Este tipo de arroz é chamado assim porque passa por um processo de parboilização. Este processo consiste em pré-cozinhar o arroz dentro de sua própria casca, utilizando apenas água e calor. O resultado é uma das receitas com arroz parboilizado muito deliciosa.
Isso garante que ele absorva os nutrientes da casca do arroz, fazendo com que ele absorva mais vitaminas e sais minerais devido ao processo tornando-o mais nutritivo.
Assim ele se torna rico em fibras, sais minerais e vitaminas do complexo B entre outras. Acontece que arroz feito todo dia da mesma forma pode ir ficando sem graça.
Não perca tempo, confira agora mesmo a receita detalhada e, em seguida, diversas sugestões deliciosas.
Receita de Arroz Parboilizado Cozido: Saiba Como Fazer
- Azeite
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho
- 1 folha de louro
- 1 xícara de chá de arroz parboilizado
- 2 xícaras de chá de água
- Cenoura ralada (opcional)
Modo de preparo
- Inicie aquecendo uma panela e colocando um fio azeite.
- Coloque o dente de alho inteiro e a cebola picada.
- Deixe a cebola murchar.
- Depois de murchar, coloque o arroz.
- Feito isso, coloque a água. Se a quantidade de arroz for pouca, não precisa esquentar. Esquente apenas se a quantidade for alta.
- Tempere com sal e louro a gosto.
- Deixe cozinhar por 18 minutos.
- Passado esse tempo, desligue o fogo e tampe a panela.
- Seu arroz está pronto, é só servir!
Como salvar arroz salgado?
A forma mais eficiente de salvar um arroz com muito sal é jogando fora toda a água e colocando uma nova, temperando novamente. Por isso é muito importante provar a água do arroz no preparo.
E preciso lavar o arroz parboilizado?
Alguns chefes dizem que não precisa, pois ele já é pré-cozido, sendo mais limpo que o arroz branco. Outros dizem o contrário. Por isso, recomendamos que lave.
2º. Risoto Simples
autor: Não sei fazer um ovo
Um risoto básico que não tem mistério algum. Quem é inexperiente, deve preferir medir sempre o arroz com uma xícara medidora e usar colher (sopa, sobremesa, chá) medidora também. Dessa forma não tem como errar muito.
O fogo é outro item que merece atenção: é preferível fazer a maioria das preparações em fogo médio ou baixo. Então deixe sempre nesse patamar se a receita não especificar.
Veja também como fazer arroz na panela de pressão:
3º. Na panela de pressão
autor: socorro nassar
autor: ão é possível acessar ess/www.yoA panela de
pressão até mete medo em várias pessoas. No entanto ela também agiliza bastante o preparo de diversos alimentos, poupando preciosos minutos na hora de preparar.
Uma dica: não coloque temperos exageradamente para evitar o entupimento da válvula.
Prepare o parboilizado usando o que foi indicado (arroz, cebola, alho etc.), refogue tudo por 5 minutos, acrescente a água e tampe bem.
Caso ao final do tempo ainda esteja muito firme, tampe parcialmente a panela e cozinhe até chegar ao ponto.
4º. Na panela elétrica
autor: Vegetarianas e Veganas
A grande vantagem de uma panela elétrica é dispensar o processo de ficar olhando toda hora e ainda arriscar deixar o arroz parboilizado queimar por esquecê-lo.
Anote os ingredientes: 1 xícara (chá) de arroz, 2 xícaras (chá) de água, 1 cenoura fatiada, 3 xícaras de água, 3 dentes de alho e sal a gosto.
5º. À grega
autor: Alimentos Treichel
Mesmo sendo diferente do arroz integral, o parboilizado é excelente para uma versão repleta de legumes e muitas vitaminas.
Use os vegetais que preferir, mas para te ajudar, há este modo de preparo básico.
Ao finalizar o arroz, retire do fogo e tampe. Deixe a panela tampada por 5 minutos pelo menos. Isso o deixa ainda mais saboroso, pois termina o cozimento no próprio vapor.
6º. Arroz doce / Arroz de Leite
autor: Vânia Luz
O arroz doce pode ser feito até com arroz integral, basta ter atenção a pequenas mudanças, que podem ser um pouco diferentes em cada caso.
Esta receita leva leite de coco, leite em pó e açúcar, e cerca de 2 xícaras (chá) de arroz parboilizado. Como é feito na pressão, o preparo é rápido.
Já pensou preparar essa receita como sobremesa do ano novo? Seus familiares e amigos vão adorar, com certeza!
7º. Bolo de arroz cru
autor: Mesa Harmoniosa
Este delicioso bolo de arroz cru tem a possibilidade de ser feito com qualquer tipo de arroz.
O processo inicial é o de lavagem do arroz, por isso adicione a água e troque-a pelo menos umas 2 ou 3 vezes.
