13 Receitas Light para Você Emagrecer Comendo Bem E Gastando Pouco

Rafael Gonçalves
  • Conheça algumas receitas perfeitas para uma alimentação saudável e mais leve!
Avalie este item
(21 votos)
13 Receitas Light para Você Emagrecer Comendo Bem E Gastando Pouco

A busca por um corpo saudável é muito frequente entre todas as mulheres, pois ele irá garantir mais disposição para desenvolver as atividades do dia a dia.

Porém, há quem acredite que para emagrecer e ter esse corpo é preciso gastar muito e cozinhar receitas mirabolantes.

Pensando nisso, lhe trazemos hoje algumas receitas light para emagrecer, fáceis, rápidas e baratas de serem feitas de forma que possamos te ajudar a tornar esse processo mais agradável. Veja abaixo uma dica e várias outras receitas deliciosas.

Filé de peito de frango suculento feito na frigideira: Saiba Como Fazer

Rendimento
3 porções
Preparação
15 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 500gr de filé de frango
  • meia cebola picada
  • sal a gosto
  • Cominho a gosto
  • pimenta do reino a gosto
  • meio pimentão pequeno
  • 3 dentes de alho
  • um fio de azeite
  • colorau a gosto

Modo de preparo

  • Inicie a preparação de sua receita light temperando o frango com os temperos secos, alho, sal e pimenta. Depois disso, adicione o azeite em uma frigideira e deixe aquecer em fogo médio, para então acrescentar o frango e deixe-o fritar em fogo médio para baixo até dourar os dois lados;
  • Por fim, é só acrescentar a cebola e o pimentão cortados em rodelas e refogar por alguns minutos. Sirva com arroz branco.
Dicas úteis:
  • Se for possível, utilize uma frigideira antiaderente e assim, evita o uso de óleo;
  • Use os temperos secos que desejar e pode finalizar salpicando cheiro verde fresco;
  • se desejar você pode preparar um molho branco com creme de leite para passar por cima da carne.

Quanto custa em calorias?

Um filé de frango desses fica em torno de 165 kcal por 100g (sem contar o arroz). Se usar só azeite e não exagerar, dá pra manter light. Mas se meter creme de leite por cima, bora acrescentar umas 150 kcal a mais - e vale cada uma!

Guarda bem? Dá pra congelar?

Na geladeira dura 3 dias, mas o ideal é comer no mesmo dia - frango é daqueles alimentos que perde a graça rápido. Se precisar congelar, embala bem em porções individuais e dura até 2 meses. Só não esquece de descongelar na geladeira antes de esquentar!

Truque secreto do frango suculento

Deixa o frango em temperatura ambiente 15 minutinhos antes de cozinhar. Parece bobagem, mas faz diferença! E não cutuca ele direto na frigideira - deixa dourar de um lado antes de virar, senão vira borracha.

Os 3 pecados capitais do frango na frigideira

1) Fogo alto demais - queima por fora e fica cru por dentro. 2) Frango gelado - não cozinha uniforme. 3) Cortar pra ver se tá pronto - perde todo o suco. Já cometi todos, aprendi na marra!

Sem pimentão? Sem crise!

Odeia pimentão? Troca por abobrinha em cubos. Vegetariano? Usa cogumelos shitake - fica incrível. Sem alho em casa? Põe uma colher de alho seco que resolve. Improvisar é a alma do negócio!

Arroz branco é só o começo

Experimenta servir com purê de mandioquinha (fica cremoso que é uma beleza) ou uma saladinha de rúcula com tomate seco. De bebida, um vinho branco seco ou até uma limonada gelada com hortelã bate super bem.

Versão low carb e sem lactose

Low carb? Faz com brócolis refogado no lugar do arroz. Sem lactose? Troca o creme de leite por leite de coco. Proteico? Dobra a porção de frango e bota ovos cozidos picados por cima. Fica monstruoso!

Quer dar uma agitada?

Joga umas tiras de bacon junto com o frango (sim, eu sei, pecado mortal mas divino). Ou faz com molho de mostarda e mel nos últimos 2 minutos. A Daiane adora quando faço assim, mas confessa que prefere a versão light.

Modo restaurante 3 estrelas

Finaliza com flocos de sal rosa e raspas de limão siciliano. Usa alho negro no lugar do alho comum. E se quiser impressionar mesmo, faz um molho rápido com o fundo da frigideira + vinho branco + manteiga. Nível chef!

Frango caro? Dá pra baratear

Compra peito inteiro e corta em filés você mesmo - sai bem mais em conta. E se a grana tá curta, usa coxa desossada (fica até mais saborosa). Os temperos básicos já salvam, não precisa de nada sofisticado.

O ponto certo do frango

Dica de ouro: quando o frango tá no fogo, espera sair um suco clarinho na superfície antes de virar. Se sair sangue, deixa mais. Se sair líquido transparente, já pode virar. E não fica com medo de deixar dourar - aquela casquinha é o que dá o sabor!

