A cultura e culinária japonesa são extremamente ricas, cheia de sabores e receitas incríveis que merecem atenção extra! Pensando nisso, no artigo de hoje trouxemos algumas receitas de doces japoneses supersimples e saborosas para que você se delicie ainda mais com essa cultura.
Vamos começar por uma versão simples do dorayaki, uma espécie de doce muito popular que consiste basicamente em uma panqueca com poucos ingredientes e um recheio de feijão! Logo em seguida, veja algumas receitas simples e gostosas te deixar salivando de verdade!
Receita de doce japonês: Dorayaki – Saiba Como Fazer
- 250g de feijão azuki
- 1/2 colher de chá de sal
- 200g de açúcar mascavo
- Água
- 2 colheres de sopa de mel
- 150g de açúcar
- 4 ovos
- 2 colheres de sopa de água
- 1 colher de chá de fermento
- 160g de farinha de trigo
- Óleo
Modo de preparo
Massa:- Em um recipiente adicione os ovos, açúcar e mel misture até obter um creme homogêneo.
- Em seguida acrescente uma colher de fermento e a farinha de trigo peneirada, novamente volte a misturar até que obter uma massa homogênea.
- Leve para a geladeira por cerca de 15 minutos.
- Passado o tempo retire e acrescente a água, novamente misture bem. Reserve.
- Em um frigideira quente, adicione um fio de óleo e então espalhe por toda a superfície logo em seguida acrescente uma porção da massa, deixe fritar até dourar de ambos os lados. Reserve.
- Em uma panela adicione o feijão e então acrescente cerca de 500ml de água, deixe cozinhar até ferver, quando chegar a esse ponto conte 10 minutos e então desligue.
- Coe todo o líquido e então leve o feijão para a panela de pressão, adicione cerca de 1 litro de água e leve para cozinhar, quando a panela pegar pressão conte cerca de 15 minutos.
- Novamente dispense o caldo de cozimento, despeje o feijão em uma panela e adicione o açúcar mascavo e o sal.
- Cozinhe sempre mexendo até que obter um caramelo. Reserve para esfriar.
- Com o anko completamente frio, passe a pasta na massinha assada, espalhe bem e então feche com outra panqueca. Sirva em seguida.
2º. Com feijão anko
autor: Canal del Chino – Nikkey
A maioria dos doces japoneses tem como um de seus elementos de mais importância o anko, uma pasta de feijão vermelho supersimples de fazer e altamente saborosa, por isso era impossível não trazer essa receita aqui para nossa listinha.
No passo a passo, descubra como fazer uma pasta saborosa, perfeita para comer sozinha ou para complementar aquela outra receita que está em seus planos.
Dê uma olhadinha e se surpreenda com tanta facilidade.
3º. Daigaku
autor: Receitas do Kazu
O daigaku é um snack feito com batata doce, muito comum em universidades por sua praticidade e valor nutricional.
Além de ser uma ótima opção para saúde, a batata doce assadinha é super saborosa e tem tudo para conquistar o paladar de quem experimentar, para fazer essa delícia vamos precisar de batata doce, açúcar, óleo, gergelim e shoyu! Pouco não? Dê uma olhadinha.
4º. Oshiruko
autor: Receitas do Kazu
O oshiruko é uma receita simples e saborosa que leva poucos ingredientes e que é perfeita para quem adora experimentar pratos novos em sua versão mais pura.
Para fazer essa delícia tudo que você vai precisar é de azuki e mochi, para começar cozinhe o feijão em água com açúcar, enquanto isso faça a massa com mochi e então asse em uma frigideira, sirva ainda quente em um prato.
Para mais detalhes do preparo, dê uma olhada no passo a passo.
5º. Shukumiru
autor: Luciana Goto
Gosta de profiteroles? Se sim, você vai amar essa receita simples e deliciosa é basicamente uma versão japonesa dessa sobremesa. Ela é supersimples de fazer, leva poucos itens e vai te conquistar!
Na versão que trouxemos para você, vamos aprender a preparar um shukimaru com choux cream, perfeito para comer em qualquer ocasião, especialmente em festas e encontros com amigos e colegas. Vale a pena experimentar!
6º. Dango
autor: Norie no Japão
O dango é um docinho japonês que possui diversas variações, mudando de acordo com a região onde ele é feito. A versão mais comum é um bolinho de arroz cozido coberto por uma calda espessa e adocicada feita a base de shoyu.
Nesse passo a passo você vai aprender como preparar absolutamente todos os pontos de maneira simples e descomplicada, vale a pena dar uma olhadinha.
7º. Yaki manju
autor: Temperos de casa
O yaki manju é um doce japonês tradicional muito famoso não apenas no Japão como no mundo. Esse bolinho delicioso e simples de preparar tem uma massa leve que pode ser feita com trigo ou farinha de arroz, para completar a receita precisamos de amido, fermento, xantana, manteiga derretida, açúcar, sal e ovos.
Para o recheio uma pasta de feijão azuki cai muito bem, porém sinta-se livre para mudar a receita e rechear da maneira que preferir.
8º. Banana kasutera
autor: Miriam Fukami
Apesar de possuir um formato muito similar a uma bananinha, esse doce simples e muito saboroso não leva banana.
Ela é bem simples de fazer, basicamente é composta por uma massa muito parecida com a massa de nosso bolo do dia a dia e o recheio varia, sendo possível encontrar versões com azuki e versões mais ocidentais recheadas com creme.
O preparo é supersimples e vale muito a pena experimentar!
9º. Taiyaki
autor: Familia mazegohan
Taiyaki significa literalmente peixe grelhado, porém esse docinho de peixe4 tem apenas a aparência! Esse bolinho delicioso e muito simples de fazer é extremamente comum no Japão, sendo uma das opções favoritas quando o assunto é comida de rua.
A receita é basicamente um bolo feito à base de farinha de trigo, água, ovo e fermento e recheado com doces como pasta de feijão vermelho, logo depois ele é assado em uma frigideira ou forma com formato de peixinho.
Nessa versão vamos aprender a fazer uma massa simples e deliciosa, perfeita para qualquer ocasião, e vamos rechear com Nutella e batata doce, o resultado é incrível então não deixe de conferir.
10º. Mochi com creme de iogurte
Autor: 매일맛나 delicious day
Se você já é versado na culinária japonesa e não tem medo de se arriscar experimente reproduzir essa receita simples e deliciosa que conta com poucos ingredientes e que tem tudo para chamar sua atenção!
No passo a passo vamos aprender a preparar o tradicional bolinho de arroz japonês, porém diferente de outras versões aqui o arroz glutinoso vai receber sabor e cor do iogurte, criando um contraste único tanto visual quanto no sabor.
Para recheio, em vez de utilizarmos anko, vamos dar espaço para uma deliciosa geleia de morango, super saborosa e simples. Vale a pena dar uma olhadinha.
11º. Daifuku
autor: Horta do Ditian
O daifukumochi é um doce japonês extremamente tradicional, seu nome significa literalmente bolinho de arroz da sorte, por isso esse doce é um presente comum em ocasiões especiais.
O preparo desse docinho é bem simples de preparar, e vamos usar basicamente três itens, o arroz glutinoso, a pasta de anko e um morango bem bonito e levado. O resultado da mistura, como você deve imaginar, é muito saboroso e vale a pena para quem adora comidinhas diferenciadas.
Gostou de nossa seleção de delícias? Continue navegando com a gente e descubra muitas outras opções perfeitas para variar sua sobremesa.