A diversidade brasileira está em todo canto, um solo rico de alimentos originários que possuem um paladar único, que é o caso do nosso ingrediente protagonista de hoje: O Pinhão!
Ele é a semente da araucária, típico da região sul do Brasil, possui um sabor suave e característico, muito comumente consumido no inverno, o pinhão é apreciado em diversos pratos, porém, na festa junina pinhão cozido, pinhão assado e seus vários derivados brilham mais.
Você vai se apaixonar por essa iguaria nacional e para te guiar nessa descoberta culinária, separamos aqui essas receitas com pinhão cozido para honrar as origens gastronômicas do país.
Receita de Pinhão Cozido - Saiba como fazer
- 600g de pinhão
- Água até cobrir
- Sal
Modo de preparo
- Com os pinhões lavados de maneira adequada, corte as pontas de cada um deles.
- Logo depois despeje em uma panela de pressão e adicione o sal, cubra com água corrente o suficiente para cobrir.
- Leve ao fogo e cozinhe por cerca de 50 minutos após pegar pressão.
- Passado o tempo retire do fogo, escorra toda a água e sirva ainda quente para facilitar retirar a casca com a ponta dos dedos.
2º. Com arroz e linguiça
Autor: Receitas de pai
Tem comida que nos transporta para outros lugares, essa receita de arroz com pinhão cozido vai deixar um cheirinho de roça pela sua cozinha.
O mais interessante é a construção dos sabores, onde, apesar de toda a receita ser feita em uma única panela, cada ingrediente vai sendo agregado aos poucos no fogo e isso permite que cada um solte seu sabor e não passe do ponto, deixando seu arroz suculento e cheiroso.
3º. Batata recheada
Autor: Georgia Leite
O Pinhão pode ser um ótimo substituto de carnes em algumas receitas, sendo uma opção para vegetarianos.
Neste passo a passo de batata recheada, o pinhão cozido irá ser usado picadinho, como se fosse um bacon, e vai para panela refogar. Na panela adicione caldo de legumes incorporado com aveia para dar cremosidade. No final desse processo você terá um creme de pinhão suculento.
Recheie sua batata com o creme e volte com ela ao forno para gratinar. Fica imperdível e saudável.
4º. Croquete
Autor: Casinha da Kelly
Nem só de arroz e feijão vive o homem, sendo assim, confira essa receita espetacular de um croquete que vai compor um lanche diferente e saboroso.
Esse croquete tem o pinhão cozinho e triturado adicionado na própria massa, o que mexe com a textura, deixando mais crocante e agregando o sabor único dessa semente brasileira.
5º. Entrevero
Autor: Churrasqueadas
O pinhão já um alimento típico do Sul do Brasil, nada mais justo que colocá-lo na receita clássica da mesma região: O Entrevero!
O nome significa intercalado, que condiz perfeitamente com a construção desse prato. Aqui é usado um mix de carne suína, bovina e frango com o protagonista que é o pinhão já pré-cozido. Tudo isso vai soltar bastante sabor em um refogado único agregado de temperos frescos.
O ideal, para conseguir capturar toda a essência desse prato, é usar um tacho grande para intercalar os ingredientes. Sirva com pão francês e se delicie.
6º. Farofa
Autor: Receitas que amo
Vai fazer um churrasco e gostaria daquela farofinha de lei para acompanhar? Esta receita vai te conquistar pelo estômago, além de bonita em sua apresentação ela é deliciosa.
Para adicionar gordura ao prato faça um refogado simples de calabresa e bacon então adicione o pinhão cozido e picado nesse refogado e deixe apurar o sabor sem parar de mexer. Para finalizar coloque a farinha e ovo cozido.
Decore com cheiro verde e sirva com seu churrasco, um sucesso garantido!
7º. Lasanha
Autor: Panelaço
O pinhão nunca deixa de surpreender em sua versatilidade, nesta receita ele vai entrar em um molho bem saboroso feito com molho de tomate, cebola e alho.
Essa lasanha é uma ótima opção vegana, ela é intercalada com massa de macarrão (sem ovos), o molho de pinhão bem temperado e abobrinha fatiada em postas finas.
Repita essa sequência até o limite da sua travessa, lembre-se de finalizar com o molho, pois é ele que vai cozinhar a massa quando for ao forno. Depois de pronto é só saborear sem pena.
8º. Moqueca
Autor: Só Tilápias
A moqueca tem variadas versões para todos os gostos, nessa receita ela vai ter seu sabor combinado com o pinhão. A dica para que todos os ingredientes apurem bem é o uso da panela de barro.
O peixe dessa receita é a tilápia, um peixe macio e de rápida cocção. Na panela de barro comece com o famoso óleo de dendê, em seguida faça camadas com os ingredientes até o topo da panela.
Leve ao fogo e deixe cozinhar com a panela tampada, assim toda a água que soltar vai continuar na panela, fazendo aquele caldo que só a moqueca tem. Desmancha na boca e o pinhão traz textura única para o prato.
9º. Nhoque
Autor: Epagri Vídeos
Na gastronomia é muito comum se fazer fusões culturais ao criar um prato. Nesta receita de nhoque de pinhão, temos a massa italiana com essa semente brasileira numa fusão sem defeitos.
O pinhão depois de cozido precisa ser triturado, pois ele vai entrar na massa do nhoque, dando, além de sabor, uma textura característica. O nhoque, depois de cozinhar, vai ser selado na frigideira com azeite, o que dará um toque especial ao prato.
Finalize com o molho de seu gosto e faça uma apresentação elegante.
10º. Patê
Autor: Guilherme Paggiaro
Um patê é uma comida simples e prática que vai muito bem para entrada ou até mesmo como um petisco para apreciar com uma bela taça de vinho na roda de amigos.
Neste patê de pinhão, você irá utilizá-lo ainda morno para ir ao liquidificador com creme de leite, alho e azeite. Bata até que forme um creme grosso.
Passe esse creme para um pote e adicione requeijão até ficar na consistência de patê. Acerte o sal da receita e cheiro verde a gosto. Sirva com torradas e pães, fica deslumbrante.
11º. Risoto
Autor: Pai Rogerim
Nessa receita extraordinária, você vai aprender como fazer um pinhão cozido se transformar em um risoto digno de masterchef.
Na panela misture pinhão picado, carne seca desfiada, arroz arbóreo e tudo que há de bom nos seus temperos, assim nasce um risoto super saboroso, o melhor que vai experimentar na sua vida.
12º. Suflê
Autor: Receitas da Maria
Tanto o suflê doce quanto o salgado são um tipo de comida que exige técnica para ficar naquela consistência bem fofinha sem perder aquela camada dourada e mais crocante de cima.
Neste suflê de pinhão, o truque para que fique bem encorpado é o usar o pinhão em duas texturas, fatiado e triturado, os dois vão juntos refogar na panela, usando-o dessas duas formas, você irá conseguir realizar esse feito culinário que é fazer um suflê de qualidade e no ponto certo.
13º. Canjica
Autor: Comida de Verdade.art
Para comprovar que o pinhão é de fato um dos ingredientes mais versáteis do nosso Brasil, não poderia faltar uma sobremesa nessa lista.
Essa canjica além de fácil preparo, ainda tem poucos ingredientes e pode ser servida assim que fica pronta, quentinha ou até mesmo gelada. Leite condensado, leite de coco, leite integral, gema de ovo e o delicioso pinhão triturado é tudo que você precisa para ter uma sobremesa perfeita.
A dica é servir com um pouco de canela em pó por cima e o pinhão in natura triturado que dá o toque final.