Sobrou? Transforma!

Frango picado vira recheio de panqueca, sanduíche ou até omelete. Os pedaços menores podem ir pra uma sopa ou risoto. E o caldinho que sobra na frigideira? Mistura com farinha e vira base pra molho. Zero desperdício!

Perguntas que sempre me fazem

Posso usar limão no tempero? Pode, mas só na hora de servir - se por antes de cozinhar, o frango fica "cozido" no ácido. Congela cru ou cozido? Melhor cozido, mas se for cru, tempera antes de congelar. Por que meu frango fica seco? Ou o fogo tá alto demais ou você tá cozinhando tempo demais. Fogo médio é a chave!

Você sabia?

O cominho na receita não é à toa - ele ajuda na digestão das proteínas. E o colorau além de dar cor, tem propriedades antioxidantes. Nossos avós sabiam das coisas!

De onde veio essa combinação?

Essa mistura de alho, cominho e colorau tem cheiro de comida de boteco bom - aqueles que o frango fica horas marinando antes de ir pra chapa. A Daiane diz que parece cheiro de infância na casa da avó. Quem nunca?

O que mais casa com esse sabor?

Experimenta servir com banana-da-terra assada (o doce contrasta lindo com o salgado). Ou faz um vinagrete de manga verde pra dar uma levantada. Até um queijo coalho grelhado combina - é Brasil puro!

Já deu merda aqui também

Uma vez coloquei pimenta caiena no lugar do colorau sem querer. Resultado? Frango nuclear que ninguém aguentou comer. Outra vez esqueci o frango no fogo enquanto atendia o telefone... virou sola de sapato. Faz parte do aprendizado!

Se tudo der errado...

Frango ficou seco? Joga um caldo de legumes quente por cima e tampa por 5 minutos. Queimou por baixo? Raspa a parte preta e disfarça com molho. Temperou pouco? Faz um molho vinagrete bem temperado e rega por cima. Sem crise que tem conserto!

Não é a mesma coisa que...

Frango a milanesa (esse é empanado), frango grelhado (normalmente sem os vegetais) ou frango xadrez (que leva molho mais encorpado). Essa versão é o meio termo perfeito entre rápido e saboroso!

De jantar romântico a marmita

Num jantar a dois, serve com espumante e vela. Pra festa infantil, corta o frango em tirinhas e faz espetinhos com o pimentão. Marmita? Separa o arroz do frango pra não empapar. Versátil que só!

E aí, bora fazer?

Essa receita salvou muitas noites preguiçosas aqui em casa. Conta nos comentários como ficou o seu - já tentou alguma variação diferente? Qual tempero secreto você usa no seu frango? Tô sempre caçando dicas novas!

Agora fique com nossa curadoria feita com todo carinho para você, são as melhores semelhantes a essa receita que encontramos pela internet:

2º. Omelete com batata doce e tomate

autor: Nutricionista Patricia Leite

Adicionar em suas refeições alimentos pouco calóricos e te ajudem a ter maior sociedade vão te ajudar a ter menos fome comendo bem.

Por isso, te indicamos esta deliciosa omelete para ser seu café da manhã ou lanche feita apenas com ovos, batata doce cozida e tomate refogado.

3º. Mix de legumes

autor: Alho na panela

Os legumes são ótimas fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, sendo estes nutrientes muito importantes para manter a saúde do seu organismo em dia.

Por isso, escolha os legumes que você mais gosta e de preferência que sejam como usem sua região e prepare este delicioso de legumes feito na airfryer.

4º. Pão de frango desfiado

Naqueles dias em que não está sendo consumido carboidratos devido a dieta, ou seja, alimentos feitos a partir da farinha ou compostos por amidos como é o caso das batatas, é possível preparar um substituto tão delicioso quanto.

Este pão feito com peito de frango desfiado leva apenas quatro ingredientes e é perfeito de ser usado na preparação dos seus lanches diários.

5º. Berinjela frita com ovos

Precisando de um acompanhamento ou até mesmo um prato principal fácil de fazer? Então teste essa ótima opção feita com berinjela, ovo, tomate e os temperos de sua preferência.

Incluir berinjela em suas receitas te ajudará a manter seu intestino saudável, a fortalecer os ossos, melhorar a circulação sanguínea e na redução dos níveis de colesterol.

6º. Chips de batata doce na airfryer

A batata doce é considerada uma ótima fonte de carboidrato, além de ser muito saudável é rica em vitaminas, sais minerais e fibras o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a controlar a pressão arterial.

Esses chips de batata é para quem adora salgadinhos e será preparado com o mínimo de gordura, além de ser temperado com ingredientes frescos ou então, com aqueles temperos secos naturais, sendo uma receita que você também pode fazer com a ajuda das crianças.

7º. Pão de aveia na frigideira

O seu café da manhã e da sua família ficará mais saudável e leve se esse pão de aveia for preparado e servido a todos como acompanhamento da refeição.

