Já parou para pensar nas inúmeras possibilidades de uma bela receita de recheio de morango para bolo? Essa com certeza é uma das mais queridinhas e combina com tudo!
Se não quiser errar na sobremesa daquele jantar especial ou almoço de domingo, esse é o preparo ideal. Temos certeza de que irá agradar a todos os convidados.
Montamos em detalhes o preparo bem fácil e gostoso. Além disso, para você soltar a imaginação, nesse post você também irá conferir outras 21 variações lá no fim.
Receita de recheio de morango para bolo, tortas e doces simples e fácil: como fazer
- 500 ml de leite
- 3 colheres de sopa cheia de amido de milho
- 1 xicara de leite em pó
- 395 g de leite condensado
- 1 pitada de sal
- 200 g de creme de leite
- 2 bandejas de morangos (cada uma pesa em média 200 gramas)
- 6 colheres de sopa de açúcar
Modo de preparo
- Em uma panela em fogo médio, adicione o leite, o amido de milho dissolvido em um resto de leite, leite em pó e o leite condensado.
- Sempre misturando bem e com cuidado para não grudar no fundo da panela.
- Coloque uma pitada de sal para realçar o creme.
- Quando engrossar, continua mexendo por mais 2 minutos.
- Depois de desligar o fogo, acrescente o creme de leite e misture por completo.
- Feito isso, tire o creme da panela e leve para uma travessa bem bonita.
- Cubra com plástico filme e leve para a geladeira.
- Para a preparação dos morangos, corte eles em rodelas e lave bem. Após isso, leve para a geladeira por aproximadamente 2h.
- Passado esse tempo, escorra a água e utilize para molhar seu bolo se preferir.
- Quando ficar bem firme e gelado o nosso creme que estava na geladeira, coloque os morangos escorridos.
- Misture bem até os morangos ficarem incorporados no creme.
Trocas inteligentes pra quando o morango tá caro (ou você quer surpreender)
Morangos fora de época pesam no bolso, né? Bora de hack: use framboesas congeladas (fica incrível e ácido na medida) ou manga picada (pra um toque tropical). Se quiser algo mais barato, ameixa vermelha cozida com 1 colher de canela fica um doce digno de vó. E olha só que diferentão: experimenta substituir metade dos morangos por rúcula baby – sério, o contraste amargo+doce é chicérrimo!
O segredo que ninguém conta sobre o amido de milho
Aquela história de dissolver o amido num pouco de leite antes? Não é frescura! Se jogar direto na panela, vira um bloco de cimento no fundo (já aconteceu comigo, credo). Outra dica: usa leite frio pra dissolver, porque se for morno já começa a engrossar antes da hora. E se bater aqueles gruminhos? Peneira na hora de colocar na travessa – ninguém merece creme com "caroços", né?
Versão fit? Vegana? Sem lactose? Anota aí:
Pra quem tá de dieta
Troca o leite condensado por leite de coco em pó + adoçante culinário (fica 60% menos calórico). Quer proteína? Bota whey protein sabor baunilha no lugar do leite em pó (mas diminui um pouco o amido, senão fica gosmento).
Vegano do meu coração
Substitui o leite por leite de aveia, o leite condensado por doce de leite de soja (vende pronto) e o creme de leite por creme de castanha de caju batido com limão. Fica tão bom que até onívoro vai pedir bis!
Quantas calorias tem essa tentação?
Por porção de 100g: ~180 kcal (mas varia conforme a espessura do seu creme). Se quiser reduzir, usa morango extra e diminui o açúcar pela metade – a fruta já adoça naturalmente quando fica gelada!
"Posso congelar?" e outras perguntas que todo mundo faz
Vale pra freezer? Só o creme sem os morangos (por até 15 dias). Fruta congelada fica aguada depois. Dura quanto tempo na geladeira? 3 dias no máximo (mas no segundo dia já fica menos bonito). Por que meu creme virou sopa? Ou faltou amido ou você não deixou ferver o suficiente – volta pra panela com 1 colher extra de amido dissolvido!
Hack de mestre: o truque do guardanapo
Antes de colocar o plástico filme, bota um guardanapo de papel em cima do creme. Parece maluquice, mas ele absorve a água que forma aquela película grudenta! Depois de gelado, só tirar e jogar fora. Outra dica ouro: se for usar em bolo, passa gelatina de morango diluída nas camadas antes do recheio – o sabor fica 10x mais intenso!
Curiosidade que vai te deixar de queixo caído
Essa receita é prima distante do creme diplomata francês, mas nossa versão brasileira inventou de botar morango (e muito mais açúcar, claro!). Nos anos 80, era chamado de "creme russo" em SP – ninguém sabe porquê, mas se você descobrir, conta nos comentários!
Ideia maluca que dá certo: recheio de pão de queijo
Pega essa mesma receita, mas tira os morangos e bota cubos de queijo meia cura. Usa pra rechear pães de queijo grandes antes de assar. Quando abrir, o creme derretido vai fazer você chorar de felicidade (e todo mundo vai te pedir a receita).
Sobrou? Transforma em...
- Picolé: coloca em forminhas com palito e congela
- Brigadeiro branco: esquenta com chocolate em pó e faz bolinhas
- Molho para waffle: dá uma esquentada rápida e vira caldo cremoso
- Mousse instantânea: bate no liquidificador com 1 clara em neve
Dica de ouro pra vender
Em potinhos de vidro com tampa de madeira, esse creme vira sobremesa gourmet (cobra uns R$12 fácil). Coloca nome chique tipo "Confiture de Fraise Maison" e decora com folhinhas de hortelã – em feirinha orgânica, voa! Prova de fogo: faz versão mini em copinhos de 50ml pra degustação... ninguém resiste!
Algo que NINGUÉM te conta sobre os morangos
Lavar antes de cortar é CRIME! Perde todo o sabor e fica encharcado. O jeito certo: corta primeiro, aí lava rápido em água gelada com vinagre (1 colher por litro) e seca com papel toalha. Ah! Se os morangos estiverem sem graça, coloca 1 colher de pimenta rosa no açúcar – realça o sabor que você nem sabia que existia!
" E se eu quiser impressionar?"
Faz camadas num vaso de vidro transparente: creme, morangos cortados nas laterais (pra ficar visível), biscoito triturado, repete. Finaliza com folhas de manjericão (sim, combina!) e pó de ouro comestível. Serve com colher longa de metal – em 5 minutos seus stories vão bombar! #foodporn
Comenta aí, chef!
Já fez esse creme com alguma variação maluca? Conta nos comentários qual foi seu hack preferido – ou a maior catástrofe que já aconteceu na cozinha (a gente também já derrubou leite condensado no chão, relaxa!).
Adicionar comentário