precisa ser ao mesmo tempo nutritivo e sem nenhum tipo de ligação com origem animal. A diferença é que os vegetarianos, apenas restringem a alimentação, mas os veganos evitam totalmente o contato com esses produtos.
Apesar disso, eles possuem uma alimentação que precisa de criatividade para fazer essa substituição de proteínas da maneira certa, mas sem deixar de aproveitar comidinhas como a farofa, por exemplo! Nessa dica, você vai aprender a fazer uma farofa de proteína de soja texturizada, é uma ótima opção de complemento e garanto que mesmo não evitando produtos de origem animal, vai se apaixonar por essa experiência, fica uma delícia!
3º. Carne de soja refogada
Autor: Cozinha da Li Oliveira
Quem aí já ouviu falar que a carne de soja é horrível, nunca experimento esta receitinha! Ela é uma ótima proteína e possui ômega 6, ômega 3, vitaminas e compostos fitoquímicos. Além disso, essa maravilha te ajuda a controlar os níveis de colesterol e a prevenir câncer de mama e osteoporose. Quer coisa melhor?
Falando de sabor, e disso a gente entende, vamos te mostrar uma carne de soja refogada de um jeito que você nunca viu! Sabe aquele gosto forte da proteína? Vamos te contar um segredinho especial! E como se isso não bastasse, o sabor ficar por responsabilidade de temperos que vão deixar esse prato irresistível! Vamos provar?
4º. Quibe vegano
Autor: Larica Vegana
Quem disse que não existe salgadinho vegano? Muita gente se ilude com o senso comum de que pessoas que são veganas só comem comidas saudáveis e que por isso, não engordam. Sinto lhes informar que estão 100% errados!
Tudo em exagero engorda e substituir os produtos de origem animal não é a receita mágica para o emagrecimento! Já você que quer aprender a fazer mais besteirinhas veganas, viemos te mostrar um kibe que fica simplesmente divino! Outra coisa, é muito mais econômico porque para quem não sabe a proteína de soja é mais barata, né gente? E aí gostaram, está na hora de provar!
5º. Bolinho com proteína de soja
Autor: Bete com Carinho
Vamos de uma receitinha de vó? Então, esse bolinho é um verdadeiro acontecimento e fica simplesmente a melhor coisa do mundo! Sem brincadeira.
Ele é feito com a carne de soja, água fervendo, temperinhos incríveis e, é claro, alguns legumes! Ele fica super macio, não dá para sentir o gosto forte da soja e até mesmo quem sempre teve curiosidade, mas nunca teve coragem de testar, vai querer dar uma chance!
6º. Panqueca Vegetariana
Autor: Click Enjoei Receitas Variadas da Eliane Maria
Alô vegetarianos de plantão, vocês gostam de panqueca? Impossível não gostar, né? Por isso, trouxemos uma receitinha que vai direto para o seu caderninho de refeições especiais!
Essa panqueca vegetariana, é feita no liquidificador e para a massa ficar pronta vamos precisar de: ovos, óleo, sal, farinha de trigo e amido de milho ou maisena, como se fala aí na sua cidade? Para o recheio, a soja vai dar um toque especial e com um pouquinho de requeijão tudo fica mais gostoso, não é mesmo?
7º. Hambúrguer
Autor: As 3 na cozinha
Sabe como fazer um hambúrguer de soja caseiro e muito gostoso? Vamos te dar uma dica incrível e super nutritiva para caso pense em entrar numa dieta vegetariana ou até mesmo, se queira dar um tempinho de carne normal.
O diferencial dessa receita, são os segredinhos que você descobre para amenizar o cheiro e o gosto da soja, além dos temperos especiais utilizados no preparo dessa divindade para que fique impossível de resistir. E aí, estão prontos para se permitir?
8º. Strogonoff
Autor: Clube Vegano
Essa dica é mais rapidinha, porém muito especial. Quando você escuta um amigo dizer que decidiu se tornar vegano ou vegetariano, é normal estranhar e dizer que ele não vai aguentar, não é mesmo?
Muitas pessoas, não tem noção da quantidade de coisas criativas, incríveis e deliciosas são possíveis de serem feitas sem necessitar de produtos de origem animal. É por isso que, um dos pratos mais famosos do Brasil também vai estar incluso nessa lista de variações incríveis e com a utilização da proteína texturizada de soja! E aí, vamos de strogonoff?
9º. Almôndega
Autor: Nandu Andrade
Quem não volta direto para a infância com uma almôndega ensopada? Particularmente falando, sabe aquele complemento de refeição bem temperado, que combina perfeitamente com macarrão, com o arroz fresquinho e deixa qualquer um com água na boca?
Então, essa receita é a opção ideal! Não sei se é o ensopado bem-feito, se são as dicas valiosas ou se é o sabor encantador, mas a garantia é que não é possível não se surpreender com essa maravilha! Tá esperando o que para experimentar também?
10º. Rocambole
Autor: Presunto Vegetariano
Passando para uma receitinha natalina feita com soja! Não precisa fazer cara feia porque eu garanto que vocês não vão querer outra coisa depois de experimentar!
Esse rocambole é muito gostoso, os temperos fazem toda a diferença e o recheio
Fica de acordo com a sua preferência. Ah não se esqueça de tomar cuidado com o recheio, pois ele ainda fica no forno por 25 minutos, mas vale muito a pena!
11º. Com arroz
Autor: Dilza Pacheco
Quer uma opção rápida e barata para o seu almoço? É claro que temos! O famoso arroz fresquinho com proteína de soja, é uma opção super fácil de fazer e muito econômica.
Além disso, experimente acrescentar alguns legumes no seu prato e não se esqueça de ferver a proteína algumas vezes para amenizar o cheiro e o sabor da soja, vai ser o almoço ideal para os dias turbulentos.
12º. Pastel
Autor: Cozinhando com Déia Mates
Petiscos são a melhor opção para a reunião com os amigos, para o lanche coletivo no trabalho e até mesmo, quando você está com o seu marido ou esposa e precisa comer alguma coisa diferente.
Foi pensando nisso que trouxemos esta receitinha de pastel simplesmente divina e diferenciada que, com certeza vai dar aquele toque especial no seu petisco! Além disso, experimente dar um pouquinho para as crianças e veja que elas vão se deliciar com esse sabor.
13º. Abobrinha recheada
Autor: Receitas de Minuto por Gi Souza
Essa é para você que está fazendo uma reeducação alimentar e precisa de algumas ideias para fazer no seu almoço durante a semana. Foi pensando na sua rotina que trouxemos essa abobrinha recheada que é uma refeição completa!
Se quiser incluir algumas coisas a mais como: legumes, queijo ralado ou queijo muçarela ralado e aquela saladinha fria de acompanhamento, está liberado! Apesar disso, se tiver naqueles dias atarefados em que o tempo é curto, pode ficar tranquilo que apenas isso já irá te satisfazer o suficiente e te dará energia até o horário do lanche. Bom Apetite!