Essa é uma daquelas receitas fáceis que usam poucos ingredientes e para ela será preciso apenas ovo, aveia, uma pitada de sal, um pouquinho de água e se desejar, é possível acrescentar queijo muçarela.

8º. Cupcake fit na airfryer

Se a sua dificuldade é ficar sem comer doces enquanto está de dieta então acompanhe essa dica e prepare este delicioso cupcake saudável peito na airfryer.

Na receita, a farinha de trigo será substituída pela farinha de amendoim, ou açúcar pelo xilitol ou até mesmo pelo açúcar mascavo e o chocolate utilizado em recheio será aquele 70% cacau.

9º. Carne em tiras com brócolis refogado

A dica de agora certamente vai te inspirar a fazer um jantar delicioso um pouco de um calórico usando apenas brócolis ou couve-flor e carne de gado cortada em tiras.

Basta refogar as tiras de carne com os temperos de sua preferência, depois acrescentar um pouco de shoyu e finalizar com o brócolis pré-cozido.

Agora é só deixar essa mistura refogar por alguns minutinhos e em seguida, servir. E se não tiver carne ligada em casa, não tem problema, substitua ela por peito de frango que será um gostoso quanto.

10º. Bolo de aveia com banana

Outra sugestão deliciosa de doce é preparar este bolo de aveia sem glúten que fica super fofinho e nutritivo, sendo perfeito de ser servido no lanche da tarde.

Substituir a farinha de trigo pela farinha de aveia ajuda na melhorar a sua saúde digestiva, além de contribuir na diminuição do colesterol ruim.

11º. Filé de gado suculento

E tem uma coisa que é prática de ser feita no nosso dia a dia certamente é o bife de carne de gado. Isso porque, ele fica delicioso com qualquer tempero ou molho e em poucos minutos está pronto.

Então experimente acompanhar essa dica de como deixar o seu bife ainda mais suculento quando preparado na frigideira com um pequeno fio de óleo e ervas frescas.

12º. Empadinha de legumes

Essa deliciosa empadinha vai conquistar não só o seu, como também o coração das crianças, pois além de saudável ela é super deliciosa e pode ser levada por seus filhos de lanche escolar.

O preparo é igualmente simples, precisando apenas misturar em uma tigela cenoura ralada, repolho ralado, um pouco de leite desnatado, tempero seco de sua preferência, peito de frango desfiado ou peito de peru cortado em cubos ou um pouquinho de fermento.

Depois basta colocar em assadeiras de empadinha e assar por 20 minutos em fogo médio. E pronto, é só se deliciar com essa opção para o lanche da tarde.

13º. Pizza de carne moída e batata na frigideira

Esta pizza vai ser a preferida da família toda, pois além de nutritiva é muito saborosa e o melhor, pode ser servida em qualquer refeição.

Outro ponto positivo é que é muito fácil de fazê-la, bastando amassar as batatas cozidas para serem a sua massa, que será dourada na frigideira e depois, cobri-la com a carne moída temperada ou qualquer outro recheio.

Com tantas receitas light fáceis de serem feitas, será que alguém aqui ainda tem desculpa para não se alimentar bem e de forma saudável? Nós achamos que não!

Então, não perca tempo e torne o próximo lanche de hoje um pouco mais saudável e delicioso, de forma que todos fiquem satisfeitos.

O cozinheiro apaixonado que transforma cada prato em memória.

Rafael não é um chef de restaurante estrelado, mas tem o dom de transformar cada prato em uma verdadeira obra de arte, cheia de sabores e histórias. Apaixonado por gastronomia desde sempre, já mergulhou em cursos de churrasco, confeitaria e até cozinha italiana, francesa e brasileira, só para garantir que nenhum tempero fique sem seu toque especial. Em casa, é o rei do fogão: seja no almoço de domingo com a família ou nas festas onde todo mundo já sabe que quem manda na cozinha é ele. Há 10 anos casado com a Daiane, descobriu que cozinhar juntos é tão gostoso quanto comer, e transformou a mesa num lugar sagrado, onde cada refeição vira motivo pra celebrar.

Inspirado por mestres da culinária como Jamie Oliver e chefs premiados em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala, Rafael aplica técnicas refinadas e sempre busca atualizar suas receitas com o que há de melhor nas cozinhas do mundo. Se tem alguém que conhece os sabores do Brasil e do mundo, é ele. Já desbravou os melhores restaurantes, do Figueira Rubaiyat em São Paulo ao Terraço Itália, sem falar nas experiências internacionais que inspiram suas receitas. Mas, no fim do dia, seu maior orgulho é ver o sorriso da família ao provar um prato feito com carinho. Quer ver dicas, descobertas e muito sabor no dia a dia?

Está no lugar certo, aqui no sabor na mesa, trago todas as receitas que testei, gostei e reuni durante toda a minha vida.

Segue lá no Instagram e vem comer com a gente! ??

Instagram icon https://www.instagram.com/raf.gcs

Adicionar comentário