Depois, triture-o no liquidificador e peneire, pois ele nem sempre fica sempre soltinho. Então, dê prosseguimento à receita e tenha um bolo rico em vitaminas!
8º. No micro-ondas
autor: Cozinha da Cátia
O micro-ondas é um eletrodoméstico que agregou muita praticidade à rotina de todos. Para preparar o arroz nele, você vai precisar de 1 xícara de arroz e 2 xícaras de água fervente.
Esta versão dispensa a colher de sopa de óleo. Assista ao vídeo até o final para receber dicas para deixar seu arroz super soltinho.
Tem opção mais prática para o dia a dia? Duvido! Faça e otimize sua rotina.
9º. Risoto de frango
autor: Homem na Cozinha
Um risoto de frango cremoso é delicioso, né? É possível usar qualquer arroz para risoto, mas fique atento e cozinhe para ficar no ponto correto.
No risoto a quantidade de água por porção é diminuída pois é usado o creme de leite também.
Se ao final você sentir que tem pouco sal, salgue aos poucos, 1 colher (chá) de sal por vez, para evitar o resultado oposto. Se preciso, adicione um pouco mais, mas sempre aos poucos.
10º. Arroz doce com leite condensado
autor: Adriano Tavares
Nesta versão, o leite condensado é ideal para substituir o açúcar integralmente. Experimente antes de acrescentar açúcar, pois ele costuma ser suficiente.
Na panela coloque 2 xícaras de arroz e 1 de água. Ferva e fique de olho quando começar a ficar macio.
Depois adicione o restante dos itens conforme as orientações.
11º. Cremoso
autor: Joyce Lima
Refogue o arroz em uma colher de sopa de azeite e refogue-o. Então, cozinhe-o em leite e ao final acrescente creme de leite e requeijão.
Ele requer menos óleo no cozimento porque vamos usar outras gorduras como a do creme de leite por exemplo.
12º. Carreteiro
autor: Medeiros Alimentos
Prepare cebola e alho, refogue para começarem a dourar. Acrescente o charque já dessalgado, a linguiça e refogue para ficarem no ponto.
Acrescente o arroz, a água quente, então tampe-o enquanto quase seca a água.
Dica: ponha os temperinhos verdes no final, desligue o fogo e mantenha sempre um pouco de água no fundo, pois ele logo a absorverá.
13º. Refogado e soltinho
autor: Luciana Lourenco
Um arroz refogado e soltinho é simples de fazer, mas é preciso atenção a alguns pequenos processos que garantem este resultado.
São dicas simples, mas que fazem toda a diferença, então fique atento!
14º. Temperado
autor: Sabrina Maria
Toda receita é temperada, claro. Mas esta leva um tempero industrializado bastante conhecido e fácil de encontrar.
Caso prefira evitar o tempero industrializado, capriche nos temperinhos frescos, e o resultado será excelente.
15º. Baião de dois
autor: Receitas do Cleiton
O famoso baião de dois, prato típico nordestino, em sua melhor versão! Quem ainda não provou essa comida típica não sabe o que está perdendo.
O que a diferencia do clássico arroz com feijão é o jeitinho de fazer e os temperos.
16º. Galinhada
autor: Cozinha da Cátia
O clássico arroz com frango numa versão mais escurinha, muito clássica, legítima receita de vó. Há diversas dicas e segredos nesta receitinha.
A principal é fazer em panela de ferro. Claro que é desnecessário seguir tudo absolutamente à risca. Adapte ao que tem na sua casa.
Mais uma deliciosa receita para cozinhar pratos mais saudáveis!
17º. Risoto de alho-poró
autor: Receitas Do Jeffs
É possível fazer um bom risoto com arroz comum. Basta caprichar na hora de fazer e seguir algumas dicas para garantir a cremosidade.
O ideal é sempre o que se consegue fazer.
Essa receita fica uma delícia, faça e comprove você mesmo.
18º. Risoto de camarão
autor: Medeiros Alimentos
Qualquer boa receita requer coisas simples como um modo de fazer cuidadoso e bons ingredientes. Bons itens não são sinônimo de itens caros, mas de bem escolhidos.
Este risoto de camarão fica incrível ainda que feito com arroz comum.
Com tantas dicas bacanas, acreditamos que deu para entender que é possível fazer qualquer receita com qualquer arroz, seja ele arroz parboilizado, arroz integral ou branco. Transforme sua cozinha em um verdadeiro restaurante.
Dessa forma dá para economizar - ele é mais barato - e ainda aproveita seus nutrientes extra.
Experimente essas variedades que trouxemos para você e, além de usufruir de diversos benefícios, aprecie deliciosos pratos. Agora é com você, mãos na massa e bom apetite!